conecte-se conosco


Mulher

Mulher do Fim do Mundo: Elza Soares e a luta feminista

Publicado

Mulher


source
A artista morreu aos 91 anos de causas naturais
Divulgação

A artista morreu aos 91 anos de causas naturais

“A mulher do fim do mundo é aquela que busca, é aquela que grita, que reivindica, que sempre fica de pé. No fim, eu sou essa mulher”, disse Elza Soares em entrevista ao HuffPost Brasil, em 2020. A música de Alice Coutinho e Romulo Froes ganhou vida na voz da cantora, que morreu nesta quinta-feira (20), aos 91 anos . O álbum homônimo se destaca pelas composições que marcam um posicionamento assumidamente feminista da cantora, com letras e discursos inspirados na história de vida dela e que falam de amor,  sexo, violência doméstica e liberdade.

Aos 12 anos, Elza Soares foi forçada a se casar e, aos 13, daria à luz o primeiro filho. Ficou viúva aos 21 anos do primeiro marido e, anos depois, conheceu o jogador de futebol Mané Garrincha, com quem se casou anos depois. Do relacionamento, Elza foi vítima de violência doméstica e chegou a ter os dentes quebrados em um episódio de agressão. 

Com a verdade da própria vida, gravou “Maria da Vila Matilda”, onde cantou: “Cadê meu celular, eu vou ligar pro 180. Vou entregar teu nome e explicar meu endereço. Aqui você não entra mais, eu digo que não te conheço e jogo água fervendo se você se aventurar (…) Você vai se arrepender de levantar a mão para mim”.

Elza cantava sobre amor, sobre a vida e sobre as mulheres.

Em 2015, ela lançou o marco
Redação

Em 2015, ela lançou o marco “Mulher do Fim do Mundo”

Em diversas entrevistas, a artista comentava sobre o assunto e afirmava  já ter nascido feminista e como era importante lutar e conseguir os direitos das mulheres. Em 2016, à Época, a cantora contou que se considerava uma das primeiras artistas brasileiras a defender o feminismo e se viu como feminista desde nova.

Leia Também

Leia Também

Leia Também

“Sou feminista convicta. Vivo protegendo as mulheres e vejo que, às vezes, somos burras demais. Temos que pensar mais em nós mesmas e não nos doarmos tanto. Precisamos receber mais dos homens. No meu show, eu faço um alerta para as mulheres ficarem espertas. Já passou o tempo de sofrermos calada”, disse.

Leia Também

Nas redes sociais, internautas e personalidades lamentaram a perda da artista não só para a música, mas para movimentos importantes como o antirracista e, claro, o feminismo. Djamila Ribeiro, filósofa e ativista do movimento negro e feminista, compartilhou uma lembrança com a cantora e lamentou. “O nosso país é o nosso lugar de fala. Elza, eterna. Gratidão por tudo”. 

A atriz Taís Araújo também homenageou a artista. “Eu honro Elza Soares. Honro a mulher, a artista, a cidadã, a amiga. Ela é f*da! Sempre foi e sempre será! Dura na queda, nos ensinou a levantar a cabeça a cada tombo e depois seguir (…) Perdi uma ídola e ganhei uma ancestral forte, firme, uma luz.”. 

O legado da artista que com uma incrível potência de voz ganhou um Grammy Latino foi eternizado em diversas músicas, que vão seguir reproduzindo a palavra do direito das mulheres no Brasil. 


Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
publicidade

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 27 de maio de 2022

Publicado

source
O horóscopo do dia te ajuda a saber como encarar a vida da melhor maneira
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia te ajuda a saber como encarar a vida da melhor maneira

ÁRIES 

No pique da Lua minguante em Touro, tudo deve fluir de forma relaxada e amena. Uma postura mais receptiva e introspectiva deve prevalecer. A vontade é de cercar-se de coisas belas, conforto, qualidade e tranquilidade. Dê preferência para atividades leves, para o conforto, o equilíbrio, a restauração de forças e a praticidade. O céu o convida a finalizar assuntos inconclusos. Prepare-se para novas operações e iniciativas, mas lembre-se que um pouco de mistério também é ingrediente para o sucesso. 

TOURO 

Evite forçar situações, procure também controlar o ciúme e as cobranças. A Lua minguante segue na fase balsâmica em seu signo, favorecendo curas, limpezas, compreensões e purificações. Você pode concluir assuntos, mas procure pegar mais leve, sem exigir muito de si mesmo ou dos outros. Reserve tempo para si mesmo, para cuidar da alimentação, da saúde, descansar e repor energias. É bom avaliar seu crescimento e determinar quais serão as metas do próximo ciclo lunar, que chegará em breve, no dia 30. 

GÊMEOS 

A Lua minguante ingressa em Touro: é tempo de recuperar as energias, de desacelerar para apreciar a paisagem e degustar os prazeres simples que a vida oferece. Bom para finalizar pendências, mas sem pressa, com passos firmes e constantes. Mercúrio continua em movimento retrógrado, favorecendo revisões. Prefira voltar a atenção para si mesmo e se resguardar de situações conflituosas, não tenha receio de pensar diferente e de mudar de opinião. Procure expressar-se com mais sensibilidade, carinho e afeto.

CÂNCER 

A Lua balsâmica segue agora em Touro, favorecendo o conforto, a segurança e a sensibilidade estética. Reserve tempo para meditar, analisar e refletir. Prefira atividades mais simples e prazerosas. Procure cercar-se de pessoas queridas, o período é ideal para distribuir afeto. Você pode equilibrar os compromissos e com momentos de recolhimento e reservar um tempo especial só para você. Ao desacelerar e meditar, fica mais fácil ouvir a intuição e perceber o que deve fazer para renovar suas energias. 

LEÃO 

Bom período para finalizar questões que vem se arrastando. Evite iniciar algo novo ou fazer grandes investimentos agora. A Lua minguante segue em Touro, fica mais fácil aliar as questões práticas com a inspiração, o conforto, a segurança e o bem-estar. É importante comer bem, descansar e restaurar as forças. A regeneração e a recuperação de forças ficam favorecidas. Vale caminhar em contato com a natureza para descarregar e transmutar energias, programar atividades relaxantes.

VIRGEM 

Período de finalizações gerais e mais recolhimento, no pique da Lua minguante em Touro. Bom período para cuidados pessoais, reflexões e práticas de cura. Vênus e Plutão pedem cuidado com disputas nas relações. Vale passar mais tempo sozinho para cuidar de si mesmo. Bom período também para encontros mais íntimos. Mercúrio segue retrógrado, pesquise melhor antes de concluir negociações ou fazer compras importantes. Novas iniciativas poderão ser tomadas a partir do dia 30, com a Lua nova. 

LIBRA 

Invista na generosidade, no bom humor, num clima agradável ao seu redor. Excelente momento para harmonizar a casa e dar mais atenção a quem ama. No pique da Lua minguante em Touro, reserve tempo também para interiorizar-se e restaurar suas forças. Vênus desafia Plutão: você pode decidir onde deve aplicar sua energia e o que deve ser deixado para trás. Vale refletir para perceber o que atravanca sua caminhada e seu crescimento para que possa mudar. Um novo ciclo chegará no próximo dia 30, com a Lua nova.

ESCORPIÃO 

É importante perceber onde foca sua atenção e suas energias – são elas que criam sua realidade. Vênus e Plutão continuam pedindo cuidado com disputas de poder, ciúme ou manipulações. A Lua segue na fase minguante e balsâmica, com propriedades restauradoras. Aproveite para cuidar de seu equilíbrio. Está em seu poder superar as energias de baixa vibração, cultivar uma visão mais elevada do mundo e da vida. Bom período para vivências espirituais, terapias, música, reflexões e práticas de cura. 

SAGITÁRIO 

Prefira atividades mais tranquilas e pacatas. A Lua minguante segue agora em Touro, favorecendo conforto e segurança. Assuntos práticos podem ser concluídos e encaminhados. Sem pressa, com determinação, atenção e cuidado. É bom reservar momentos de introspecção para avaliar resultados, importantes reflexões e compreensões estão em pauta. Sol, Marte e Júpiter se alinham para favorecer um clima mais expansivo e bem-humorado, bom também para os estudos. Não se esqueça de cuidar de si mesmo, comer bem, dormir bem e restaurar energias. 

CAPRICÓRNIO 

Com a Lua minguante em Touro, o conforto e a praticidade ganham destaque. Aproveite para cultivar leveza e um pouco mais de prazer em sua rotina. Cresce a importância da segurança, do conforto e do bem-estar. Mas prefira os prazeres simples e baratos, evite grandes gastos agora. Mercúrio segue em movimento retrógrado: cuidado com mal-entendidos e fakenews, é importante pesquisar melhor ao trocar informações. A fase é de fechamento, é tempo de recolhimento para que possa analisar a vida e elaborar planos.

AQUÁRIO 

Finalize assuntos pendentes e prepare novos projetos. Com a Lua minguante em Touro, mantenha os pés no chão, dê preferência para a praticidade e a simplicidade. Situações do passado pouco a pouco se acomodam em seu lugar. A decisão final de muitos assuntos será sua, mas procure ouvir opinião dos outros. Dê atenção e carinho às pessoas que ama, lembre-se que o bem comum vem antes do bem pessoal. Você pode aproveitar também para jogar fora aquela tralha que você continua guardando e nem sabe por quê. 

PEIXES 

Bom momento concluir assuntos, refletir sobre as vitórias, erros e acertos das últimas semanas. A Lua segue minguante e balsâmica em Touro: as artes, a meditação, os processos de cura e regeneração favorecidos. Para seguir em direção ao novo, é importante concluir o que foi começado. Mas seja prático e vá aos poucos. Vale você pode aproveitar para cuidar do conforto da casa e declarar seu afeto por alguém. Procure embelezar a vida ao seu redor, para que tudo fique mais aconchegante e acolhedor.

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram. Clique no link para entrar no grupo. Siga também  o perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

6 dicas para o esmalte durar mais

Publicado

source
6 dicas para o esmalte durar mais
Redação EdiCase

6 dicas para o esmalte durar mais

Profissionais revelam segredos para evitar que o esmalte descasque rapidamente

Quem nunca se decepcionou por fazer a unha em um dia e no outro o esmalte já estar todo lascado? Para não se frustrar mais com isso, as profissionais de beleza Ester Chavier, Esteli Pereira e Débora Alcantara dão dicas preciosas para fazer o seu esmalte durar mais.

Antes do esmalte

Para que a cobertura do esmalte fique uniforme, é importante lixar as as pontas das unhas com lixas convencionais, e sobre elas com lixas mais macias e suaves. Assim, você elimina possíveis imperfeições.

Utilizar hidratantes também é muito importante, pois mantém a saúde das unhas e evita que elas descamem ou lasquem. Dessa forma, conservará o esmalte por mais tempo. Mas é importante lavar para tirar o excesso de creme e secar bem as unhas antes de começar a aplicar o esmalte.

> 7 dúvidas sobre cuidados com a pele

Base é essencial para proteção das unhas

Utilizar a base antes da aplicação do esmalte é fundamental para a proteção das unhas. Aplicar o esmalte diretamente sobre as unhas pode deixá-las amareladas e enfraquecidas.

Como escolher o esmalte certo?

Na hora de escolher qual esmalte vai passar, não basta olhar a cor. É necessário prestar atenção na data de validade, pois se estiver vencido pode ser prejudicial à saúde. Além disso, quando ele fica muito tempo parado pode ficar mais grosso e, dessa forma, sair com mais facilidade das unhas.

> 5 dicas para ter sobrancelhas incríveis

Até existem algumas soluções para deixar o esmalte mais fino novamente, mas elas alteram as características do produto. O ideal é comprar um novo. As camadas de esmalte devem ser bem finas para que não descasquem com facilidade.

Como eliminar as bolinhas

As bolinhas nos esmaltes são resultado de mãos quentes. Ao perceber o calor excessivo na palma da mão da cliente, sugerimos que esta segure umas pedrinhas ou placas de gelo até o final da esmaltação. Elas também podem aparecer se o esmalte estiver velho e grosso, nesse caso, o ideal é optar por outro esmalte.

> Entenda como o uso maquiagem vencida aumenta as chances de problemas na pele

Como garantir a durabilidade do esmalte

Para garantir maior durabilidade é interessante utilizar um extra brilho sobre o esmalte. Ele ajuda na fixação do produto e realça a cor . Além disso, pode ser repassado após 3 dias para recuperar o brilho e segurar o esmalte por mais tempo.

Levar um extra brilho na bolsa é uma boa opção para arrumar as pontinhas que lascam. Uma pequena pincelada pode segurar o esmalte nas unhas por aproximadamente 2 dias a mais. Após a aplicação do esmalte pode-se pingar uma gotinha de óleo secante, que ajuda a hidratar as cutículas e evita que poeiras ou fiapos estraguem o esmalte enquanto ainda estiver úmido.

Confira mais dicas na revista Unhas da Moda!

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso