conecte-se conosco


Carros

Você deve instalar dois pneus novos no eixo dianteiro ou traseiro e por quê?

Publicado

Carros


source
Muito cuidado na hora de escolher se os seus pneus novos serão equipados na dianteira ou na traseira
Divulgação

Muito cuidado na hora de escolher se os seus pneus novos serão equipados na dianteira ou na traseira

Antes de nos aprofundarmos na questão, lembremos que o problema se aplica apenas a carros onde os pneus dianteiros e traseiros são do mesmo modelo. O que vemos muito por aí são motoristas que acreditam que se deve apenas substituir os dois pneus gastos por dois novos e encerrar o dia.

Mas, infelizmente, as coisas não são tão simples. Se os dois pneus gastos são os do eixo dianteiro, substituí-los por um conjunto de novos acerta tudo? Infelizmente, a resposta curta é não.

Ao contrário da crença generalizada, se você comprar apenas dois pneus novos , não é uma ideia inteligente instalá-los no eixo dianteiro. Embora admitamos que parece contra-intuitivo, é tudo sobre física. Por que é errado colocar dois pneus novos no eixo dianteiro ?

O problema surge em condições de chuva, quando os pneus dianteiros terão o melhor nível de aderência , e isso permite que a dianteira faça um pivô, e, desse modo, a traseira escapa.

Isso não seria um problema se os pneus traseiros também fossem novos. Mas, se os pneus traseiros já atingiram a metade da vida útil, e você decidiu manter os pneus gastos atrás, fique ligeiro no contra-esterço porque, caso contrário, o acidente será difícil de evitar (em situações de aquaplanagem e derrapadas em curva).

O fenômeno acontecerá repentinamente e pode acontecer quando você não estiver prestando atenção suficiente à estrada ou quando não houver espaço suficiente para neutralizar a situação.

Leia Também

O outro ponto delicado com isso é a estabilidade e o equilíbrio de cada veículo. Os fabricantes de veículos gastam grandes quantias de dinheiro para definir como cada modelo deverá se comportar.

Quando a maioria dos carros perde aderência , eles tendem a escapar de frente (perdendo a reação do volante), ou escapar a traseira (produzindo os efeitos que mencionamos logo acima).

No meio do problema, o que fazer?

Ainda que situações de perigo demandem frieza, habilidade e sorte, é sempre bom ter em mente o que deve ser feito
Divulgação

Ainda que situações de perigo demandem frieza, habilidade e sorte, é sempre bom ter em mente o que deve ser feito

Se a frente escapa, deve-se desacelerar e jamais virar o volante ao ponto de arrastar os pneus dianteiros. Se a traseira escapa, você deve esterçar rapidamente o volante para o sentido oposto da escapada, mas não tanto ao ponto de gerar o efeito chicote (e nem tão pouco, pois aí a manobra não terá efeito o bastante).

Neste último caso, se seu carro tem tração dianteira , procure acelerar mais, pois uma vez que as rodas dianteiras aumentam sua rotação, o carro retoma a sua estabilidade.

Algo que jamais deve ser feito, em qualquer que seja o tipo de derrapada, e independentemente de onde fica a tração do seu carro, é pisar nos freios. Isso sobrecarregará os pneus dianteiros, comprometendo a capacidade direcional deles, bem como irá retirar aderência da traseira, algo que pode intensificar a perda de estabilidade .

Em veículos de tração traseira , ou em alguns veículos de tração integral , com traseira predominante, a solução pode reduzir a carga sobre o acelerador para, na sequência, tentar controlar a derrapagem Assim, gradualmente, a resposta da direção se estabiliza e volta ao ideal.

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook

Carros

Designer propõe carro da Apple autônomo e com visão de 360 graus

Publicado


source
Apple Car: habitáculo onde ficam os dois ocupantes pode girar enquanto o veículo elétrico e autônomo se move
Reprodução/Devanga Borah

Apple Car: habitáculo onde ficam os dois ocupantes pode girar enquanto o veículo elétrico e autônomo se move

O tão conhado carro da Apple já teve algumas ideias divulgadas até agora e a mais recente delas acaba de ser revelada pelo designer Devanga Borah, que propôs um modelo autônomo, com visão de 360 graus e um ambiente bem confortável para dois ocupantes.

Entre as principais características do carro da Apple proposto por Borah há também o predomínio do branco e preto e alta tecnologia, como não poderoa deixar de ser. Além de baterias com um patamar ainda não conseguido de autonomia atualmente, o modelo pode ser “chamado” pelo celular e ir até o destino escolhido sem prrecisar de motorista.

Mas, por enquanto, tratam-se apenas de ideias, uma vez que a Apple mantém sob forte sigilo o que planeja fazer caso realmente decida entrar no ramo automotivo . E isso não deverá ser decidido tão rápido. As melhores estimativas dão conta de que antes de 2028 nada será resolvido pela marca que ficou famosa pelo iPhone.

O pouco que se sabe sobre os caminhos que a Apple poderá trilhar na indústria automotiva inclui uma possível parceria com a Tesla . Houve também rumores de que também existiram conversas com Toyota e Kia .

De qualquer forma, o certo é que já faz quase uma década que a empresa que faz os celulares e computadores mais cobiçados hoje em dia ensaia sua estreia no mundo dos carros. E isso estimula a imaginação dos designers de plantão.

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Continue lendo

Carros

BMW estuda nova geração de motores a combustão para redução de CO2

Publicado


source
A BMW terá até novos motores V8, para a alegria dos amantes de carros
Divulgação

A BMW terá até novos motores V8, para a alegria dos amantes de carros

Enquanto as fabricantes estão se voltando ao desenvolvimento das tecnologias de motores híbridos e elétrico, com algumas até abandonando o desenvolvimento de motores a combustão, a BMW afirma que está desenvolvendo uma nova geração de motores: gasolina, diesel, seis cilindros, oito cilindros. A afirmação foi feita pelo diretor de desenvolvimento da BMW, Frank Weber, ao site alemão Auto Motor und Sport .

A BMW diz que o objetivo dos novos motores são de reduzir as emissões de carbono, e que precisarão ser desenvolvidos para que consigam desempenhar essa função. “Apenas com o motor de seis cilindros, estamos reduzindo as emissões de CO2 de forma mais massiva do que nunca com uma mudança de geração”, acrescentou Weber.

Ele também citou que a legislação em termos de emissões está se tornando padronizada em todo o mundo, o que ajudaria bastante no caso da BMW. “A fim de conciliar os requisitos de emissão , por um lado, e os requisitos de desempenho, pelo outro, analisamos todo o ciclo de carga e encontramos ali uma abordagem promissora”, disse Weber.

Weber afirmou ainda que “nada é realmente como era antes” em relação aos motores. Assim, o cabeçote será novo, e por meio disso, terá sua eficiência aprimorada. Além de outros componentes que terão de sofrer modificações ou serem desenvolvidos.

Por fim, Weber conclui que o que o cliente exige é tão importante quanto o objetivo de reduzir as emissões , estas que, ainda segundo ele, deverão ser cumpridas com motores eletrificados ou não.

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso