conecte-se conosco


Nacional

Queda de bimotor: FAB encerra buscas e parentes de desaparecidos lamentam

Publicado

Nacional


source
Jovem está desaparecido desde quinta-feira (25)
Reprodução/redes sociais

Jovem está desaparecido desde quinta-feira (25)

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou neste domingo que estão encerradas as buscas pelo bimotor que caiu no mar em 24 de novembro, na área entre as cidades de Ubatuba (SP) e Paraty (RJ). Dos três ocupantes da aeronave, um teve o corpo resgatado e dois permanecem desaparecidos.

O avião sofreu o acidente após sair de Campinas, em São Paulo, em direção ao Rio de Janeiro. Estavam a bordo o piloto Gustavo Calçado Carneiro, de 27 anos — cujo corpo foi encontrado um dia após o acidente —, o copiloto copiloto José Porfírio de Brito Júnior, de 20 anos, e o empresário Sérgio Alves, de 45.

Em nota, a FAB justificou que ao longo de dez dias de operação cobriu completamente toda a area referente ao provável local da queda, considerando-se as possibilidades de deslocamento em mar aberto. A aeronáutica também disse que seguiu os padrões internacionais e realizou ações em condições meteorológicas que, embora instáveis, não comprometeram as missões na parte aérea.

“A FAB se solidariza com as famílias dos ocupantes da aeronave acidentada e ressalta que a operação de Busca e Salvamento pela Aeronáutica poderá ser reativada se justificada por meio do surgimento de novos indícios sobre a aeronave ou seus ocupantes”, diz o comunicado.

Os familiares de Porfírio Júnior e Alves foram comunicados do encerramento das buscas na noite deste sábado. Neste domingo, os parentes usaram as redes sociais para lamentar e cobrar a continuidade dos trabalhos.

Leia Também

Leia Também

“Essa notícia me dói profundamente. É revoltante. Como acreditar, e explicar aos meus filhos, que os órgãos que deveriam nos ajudar estão desistindo de encontrar o pai deles? É angustiante não ter informações, não conseguir achar respostas para tudo o que ocorreu. O que me resta é conseguir fechar esse ciclo e sinto que também estão me tirando este direito”, escreveu a designer Tatiana Fogaça, mulher de Alves.

Neste domingo, a família de Porfírio Júnior anunciou nas redes sociais que fará buscas com a ajuda de barqueiros e pesqueiros. Cerca de 20 voluntários decidiram vasculhar a região com redes de arrasto, na tentativa de encontrar vestígios ou sobreviventes do acidente.

Leia Também

A informação foi compartilhada nas redes sociais pela namorada de Porfírio Júnior, a universitária Thalya Ares Viana, de 20 anos. A colaboração dos barqueiros e pesqueiros começou neste sábado.

“Conseguimos montar um grupo para eles nos ajudarem. Ontem mesmo consegui juntar em torno de 20 da região”, diz a mensagem. “Se tivermos coordenadas importantes também enviaremos a eles. E de pouquinho vamos indo. A união faz a força! Alguns possuem cabo de aço também e caso tenha algo leve, podemos içar”, acrescenta o texto.

O primeiro dia de buscas com a ajuda dos voluntários não obteve sucesso. O trabalho estava previsto para continuar neste domingo. De acordo com a postagem, o mar está agitado e tem dificultado a localização das partes do avião.

“Hoje não encontramos nada passando a rede de arrasto, mas amanhã passaremos de novo e vamos rezar para que agarre o avião”, diz a mensagem.

O avião, modelo PA-34-220T, pertencia a Porfírio Júnior. A aeronave não poderia fazer táxi aéreo, mas tinha autorização para fazer voos noturnos privados. A vistoria estava em dia. O bimotor foi fabricado em 1981. Seu Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) venceria em 6 de agosto de 2022.

Comentários Facebook

Nacional

Associação de juristas pede investigação sobre ganhos de Moro

Publicado


source
Associação de juristas pede investigação sobre ganhos de Moro
Reprodução

Associação de juristas pede investigação sobre ganhos de Moro

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) protocolou nesta terça-feira uma representação no Ministério Público Federal (MPF) para que o órgão investigue os ganhos do ex-juiz e pré-candidato à presidência Sergio Moro com a consultoria norte-americana Alvarez & Marsal (A&M).

A entidade pede a abertura de um inquérito para apurar as relações, as condições e os valores envolvidos no contrato celebrado entre as partes. A informação foi publicada pela Folha de S. Paulo e confirmada pelo GLOBO.

O caso é alvo de um processo no Tribunal de Contas da União (TCU). A investigação foi aberta para apurar se houve conflito de interesses na atuação de Moro no escritório, já que o Alvarez & Marsal atuou para empresas que foram alvos da Lava-Jato. Documentos do processo mostram que o escritório no Brasil recebeu R$ 65 milhões de empresas investigadas na operação, dentre elas a Odebrecht. O valor é equivalente a 77,6% dos seus recebimentos no país, conforme mostrou O GLOBO.

Deputados do PT também se mobilizam para a instalação de uma CPI para investigar suposto “conflito de interesses” no período em que Moro trabalhou na empresa. A base da investigação serão os relatórios do TCU. O ministro Bruno Dantas determinou que a Alvarez & Marsal forneça toda a documentação referente ao rompimento do contrato com Moro, incluindo detalhes dos valores pagos a ele.

Em sua representação, a ABJD destaca que Moro julgou e condenou executivos das empresas clientes da Alvarez & Marsal no processo de recuperação judicial e teve acesso a informações privilegiadas com potencial de impacto em favor de seu trabalho na empresa.

Leia Também

“Moro, na condição de juiz, autorizou os acordos de leniência e delações premiadas que beneficiaram as empresas, sócios e executivos. Ao lado das empresas, teve a oportunidade, a pretexto de sua contratação como especialista na área jurídica, de ofertar caminhos de solução a partir de conhecimento privilegiado. Sua atuação foi, desde o início, absolutamente comprometida, mesmo que não tenha assinado pareceres ou peças nos casos concretos”, diz o documento, ao qual o GLOBO teve acesso.

Os juristas ainda ressaltam que não se sabe que tipo de serviço o ex-ministro da Justiça prestou durante os 13 meses de contrato nem o salário que recebeu. Eles citam que o portal da Alvarez & Marsal atribui a Moro cargos distintos, ora referido como “consultor”, ora “sócio-diretor” ou “diretor-gerente”.

“Resta evidente que ao atuar ‘dos dois lados do balcão’, Sergio Moro teve acesso a assuntos sigilosos e a informações com repercussões econômico-financeiras que não são de amplo conhecimento público”, afirmam.”É no mínimo para se desconfiar e, evidentemente, para se investigar, que nunca houve motivação adequada à ordem jurídica constitucional e legal a justificar que Sergio Moro pudesse assumir um cargo para atuar na recuperação judicial de empresas cuja situação foi causada pela sua atuação como magistrado”, concluem.

Procurado via assessoria, Moro ainda não se manifestou.

A Alvarez & Marsal, em petição apresentada ao TCU, afirmou que não existe conflito de interesse na contratação de Sergio Moro e que não houve irregularidades em sua atuação.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Brasil: tempo abafado marca previsão das capitais nesta quarta-feira

Publicado


source
Previsão do tempo
Governo do Estado de São Paulo

Previsão do tempo

Calor e tempo abafado marcam a previsão em grande parte das capitais brasileiras nesta quarta-feira (26). Na região Sul, principalmente o estado do Rio Grande do Sul, as temperaturas se aproximam dos 40ºC por conta de uma onde de calor na América Central. Segundo informações do portal Climatempo, deve chover em todas as regiões do país.

Confira a previsão desta quarta-feira em cada capital:


Região Sudeste 

São Paulo (SP)   –  Mínima de 21ºC e máxima de 35ºC

Previsão de sol pela manhã e pancadas de chuva durante à tarde.

Rio de Janeiro (RJ) – Mínima de 21ºC e máxima de 37ºC

Previsão de sol e pancadas de chuva durante à tarde.

Belo Horizonte (MG) – Mínima de 18ºC e máxima de 31ºC

Tempo ensolarado durante todo o dia. Previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.

Vitória (ES) – Mínima de 22ºC e máxima de 32ºC

Previsão de sol com algumas nuvens e chuva rápida durante à tarde.


Região Sul

Curitiba (PR) – Mínima de 19ºC e máxima de 29ºC

Previsão de sol entre as nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Florianópolis (SC) – Mínima de 25ºC e máxima de 32ºC

Sol pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Porto Alegre (RS) – Mínima de 24ºC e máxima de 38ºC

A previsão é de sol entre as nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.


Região Centro-Oeste

Goiânia (GO) – Mínima de 21ºC e máxima de 33ºC

Previsão de sol e chuva rápida durante à tarde e à noite.

Brasília (DF) – Mínima de 16ºC e máxima de 26ºC

Sol com algumas nuvens durante o dia e chuva passageira durante à tarde e à noite. 

Campo Grande (MS) – Mínima de 23ºC e máxima de 34ºC

Previsão de sol pela manhã e pancadas de chuva à tarde.

Cuiabá (MT) – Mínima de 24ºC e máxima de 33ºC

Sol pela manhã e previsão de chuvas rápidas à tarde e à noite.

Região Nordeste

Salvador (BA) – Mínima de 23ºC e máxima de 29ºC

Sol pela manhã e previsão de chuva a qualquer hora.

Maceió (AL) – Mínima de 24ºC e máxima de 31ºC

Sol entre as nuvens durante o dia. Previsão de pancadas chuva à tarde e à noite.

Fortaleza (CE) – Mínima de 25ºC e máxima de 32ºC

Leia Também

Sol pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Aracaju (SE) – Mínima de 24ºC e máxima de 30ºC

Sol entre as nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. 

Natal (RN) – Mínima de 24ºC e máxima de 29ºC

Céu nublado e chuva a qualquer hora.

Teresina (PI) – Mínima de 24ºC e máxima de 33ºC

Sol pela manhã e pancadas de chuva durante à tarde e à noite.

São Luís (MA) – Mínima de 25ºC e máxima de 32ºC

Previsão de sol pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.


Recife (PE) – Mínima de 24ºC e máxima de 29ºC

Sol entre as nuvens durante o dia e chuva a qualquer hora.

João Pessoa (PB) – Mínima de 24ºC e máxima de 29ºC

Sol entre as nuvens pela manhã e previsão de chuva a qualquer hora nesta quarta. 


Região Norte

Rio Branco (AC) – Mínima de 22ºC e máxima de 30ºC

Previsão de sol entre as nuvens e chuva rápida à tarde e à noite.

Macapá (AP) – Mínima de 24ºC e máxima de 33ºC

Sol entre as nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Manaus (AM) – Mínima de 22ºC e máxima de 31ºC

Sol pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Belém (PA) – Mínima de 22ºC e máxima de 33ºC

Previsão de sol entre as nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Porto Velho (RO) – Mínima de 22ºC e máxima de 30ºC

Sol entre as nuvens e chuva rápida durante o dia.

Boa Vista (RR) – Mínima de 24ºC e máxima de 35ºC

Sol pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Palmas (TO) – Mínima de 22ºC e máxima de 31ºC

Previsão de sol pela manhã e chuva rápida durante à tarde e à noite.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso