conecte-se conosco


Mato Grosso

Hemocentro precisa de doadores de sangue voluntários para manter atendimento a pacientes

Publicado

Mato Grosso


O MT Hemocentro, único Banco de Sangue Público de Mato Grosso, necessita repor o seu estoque de sangue de todos os tipos. O estoque atual é considerado delicado devido à queda na doação voluntária nesse período de férias, além da situação de alta nos casos de Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG), que ocasionou a suspensão de coletas externas de doações pela equipe do hemobus e desistência de alguns doadores com sintomas gripais.

“A manutenção do estoque em níveis regular é imprescindível nesse momento de férias, pois as demandas hospitalares continuam intensas e o estoque auxilia no atendimento dos pacientes internados e outros que realizam tratamento no Hemocentro”, explica a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

A diretora ainda informa que as coletas de sangue estão ocorrendo somente internamente na única sede do MT Hemocentro, na capital, e com agendamento prévio para o atendimento de 10 pessoas por hora. Durante o atendimento, a equipe da unidade e os doares comprem rigorosamente as medidas de biossegurança para evitar o contágio da Covid-19 e outros SRAG.

A doação de sangue deve ser voluntária e gratuita. Ainda neste mês de janeiro, o banco de sangue em parceria com a Liga Oncológica do curso de medicina da Unic, realizará o Mutirão do Bem no período de 31 de janeiro até o dia 14 de fevereiro. A parceria prevê o sorteio de vários brindes, entre os quais estão violões e chapéus doados e autografados por alguns cantores famosos, como Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba; pelo cantor Nando Reis e por Gustavo Lima.

Quem pode doar

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 50 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Para agendar a doação

Acesse o Sistema de Agendamento do MT-Hemocentro no link http://mthemocentro.saude.mt.gov.br. O voluntário também pode agendar as doações por telefone, no número (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) ou no tradicional número fixo: (65) 3623-0044 ramais 211 e 221.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Casa Cuiabana recebe exposição sobre arte indígena e africana

Publicado

A exposição ‘As brasileiras etnias’, que reúne obras de artistas regionais sobre ancestralidade indígena e africana, será aberta na noite desta sexta-feira (27.05), às 19h, na Casa Cuiabana. Com entrada gratuita, a mostra tem o objetivo de promover conhecimento e um novo olhar para a cultura dos nossos antepassados.

A mostra é produzida pelo poeta Airton Reis e a professora Maria Angélica Schimidt, e reúne poesias, fotografias, artesanato, telas e esculturas. E os artistas participantes são Airton Reis, Luciene Carvalho, Zita Eliney da Conceição, Zeila Cecília Conceição, Célia Maria Leite, Carmen da Cunha Moraes, Rai Reis, Daniel Meneguini, Henrique Santian, Geraldo David, Herik Richard, Jana Pêssoa, Priscila Freitas, Banavita, Deuseni Félix, Odete Venâncio, Nadja Lammel, Nivea Castro, Daiane Trindade, Márcio Aurélio dos Santos e J. da Silva Sousa.

‘As brasileiras etnias’ fica aberta à visitação gratuita até o dia 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A Casa Cuiabana é um espaço Cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) destinado à realização de cursos, oficinas, exposições, workshop, palestras, seminários, shows e eventos variados, com o objetivo de formar pessoas nos segmentos de artes plásticas, artes cênicas e música.

Serviço

Exposição: “As Brasileiras Etnias”

Abertura: sexta-feira (27.05), às 19h

Período de visitação: 28.05 a 30.06 (segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h)

Local: Centro Cultural Casa Cuiabana (avenida General Valle, 181, bairro Bandeirantes, Cuiabá)

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Escola de Governo abre inscrições para curso online de Gestão de Documentos

Publicado

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), por meio da Secretaria Adjunta da Escola de Governo, está com as inscrições abertas para a segunda turma do ano do curso “Gestão de Documentos”. Ao todo, foram disponibilizadas 300 vagas.

A qualificação, voltada para o conhecimento de normas da administração sistêmica dos documentos do Estado, será realizada na modalidade de Ensino a Distância (EaD). O público-alvo da ação são servidores do Poder Executivo estadual, em especial aqueles que trabalham no interior do Estado.

Interessados têm até o dia 19 de junho para se inscrever. O curso terá início no dia 27 do mesmo mês e possui carga horária de 40h. Inscreva-se AQUI.

Outras informações pelo telefone (65) 3613-3611.

Supervisão de texto de Nayara Takahara.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso