conecte-se conosco


Internacional

Especialista diz que infecções são leves em crianças sul-africanas

Publicado

Internacional


O aumento de internações entre crianças durante a quarta onda de infecções por covid-19 na África do Sul, impulsionada pela variante Ômicron do coronavírus, não deve gerar pânico porque os sintomas têm sido leves, afirmou uma autoridade sanitária neste sábado (4).

Um número alto de crianças internadas com covid-19, no mês passado em Tshwane, área metropolitana que inclui a capital Petroria, gerou preocupações de que a nova Ômicron poderia ser mais perigosa para crianças do que outras variantes.

Os cientistas ainda não identificaram qualquer relação e alertaram que outros fatores podem ter influenciado.

Ntsakisi Maluleke, especialista em saúde pública na província de Gauteng que inclui Tshwane e a maior cidade Joanesburgo, disse à Reuters que dos 1.511 pacientes que testaram positivo para covid-19 nos hospitais da província, 113 tinham menos de nove anos, uma proporção maior do que em outras ondas de infecções.

“Estamos tranquilos por relatórios dos médicos de que as crianças têm infecções leves”, disse em entrevista. Acrescentou que autoridades sanitárias e cientistas estão investigando o que está levando a mais internações em idades menores e que espera mais esclarecimentos em duas semanas.

Como apenas um percentual pequeno dos testes positivos para covid-19 na África do Sul são enviados para sequenciamento de genomas, as autoridades ainda não sabem por quais variantes as crianças internadas foram infectadas.

Comentários Facebook

Internacional

Japão tem recorde de 27 mil casos de covid; governo avalia restrições

Publicado


Tóquio e mais 12 governos regionais solicitaram medidas de combate às infecções por coronavírus ao governo central, disse o ministro da Economia, Daishiro Yamagiwa, em meio à preocupação de que infecções pela Ômicron vão sobrecarregar o sistema de saúde.

As medidas permitem que governadores estabeleçam restrições à mobilidade e aos negócios, incluindo horários de funcionamento mais curtos para bares e restaurantes. Uma decisão oficial sobre as medidas quase emergenciais, como são chamadas, pode ser divulgada nesta quarta-feira, disse o jornal Yomiuri.

Várias restrições já foram decretadas no início deste mês em três regiões que abrigam instalações militares dos Estados Unidos, após surtos da Ômicron nessas bases se espalharem para a população japonesa.

A taxa de ocupação de leitos hospitalares em Tóquio para pacientes com covid-19 subiu para 23,4% hoje. Segundo autoridades, um aumento 50% justificaria declaração de estado de emergência completo.

Comentários Facebook
Continue lendo

Internacional

Taxa de natalidade na China em 2021 é a mais baixa desde 1949

Publicado


A taxa de natalidade na China em 2021 foi de 7,52 nascimentos por mil pessoas, a mais baixa desde 1949, quando o Gabinete Nacional de Estatísticas começou a compilar os dados, acrescentando uma pressão maior nas autoridades para incentivar mais nascimentos. 

O crescimento natural da população chinesa, que exclui a imigração, foi de apenas 0,034% em 2021, o menor desde 1960, de acordo com os dados. 

“O desafio demográfico é bem conhecido, mas a velocidade de envelhecimento da população está claramente mais rápida do que era esperado”, disse Zhiwei Zhang, economista-chefe da Pinpoint Asset Management. 

“Isso indica que a população total da China pode ter chegado a seu pico em 2021. Também sugere que o crescimento potencial da China está provavelmente desacelerando mais rápido do que era esperado”, disse Zhang. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso