conecte-se conosco


Mato Grosso

MT Hemocentro e parceiros lançam campanha para salvar vidas

Publicado

Mato Grosso


O MT Hemocentro e o Grupo RDM de Comunicação lançaram, nesta quinta-feira (25.11), a campanha “Eu aceitei o desafio e salvei quatro vidas”. A ação vai até o dia 17 de dezembro e incentiva o doador de sangue a gravar um vídeo-selfie desafiando seus amigos nas redes sociais a também fazerem a doação no único Banco de Sangue Público de Mato Grosso.

Conforme explica a diretora da unidade, Gian Carla Zanela, o doador de sangue deve postar o vídeo-selfie nas redes sociais e desafiar outras pessoas e marcar os perfis do MT Hemocentro (@mthemocentro) e do Grupo RDM de Comunicação (@grupordmonline).

O doador desafiado, após doar sangue, deve seguir essa mesma dinâmica. Todos os doadores ganharão a camiseta da campanha.

“Através deste desafio, queremos aumentar o número de doadores fidelizados porque estamos chegando em um período de diminuição natural de doadores devido às festas e férias que ocorrem de dezembro a fevereiro. Para nós, é importante reforçar nosso estoque principalmente agora, com o retorno das cirurgias eletivas, procedimentos que precisam de sangue para manter os pacientes saudáveis e vivos. Sem sangue não tem como sobreviver, por isso precisamos de doadores voluntários que se fidelizem”, diz a diretora.

Feliz com a parceria, a gerente comercial do grupo RDM, Marciele de Oliveira, ressalta que, além de auxiliar pessoas hospitalizadas que precisam de sangue, a doação ajuda os pacientes do Banco de Sangue Público a continuarem os tratamentos hematológicos na unidade.

“Outra preocupação nossa é com os pacientes que fazem tratamento no MT Hemocentro e precisam desse sangue para continuar a viver. São muitas crianças que dependem de uma bolsa de sangue. Para ajudá-las, contamos com o apoio da população nessa campanha”, acrescenta Marciele.

Doadora fidelizada há oito anos, a esteticista Rosana Ribeiro da Silva, de 38 anos, lembra que começou a doar sangue para ajudar uma amiga que tinha sofrido acidente e, desde então, nunca mais parou.  “Me sinto importante ao doar sangue. Sempre checo minha carteira de doador e, se já deu o período de três meses, eu venho para doar. Me sinto mais leve, principalmente no outro dia, porque você ajudou outras pessoas”, comenta Rosana.

O pintor João de Souza, de 59 anos, é doador fidelizado há 22 anos e diz ter orgulho de fazer o bem ao próximo. “Doo para salvar vidas. Me sinto orgulhoso por ter salvado tantas ao longo desses anos. É preciso que a gente faça o bem para o ser humano”, acredita João. 

A campanha conta com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e União Avícola Agroinsutrial, além da participação de artistas, influenciadores digitais da capital, personalidades locais e nacionais, políticos, advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), do Corpo Musical da Polícia Militar e da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.

Homenagens

Durante o lançamento da campanha, que ocorreu na sede do Hemocentro, as doações foram feitas sob o som do Corpo Musical da Polícia Militar. Ainda no evento, diversos doadores foram homenageados pelo tempo de doação, como a Isabel da Cruz Souza, de 72 anos, que, devido à idade, não pôde mais ser doadora. Ela e outros doadores ganharam uma moção de aplausos da equipe do Banco de Sangue e um certificado.

“Estou muito emocionada de estar aqui. Vou ser franca e dizer que foi um dia muito triste para mim quando eu soube que não poderia mais ser doadora porque eu sentia uma imensa felicidade ao doar sangue, eu saía leve daqui. Como eu queria ter 18 anos para doar novamente, mas eu não posso. Outras pessoas podem então peço para todos que venham doar sangue, venham salvar vidas. Isso é gratificante”, pediu Isabel.

A doação

Devido à pandemia pela Covid-19, o MT Hemocentro está agendando as doações de sangue a fim de evitar aglomeração no local. As doações podem ser agendadas por meio dos telefones (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) ou (65) 3623-0044, ramais 211 e 221. Também é possível agendar a doação pela internet, neste link.

Além do agendamento como medida de biossegurança aos doadores e servidores do local, o Banco de Sangue atende o máximo de 10 pessoas por hora, além de fornecer álcool em gel.

A sede do MT-Hemocentro está localizada na Rua 13 de junho, n° 1.055, Cuiabá, Centro Sul. O funcionamento da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Governo dará desconto no IPVA para participantes do Programa Nota MT

Publicado


Os consumidores cadastrados no Programa Nota MT terão mais uma modalidade de premiação a partir de 2022, um desconto no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) será concedido um crédito para desconto de até R$ 100,00 no valor do IPVA.

A Lei nº 11.586 que traz a novidade foi sancionada pelo governador Mauro Mendes e publicada na edição extra do Diário Oficial do dia 26 de novembro (sexta-feira).

Além de fornecer o desconto, o objetivo da medida é fomentar o hábito do consumidor em solicitar a nota fiscal durante suas compras. Ao exercer essa função social de exigir o documento, o cidadão contribui para a redução da sonegação fiscal e para o aumento da arrecadação, sem que haja um aumento de impostos.

Para ter direito ao abatimento, o cidadão deve estar cadastrado no Nota MT, ser o proprietário do veículo e solicitar o CPF nos documentos fiscais ao realizar qualquer compra dentro do território mato-grossense. O CPF pode ser incluído tanto nas notas fiscais, quanto nos bilhetes de passagem eletrônicos – utilizados no transporte intermunicipal, interestadual ou internacional de passageiros.

O benefício é limitado a um veículo para cada participante cadastrado no programa e deverá ser solicitado pelo site ou aplicativo do Nota MT. É importante ressaltar que nos casos em que a pessoa for proprietária de mais de um veículo, ela precisa escolher qual o automóvel que receberá o crédito no IPVA.

Em relação ao valor do desconto, esse será calculado por pontuação, a partir dos valores dos documentos fiscais emitidos com o CPF do consumidor, acumulados em determinados períodos. Os critérios, prazos, procedimentos para a nova modalidade de premiação do Nota MT serão definidos por meio de decreto, a ser publicado pela Sefaz.

A Secretaria de Fazenda ressalta que a funcionalidade ainda não está disponível no site e aplicativo do Programa Nota MT, o sistema está sendo parametrizado. A previsão é que a nova modalidade comece a funcionar após a publicação da regulamentação da Lei nº 11.586.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Programa de incentivo concede crédito de até 65% para produtores de algodão

Publicado


Os produtores de algodão, uma das commodities mais valorizadas de Mato Grosso, com receita acumulada de US$ 1,8 bilhão, de janeiro a outubro de 2021, conforme dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), também contam com incentivos fiscais do Governo do Estado. O Programa de Incentivo de Algodão do Mato Grosso (Proalmat) concede crédito presumido equivalente a 65% do valor do ICMS.

A partir deste ano, o valor do imposto devido deve ser recolhido a cada operação.

O programa tem como finalidade a recuperação e a expansão da cultura do algodão no Estado, dentro de padrões tecnológicos e ambientais de produtividade e qualidade. Bem como, estimular investimentos públicos e privados, visando promover o processo de verticalização e agroindustrialização. Incentivando a saída de algodão em pluma.

Os benefícios fiscais são muito atrativos, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda. “Trabalhamos para fomentar a cadeia produtiva do algodão, que é uma das culturas mais importantes do agronegócio mato-grossense, e para isso facilitamos a vida do produtor com o incentivo, que passou a ser isonômico. O que trouxe igualdade a todos, independente do porte da empresa. Para participar do Proalmat o produtor precisa apenas aderir ao sistema, tudo de forma simples e prática”, ressalta.

Para conferir o manual completo, aderir ao sistema de cadastramento e acessar os incentivos do Proalmat clique AQUI.

A vigência do programa está estabelecida até 31 de dezembro de 2025, conforme artigo 5º da Lei n° 6883/1997.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso