conecte-se conosco


A PONTE CAIU

MP denuncia dono de loja de pneus e mais 13 por fraudes em 49 cidades

Publicado

Destaque

O Ministério Público de Goiás (MPGO) ofereceu nesta quarta-feira (10/11) duas denúncias criminais resultantes da Operação Fator R. Foram denunciadas 14 pessoas pelo crime de integrar organização criminosa voltada para a prática de fraudes em licitações, falsidades ideológicas, corrupção e peculato.

Entre os denunciados estão os proprietários da empresa Tropical Pneus, Sérgio Carlos Ferreira, Sérgio Carlos Ferreira Filho e Raphael Xavier Ferreira.

Conforme apurado na investigação, o grupo atuou em cerca de 178 municípios no Estado de Goiás e 49 em Mato Grosso, por meio de diversas falsas pequenas empresas que simulavam concorrência e obtinham vantagens destinadas aos verdadeiros pequenos empresários.

Dos denunciados, cinco estão presos e dois estão em prisão domiciliar. No dia da operação, além dos representantes da  Tropical Pneus, foram presos o empresário Clodoaldo José Barbosa, o contador Paulo Augusto Monteiro, a advogada Lisa Fabiana Barros Ferreira e ainda o representante comercial Wener Miranda da Silva.

A Operação Fator R foi deflagrada pelo MPGO no dia 26 de outubro, contando com o apoio da Polícia Militar. A ação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), tendo a participação ainda de promotores de Justiça do interior.

A Tropical Pneus foi o principal alvo da operação. Na ocasião, foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão preventiva, nos Estados de Goiás e Mato Grosso.

O nome da operação faz referência ao Fator R, o cálculo utilizado para determinar a faixa de tributação de uma empresa optante do Simples Nacional. A investigação teve início em 2018, a partir de iniciativa própria do Gaeco, que constatou indícios de fraudes na participação de grandes empresas em esquema fraudulento denominado Falso Simples.

Conforme apurado, ao menos duas grandes empresas burlaram licitações, qualificando-se como empresa de pequeno porte ou microempresa, quando, na verdade, se tratava de um único grupo empresarial de grande porte. De acordo com o apurado, o grupo criminoso recebeu, em dez anos, aproximadamente e em valores não corrigidos, R$ 71.675.380,53 em contratos firmados com a quase totalidade dos municípios goianos.

Os investigados criaram inúmeras outras empresas com a finalidade de blindar o patrimônio e ocultar a verdadeira propriedade das pessoas jurídicas. Empresas eram sócias de empresas, que tinham outras empresas como sócias, numa grande teia que leva a um mesmo grupo econômico familiar.

Em inúmeras situações, as pessoas jurídicas possuíam endereço cadastrado semelhante, com o mesmo núcleo familiar nos quadros sociais, evidenciando se tratar de um único conglomerado, que atuava em conjunto no mesmo propósito: fraudar licitações, obter vantagem e ocultar patrimônio. Para viabilizar o esquema criminoso, eram criados núcleos de atuação (contábil, jurídico) e também definidas pessoas para que participassem das licitações, efetivando a fraude.

Comentários Facebook

Destaque

Caminhoneiro morre esmagado em Várzea Grande

Publicado

O carreta da vítima quebrou em cima da Ponte, e iria ser puxado por outra carreta de um amigo.

As informações são que a vítima e um amigo, viajavam juntos para carregar soja em Itabaporá MT. A carreta parou e não andava, o amigo parou e iria puxar até uma oficina.

Quando o carreteiro foi amarrar uma sinta, o amigo deu ré prensando a vítima na traseira e frente da carreta.

Equipes de resgate da Rota do Oeste estiveram no local e constataram o óbito do condutor de um dos veículos. O condutor do outro veículo não se feriu.

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque

Carreta tomba na Rodovia dos Imigrantes em Várzea Grande

Publicado

Não há vitimas neste acidente, somente danos materiais, a carreta esta carregada de milho e tombou em frente ao posto Free, ao lado do São Matheus.

Uma carreta carregada de milho acaba de tombar na Rodovia dos Imigrantes, em Várzea Grande MT, o motorista não se feriu e apenas danos materiais.

Mais informações em instantes….

Imagens colaborador: Dirceu Santos

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso