conecte-se conosco


Nacional

Médicos da rede pública municipal de SP aprovam paralisação por um dia

Publicado

Nacional


source
Médicos da rede pública municipal de SP aprovam paralisação por um dia
Alex Ribeiro/Divulgação

Médicos da rede pública municipal de SP aprovam paralisação por um dia

Médicos da rede pública municipal da capital paulista aprovam uma paralisação na próxima quarta-feira (19). A decisão veio após o sindicato da categoria divulgar uma  carta aberta denunciando as más condições de trabalho e reivindicando o pagamento de horas extras e mais contratações para o setor.

Ao iG, o presidente do sindicato, Victor Dourado, afirmou que a paralisação, à princípio, será apenas no dia 19, mas que existe a possibilidade de novas greves caso as exigências não sejam cumpridas. 

“Nesse momento, vai ser só um dia mesmo. Esperamos que as reivindicações sejam atendidas, mas caso os problemas continuem realizaremos outras assembleias para decidir o que fazer”, afirmou à reportagem.

A deliberação e decisão final foi feita por 150 médicos, em um assembleia realizada pelo Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) na noite desta quinta-feira (13).

Os profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital paulista pediram uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para ter uma resposta sobre a restruturação de equipes desfalcadas em razão de afastamentos por Covid-19 e outras demandas feitas.

Os médicos ainda reivindicam a desobrigação do comparecimento em fins de semana e feriados e a retomada dos espaços de discussão entre o sindicato e a prefeitura.

Leia Também

Carta aberta

Nesta semana, o  iG já noticou que o Simesp havia feito uma cobrança pública por melhores condições de trabalho. Os profissionais de saúde das APS (Atenção Primária à Saúde) afirma que, devido ao avanço da variante Ômicron e o aumento no número de casos de influenza na cidade, as unidades de saúde estão superlotadas e as equipes sobrecarregadas.

Segundo o próprio sindicato, comparado com o início de dezembro de 2021, houve um aumento de quase 200% de profissionais de saúde afastados do trabalho em janeiro por conta do elevado número de infecções, tanto de Covid-19 quanto Influenza.

Segundo  noticiado por nossa reportagem, as reinvidicações do sindicato e dos profissionais não leva a “lugar nenhum”. O Simesp afirma que já fez uma série de reivindicações à prefeitura e às Organizações Sociais de Saúde (OSS), responsáveis pela gestão das unidades básicas de saúde do estado. As respostas, segundo o sindicato, não resolvem o problema.

A Secretaria Municial de Saúde da capital paulista (SMS) disse que respondeu a dois ofícios do Simesp. Segundo a pasta, “a SMS já autorizou o pagamento das horas extras dos profissionais pelas Organizações Sociais de Saúde (OSS)”.

Em relação ao pagamento de horas extras, uma das reivindicações, a SMS disse que “aguardava o novo ano fiscal para saldar o pagamento aos profissionais de saúde envolvidos diretamente ao atendimento à pandemia de Covid-19”.

A nota enviada ao iG também diz que “em nenhum momento obrigou que as equipes sejam da Atenção Primária à Saúde (APS).”

Comentários Facebook

Nacional

Associação de juristas pede investigação sobre ganhos de Moro

Publicado


source
Associação de juristas pede investigação sobre ganhos de Moro
Reprodução

Associação de juristas pede investigação sobre ganhos de Moro

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) protocolou nesta terça-feira uma representação no Ministério Público Federal (MPF) para que o órgão investigue os ganhos do ex-juiz e pré-candidato à presidência Sergio Moro com a consultoria norte-americana Alvarez & Marsal (A&M).

A entidade pede a abertura de um inquérito para apurar as relações, as condições e os valores envolvidos no contrato celebrado entre as partes. A informação foi publicada pela Folha de S. Paulo e confirmada pelo GLOBO.

O caso é alvo de um processo no Tribunal de Contas da União (TCU). A investigação foi aberta para apurar se houve conflito de interesses na atuação de Moro no escritório, já que o Alvarez & Marsal atuou para empresas que foram alvos da Lava-Jato. Documentos do processo mostram que o escritório no Brasil recebeu R$ 65 milhões de empresas investigadas na operação, dentre elas a Odebrecht. O valor é equivalente a 77,6% dos seus recebimentos no país, conforme mostrou O GLOBO.

Deputados do PT também se mobilizam para a instalação de uma CPI para investigar suposto “conflito de interesses” no período em que Moro trabalhou na empresa. A base da investigação serão os relatórios do TCU. O ministro Bruno Dantas determinou que a Alvarez & Marsal forneça toda a documentação referente ao rompimento do contrato com Moro, incluindo detalhes dos valores pagos a ele.

Em sua representação, a ABJD destaca que Moro julgou e condenou executivos das empresas clientes da Alvarez & Marsal no processo de recuperação judicial e teve acesso a informações privilegiadas com potencial de impacto em favor de seu trabalho na empresa.

Leia Também

“Moro, na condição de juiz, autorizou os acordos de leniência e delações premiadas que beneficiaram as empresas, sócios e executivos. Ao lado das empresas, teve a oportunidade, a pretexto de sua contratação como especialista na área jurídica, de ofertar caminhos de solução a partir de conhecimento privilegiado. Sua atuação foi, desde o início, absolutamente comprometida, mesmo que não tenha assinado pareceres ou peças nos casos concretos”, diz o documento, ao qual o GLOBO teve acesso.

Os juristas ainda ressaltam que não se sabe que tipo de serviço o ex-ministro da Justiça prestou durante os 13 meses de contrato nem o salário que recebeu. Eles citam que o portal da Alvarez & Marsal atribui a Moro cargos distintos, ora referido como “consultor”, ora “sócio-diretor” ou “diretor-gerente”.

“Resta evidente que ao atuar ‘dos dois lados do balcão’, Sergio Moro teve acesso a assuntos sigilosos e a informações com repercussões econômico-financeiras que não são de amplo conhecimento público”, afirmam.”É no mínimo para se desconfiar e, evidentemente, para se investigar, que nunca houve motivação adequada à ordem jurídica constitucional e legal a justificar que Sergio Moro pudesse assumir um cargo para atuar na recuperação judicial de empresas cuja situação foi causada pela sua atuação como magistrado”, concluem.

Procurado via assessoria, Moro ainda não se manifestou.

A Alvarez & Marsal, em petição apresentada ao TCU, afirmou que não existe conflito de interesse na contratação de Sergio Moro e que não houve irregularidades em sua atuação.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Brasil: tempo abafado marca previsão das capitais nesta quarta-feira

Publicado


source
Previsão do tempo
Governo do Estado de São Paulo

Previsão do tempo

Calor e tempo abafado marcam a previsão em grande parte das capitais brasileiras nesta quarta-feira (26). Na região Sul, principalmente o estado do Rio Grande do Sul, as temperaturas se aproximam dos 40ºC por conta de uma onde de calor na América Central. Segundo informações do portal Climatempo, deve chover em todas as regiões do país.

Confira a previsão desta quarta-feira em cada capital:


Região Sudeste 

São Paulo (SP)   –  Mínima de 21ºC e máxima de 35ºC

Previsão de sol pela manhã e pancadas de chuva durante à tarde.

Rio de Janeiro (RJ) – Mínima de 21ºC e máxima de 37ºC

Previsão de sol e pancadas de chuva durante à tarde.

Belo Horizonte (MG) – Mínima de 18ºC e máxima de 31ºC

Tempo ensolarado durante todo o dia. Previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.

Vitória (ES) – Mínima de 22ºC e máxima de 32ºC

Previsão de sol com algumas nuvens e chuva rápida durante à tarde.


Região Sul

Curitiba (PR) – Mínima de 19ºC e máxima de 29ºC

Previsão de sol entre as nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Florianópolis (SC) – Mínima de 25ºC e máxima de 32ºC

Sol pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Porto Alegre (RS) – Mínima de 24ºC e máxima de 38ºC

A previsão é de sol entre as nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.


Região Centro-Oeste

Goiânia (GO) – Mínima de 21ºC e máxima de 33ºC

Previsão de sol e chuva rápida durante à tarde e à noite.

Brasília (DF) – Mínima de 16ºC e máxima de 26ºC

Sol com algumas nuvens durante o dia e chuva passageira durante à tarde e à noite. 

Campo Grande (MS) – Mínima de 23ºC e máxima de 34ºC

Previsão de sol pela manhã e pancadas de chuva à tarde.

Cuiabá (MT) – Mínima de 24ºC e máxima de 33ºC

Sol pela manhã e previsão de chuvas rápidas à tarde e à noite.

Região Nordeste

Salvador (BA) – Mínima de 23ºC e máxima de 29ºC

Sol pela manhã e previsão de chuva a qualquer hora.

Maceió (AL) – Mínima de 24ºC e máxima de 31ºC

Sol entre as nuvens durante o dia. Previsão de pancadas chuva à tarde e à noite.

Fortaleza (CE) – Mínima de 25ºC e máxima de 32ºC

Leia Também

Sol pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Aracaju (SE) – Mínima de 24ºC e máxima de 30ºC

Sol entre as nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. 

Natal (RN) – Mínima de 24ºC e máxima de 29ºC

Céu nublado e chuva a qualquer hora.

Teresina (PI) – Mínima de 24ºC e máxima de 33ºC

Sol pela manhã e pancadas de chuva durante à tarde e à noite.

São Luís (MA) – Mínima de 25ºC e máxima de 32ºC

Previsão de sol pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.


Recife (PE) – Mínima de 24ºC e máxima de 29ºC

Sol entre as nuvens durante o dia e chuva a qualquer hora.

João Pessoa (PB) – Mínima de 24ºC e máxima de 29ºC

Sol entre as nuvens pela manhã e previsão de chuva a qualquer hora nesta quarta. 


Região Norte

Rio Branco (AC) – Mínima de 22ºC e máxima de 30ºC

Previsão de sol entre as nuvens e chuva rápida à tarde e à noite.

Macapá (AP) – Mínima de 24ºC e máxima de 33ºC

Sol entre as nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Manaus (AM) – Mínima de 22ºC e máxima de 31ºC

Sol pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Belém (PA) – Mínima de 22ºC e máxima de 33ºC

Previsão de sol entre as nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Porto Velho (RO) – Mínima de 22ºC e máxima de 30ºC

Sol entre as nuvens e chuva rápida durante o dia.

Boa Vista (RR) – Mínima de 24ºC e máxima de 35ºC

Sol pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Palmas (TO) – Mínima de 22ºC e máxima de 31ºC

Previsão de sol pela manhã e chuva rápida durante à tarde e à noite.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso