conecte-se conosco


Mulher

Advogada Patrícia Vanzolini é a primeira mulher presidente da OAB-SP

Publicado

Mulher


source
Patrícia Vanzolini é a primeira advogada mulher presidente da OAB-SP
Divulgação

Patrícia Vanzolini é a primeira advogada mulher presidente da OAB-SP

A advogada criminalista Maria Patrícia Vanzolini venceu de virada a eleição para a presidência da OAB-SP. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo da maior seccional da Ordem dos Advogados do país. Ela é fundadora do Movimento 133 e concorreu na eleição passada como vice-presidente do candidato Leonardo Sica – desta vez ele é o vice. Patrícia vai comandar uma OAB que representa 350 mil advogados, no período de 2022 a 2024. 

“Mais do que representar a primeira mulher no comando da maior seccional do país, reconheço o peso da responsabilidade que é reconstruir a OAB com meu compromisso de atuar na defesa intransigente das prerrogativas de todos os advogados e da valorização da profissão, do primeiro ao último dia de meu mandato. O momento é de união e responsabilidade, com o compromisso de atuar para todos os advogados, independentemente da chapa que eles defenderam neste pleito”, disse Patrícia em nota.

Patrícia é formada em Direito pela PUC-SP, com mestrado e doutorado pela mesma universidade. Ela também atua como professora no Damásio Educacional – escola que oferece cursos para passar na OAB, entre outros – e autora do “Manual de Direito Penal”, pela editora Saraiva, e de “Teoria da Pena: Sacrifício, Vingança e Direito Penal”, pela Tirant Brasil. Ela já foi vice-presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de São Paulo e é sócia do escritório Brito e Vanzolini Advogados Associados.

A eleição deste ano foi marcada pela equidade de gênero nas chapas eleitoras: se no ano passado as cotas para mulheres eram de 30%, este ano elas subiram para 50%, passando a valer não somente para a chapa, mas também os cargos de diretoria.

A atual presidente recebeu mais de 60 mil votos (cerca de 36%). Junto com ela, concorreram ao cargo a advogada criminalista Dora Cavalcanti – que recebeu 10% dos votos – e o atual presidente da OAB-SP Caio Augusto Silva dos Santos, que ficou em segundo lugar. 

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook

Mulher

Saiba como identificar e tratar a candidíase de repetição

Publicado


source
Conheça os sintomas e tratamentos da candidíase de repetição
Reprodução, Alto Astral

Conheça os sintomas e tratamentos da candidíase de repetição

A candidíase é algo recorrente em mulheres e demais pessoas com vagina, como homens trans, atingindo 75% deste público. A infecção causada por fungos tem como sintoma principal a coceira,  que incomoda bastante! Em temporadas mais quentes como o verão, a tendência o aumento dos casos de candidíase, já que o calor e a umidade são propícios para a proliferação de fungos.

Há diversos tratamentos para a candidíase, dos medicamentosos aos naturais, como  banhos de assento e o famoso OB de alho . Contudo, muitas mulheres notam que quando o tratamento acaba, o fungo volta a aparecer mais e mais vezes. Isso é chamado de candidíase de repetição.

A candidíase de repetição pode ser causada por diversos fatores, como explica Lilian Fiorelli, uroginecologista e colaboradora da plataforma Sexo Sem Dúvida. A especialista é considerada candidíase de repetição se a infecção acontecer duas vezes em últimos seis meses ou até três vezes em um mesmo ano. Segundo ela, a alterações na flora vaginal fazem o problema ocorrer, mas  também outros fatores, como alterações intestinais.

Além de razões naturais do corpo, o uso de antibióticos como amoxilina e azitromicina também alteram a flora da região “Eles acabam matando as bactérias boas e favorece o crescimento da cândida. A gente tem ainda doenças imunológicas. A baixa imunidade local, então uma paciente que tenha, por exemplo, uma endometriose. Ela tem um processo inflamatório local, diminui a imunidade local, facilita a cândida. Ou às vezes ela tem uma inflamação por conta da de HPV e aí diminui a imunidade local, facilita a cândida também”, explica Fiorelli. 

No verão, com viagens e pessoas usando biquínis molhados por muito tempo, essa situação tende a piorar. A uroginecologista explica que o fungo adora ambientes quentes, úmidos e escuros. Se a região estiver machucada, fica ainda mais fácil da cândida se proliferar. “Toda vez que você tem alguma lesão na região genital, tem uma tendência a ter cândida. Tanto é que para bebês, inclusive, quando a gente tem assaduras, temos uma tendência de usar não só a pomada própria de assaduras, mas dependendo do grau a gente usa junto um tratamento para cândida, mesmo que a gente saiba que ainda não tem um processo de candidíase”, explica. 

A alimentação também agrava o quadro e o consumo de carboidratos em geral aumentam a glicose do sangue, que aumenta a glicose na região genital. A candidíase de repetição acontece toda vez que a paciente acaba tendo um gatilho, como conta Fiorelli. Antes de ir para a praia, após uma relação sexual ou também antes de uma menstruação. 

Leia Também

Sintomas e prevenção 

A especialista conta que a coceira, por fora ou por dentro, dor na relação sexual, causadas por fissuras que também ardem e corrimento são os principais sintomas. “O que pode acontecer também é essas micro fissuras, só de limpar o xixi ou o cocô, já sentir o ardor. O corrimento, principalmente branco, pode ser às vezes um pouco mais amarelado. A tendência principal é ser mais do tipo leite coalhado. Não tem cheiro e geralmente acontece na mulher quando ela está sexualmente ativa”, explica. A cândida também é transmissível sexualmente. 

Diferente da candidíase normal, que pode ser tratada em alguns dias com medicamentos, a de repetição precisa de um tempo a mais para se curar totalmente. “Requer tratamento específico. Não adianta só você usar antifúngico, um remedinho de farmácia, não adianta só isso não, tem que passar no médico, fazer prevenção e acompanhamento”, diz. 

Leia Também

Para evitar ter dores de cabeça com o fungo, é preciso manter a saúde em dia! “Vá ao médico, veja se você tem alguma descompensação, porque às vezes a candidíase de repetição é só um sistema que está aparecendo de um corpo que está gritando, porque tem uma doença descompensada, um hipotireoidismo ou endometriose”, diz Fiorelli. 

Além disso, atitudes preventivas de infecção geral como trocar a roupa pós banho de mar ou piscina, não ficar com peças úmidas no corpo, dormir sem calcinha para que a área fique mais arejada são algumas dicas. Caso pratique exercícios físicos, evite demorar para tomar banho após a atividade física. O suor na região também deixa o fungo acomodado. Outra dica muito importante é, caso lave as calcinhas no banheiro, deixe-as estendidas em um lugar arejado e não no banheiro. O vapor deixa o cômodo propício para o fungo. Calcinhas de algodão também causam menos lesões na vulva, e consequentemente menos chances de candidíase. 

Alguns métodos caseiros podem ajudar a aliviar os sintomas,  mas atenção, eles não servem como tratamento do problema. “O óleo de coco pode ser bom, mas não é obrigatório. Em banhos de assento, um chá que é legal é o chá de camomila, porque a camomila tem um efeito calmante e anti-inflamatório e também melhora bastante a sensação do toque local”. A especialista ressalta que essa etapa não substitui o tratamento e que é imprescindível procurar ajuda e solução médica. 

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 18 de janeiro de 2022

Publicado


source
A mandala do dia leva o nome de
Marcelo Dalla

A mandala do dia leva o nome de “Pure” e foi desenhada pelo astrólogo Marcelo Dalla

ÁRIES 

Bom período para atualizar-se e reinventar-se. Vale buscar novidades, cultivar mais independência. Porém, procure perceber até que ponto respeita a si mesmo e ao outro. Com a Lua segue na fase cheia em Leão, cuidado com emoções exaltadas. Procure racionalizar situações sentimentais, quebrar padrões, deixar algo velho para trás. Você pode programar uma atividade diferente e inusitada. Mas atenção: hoje a Lua desafia Mercúrio e Urano: redobre o cuidado com documentos e chaves para que não haja esquecimentos. 

TOURO 

Cresce o desejo de mudanças e atividades inusitadas. O desafio é cultivar a ousadia com doses de atenção, que nunca são demais. Cuidado com a inquietação e o radicalismo. Vale diminuir os compromissos e ficar na sua para refletir melhor. Vênus segue em harmonia com Urano, favorecendo novas experiências. A criatividade ganha destaque. Porém é importante checar a veracidade das informações, sempre aberto para esclarecer mal-entendidos e corrigir possíveis falhas. 

GÊMEOS 

Procure respirar fundo e meditar mais. É importante administrar o tempo e promover planejamentos, para não se perder entre tantos assuntos. Você pode praticar afirmações positivas ou mantras para quebrar com velhos padrões de pensamento. Hoje a Lua desafia Mercúrio, evite tecer críticas ou emitir opiniões sobre assuntos que não domina. Com Mercúrio em movimento retrógrado, esteja mais atento ao lidar com troca de informações, estudos, contatos e diálogos. Não é um bom período para compras e investimentos em tecnologia.

CÂNCER 

O aconchego do lar e o apoio das pessoas que ama continuam em destaque com a Lua cheia. Hoje a Lua desafia Mercúrio retrógrado, melhor evitar negociações e assuntos complicados. O melhor é dar espaço para os outros e para si mesmo, fazer tudo com calma, sem pressa ou atropelos. A Lua ingressou em Leão nesta noite: invista em atividades mais alegres e divertidas. Prefira cultivar leveza, liberdade e desprendimento. Deixe de lado sentimentalismos e assuntos excessivamente dramáticos.

LEÃO 

A Lua segue em seu signo e desafia Mercúrio, pedindo cuidado com radicalizações. É importante agora perceber e compreender as suas necessidades e as necessidades dos outros. Evite assuntos muito complicados. Com a Lua na fase cheia, temos um período de clímax para muitas questões, com mais sensibilidade e emoções transbordantes. Vale fugir da rotina, frequentar novos lugares, buscar novidades, fazer novos amigos. É importante também compreender velhas questões sob novos ângulos.

VIRGEM 

Continue aberto para ouvir opiniões diferentes, repensar assuntos e abrir-se para novos pontos de vista. Aproveite que Mercúrio segue retrógrado para perceber o que pode e deve ser mudado em sua rotina. Mas atenção: hoje a Lua desafia Mercúrio, é bom ganhar tempo para pesquisar melhor, antes de fechar negociações e decidir sobre assuntos financeiros. Tudo deve ser avaliado com calma e cuidado. Procure desacelerar o passo para evitar erros ou mal entendidos. Uma série de correções está em pauta!

LIBRA 

Vênus segue em harmonia com Urano: bom período para expandir sua rede de contatos, investir em novas amizades e parcerias. Ao longo da semana ganha destaque tudo o que é original, vanguardista, diferente e inovador. Prefira espaços amplos e arejados, tarefas que possa exercer com liberdade e autonomia. Cobranças e dependências devem ficar para trás. A Lua segue na fase cheia e as reações emocionais ficam exaltadas. Prefira atividades que estimulem a criatividade. Caso surja um convite inesperado, vale aceitar. 

Leia Também

Leia Também

ESCORPIÃO 

Melhor deixar de lado discussões e reuniões importantes. Hoje a Lua desafia Mercúrio, procure ouvir mais e redobre o cuidado com mal-entendidos. Com a Lua na fase cheia todos ficam mais sensíveis, demonstrações de carinho são importantes. A Lua segue em Leão e reforça a importância de cultivar alegria, autoestima e gratidão pela vida. Procure também evitar posturas radicais e disputas de poder. Independência, espaço e autonomia ganham destaque. Desprendimento é a palavra de ordem. 

SAGITÁRIO 

Hoje Lua desafia Mercúrio, que segue retrógrado: há risco de mal entendidos. Decisões importantes devem ser tomadas com prudência, cautela e realismo. Melhor cultivar tranquilidade, deixar compras e conversas mais delicadas para outro momento. Ainda bem que a Lua segue em Leão, o clima fica mais festivo e alegre. Aproveite pra sair da rotina e experimentar algo novo. Invista no bom humor, na flexibilidade e na generosidade. Porém, é bom baixar as expectativas, checar dados e informações.

CAPRICÓRNIO 

É tempo de encontrar novas soluções para antigas questões. Deslocamentos, estudos, provas, publicações, palestras, contatos e intercâmbios ganham lentidão na parte da tarde, quando a Lua confronta Mercúrio. Melhor evitar grandes discussões. Evite também deixar tudo para a última hora. Tudo deve ser feito sem pressa ou ansiedade. É importante equilibrar o peso das responsabilidades com momentos de lazer e descontração. A Lua ingressa em Leão no fim da tarde, momentos de lazer podem trazer novas inspirações. 

AQUÁRIO 

Um novo ciclo está em plena gestação, Você vive agora o final de um ciclo solar, com revisões, resoluções e finalizações. É tempo de deixar algo velho e obsoleto para trás. De analisar os últimos acontecimentos, refletir, pensar em novas formas de prosperar. Os assuntos inconclusos continuam pedindo sua atenção. Fique atento aos sonhos, que podem trazer pistas e respostas. Em breve o Sol irá brilhar em seu signo, sairá do casulo e abrirá suas asas para voar mais alto. Até lá, procure diminuir o ritmo e a quantidade de compromissos. 

PEIXES 

Muitos assuntos em pauta, melhor organizar-se. Procure fazer tudo com calma para evitar falhas. O desafio é harmonizar o passado e o futuro. Manter o que vale a pena e descartar o que não vale. A Lua desafia Mercúrio e Urano: Flexibilidade, paciência, criatividade e pensamento positivo devem estar equilibrados com comedimento, prudência e objetividade. A comunicação pede mais cuidado. Invista na alegria. Celebração, alegria e diversão entram em pauta com a Lua em Leão. Procure fazer algo prazeroso. 

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso