conecte-se conosco


Economia

Relator do Auxílio Brasil diz que equipe econômica está em silêncio e perdida

Publicado

Economia


source
Relator do Auxílio Brasil diz que equipe econômica está em silêncio e perdida
Agência Câmara

Relator do Auxílio Brasil diz que equipe econômica está em silêncio e perdida

O relator da Medida Provisória (MP) do  Auxílio Brasil na Câmara dos Deputados, Marcelo Aro, criticou o silêncio “assustador” do Ministério da Economia em relação ao tema. Segundo ele, a equipe do ministro Paulo Guedes está perdida e não sabe o que fazer com o novo programa social. 

Aro afirma estar animado para finalizar o texto e apresentar para o presidente da Câmara, Arthur Lira, mas não recebe um telefonema da Economia desde semana passada. Ele também criticou a lentidão da pasta para enviar dados orçamentários para que ele possa estudar a possibilidade de um benefício permanente. O projeto atual prevê pagamentos só até dezembro de 2022.

“O Ministério da Economia está em silêncio. Eu não recebi um único telefonema do Ministério da Economia desde sexta-feira”, disse o deputado em entrevista à Reuters nesta terça-feira (26).

“É, assim, algo incrível, é assustador, a palavra é essa: é assustador o silêncio do Ministério da Economia em relação a isso”, afirmou. “Eu digo mais, eu não acho que eles não estejam se comunicando por má fé, não. É porque nem eles sabem o que eles vão fazer. Acho que eles estão completamente perdidos. Estão tentando achar uma solução para o problema, é isso que está acontecendo”.

Temporário ou permanente

Com informações em falta, Aro diz ter dois caminhos: centrar-se nos conceitos e questões programáticas da criação do programa social permanente, ou buscar uma saída responsável do ponto de vista fiscal. Esse último caso depende de dados que só a Economia possui, mas não forneceu para o relator.

“Provavelmente não, não posso afirmar com certeza, dependo das minhas próximas conversas com o Ministério da Cidadania e o Ministério da Economia”, disse, questionado se o parecer definirá um valor para o auxílio.

“Mas o que estou fazendo para me blindar: enquanto eu não sei números, vou ficar na discussão do mérito. E se até o dia de eu apresentar meu relatório o governo não vier com uma solução saudável orçamentária, ficarei tão somente com a discussão do mérito e deixo eles darem as respostas orçamentárias.”

Leia Também

O parlamentar também rechaçou alternativas fora do teto ou que tratem de medidas de curto prazo.

“Auxílio temporário não é política de Estado, é política de governo. Programa de assistência social tem que ser política de Estado. É política de médio e longo prazo”, defendeu à Reuters.

Eleitoreiro

Aro diz que o programa se tornou “a cara” do seu mandato e que acredita no programa social. No entanto, a falta de planejamento faz parecer que ele visa as eleições.

“Acredito que o programa Auxílio Brasil é um excelente programa social, eu acredito nesse programa. Tenho estudado muito, essa pauta se tornou cara ao meu mandato”, afirmou o relator da MP.

“Agora, no debate orçamentário, quando eles jogam 50 bilhões de reais de auxílio temporário, aí é eleitoreiro. Aí eles  estão pensando na eleição de 2022 e brincando com aqueles mais necessitados.”

A MP precisa ser votada até 7 de dezembro, senão perde a validade.

Comentários Facebook

Economia

Azul desiste de comprar Latam após reajuste de valor

Publicado


source
Azul desistiu da compra da Latam
Calebe Murilo

Azul desistiu da compra da Latam

A Azul anunciou que desistiu da compra da Latam Airlines, após a empresa chilena recusar a oferta de US$ 5 bilhões. A companhia aérea confirmou o cancelamento da proposta nesta segunda-feira (29).

Em comunicado, a empresa comandada por David Neeleman informou que as dificuldade do mercado aéreo faz com que a pedida da Latam seja acima das expectativas. Para negar a proposta, a empresa chilena justificou que conseguiu financiamento acima do valor oferecido pela companhia.

A Azul tinha interesse nos horários de vôos da companhia chilena, principalmente os de Guarulhos e aeroportos internacionais. Com a desistência, a empresa informou que continuará investindo em suas rotas e aeronaves.

“Como resultado, a Azul vai continuar a se concentrar em suas vantagens competitivas e flexibilidade de frota… e avaliar futuras parcerias e oportunidades de consolidação disponíveis no mercado”, afirmou a empresa, em nota.

A Latam está em recuperação judicial nos Estados Unidos e apresentou uma proposta de US$ 8,1 bilhões para manter suas operações. O caso ainda é estudado pela Justiça americana, que deve ouvir os credores sobre a oferta da empresa.

Comentários Facebook
Continue lendo

Economia

Quer investir? Veja opções para render seu dinheiro além da poupança

Publicado


source
Poupança é um dos investimentos menos rentáveis
Reprodução: iG Minas Gerais

Poupança é um dos investimentos menos rentáveis

Atualmente, o rendimento da poupança é de 70% da taxa básica de juros (Selic) mais Taxa Referencial (TR), que está zerada — ou seja, rende apenas o equivalente a 5,43% ao ano. Por isso, já faz algum tempo, este é considerado pelos especialistas um dos piores investimentos. Existem opções mais vantajosas — e também seguras — para quem guarda dinheiro na caderneta por medo de precisar do montante em uma eventualidade.

Se o objetivo é formar uma reserva de emergência, o professor do Insper e head de Educação Financeira do C6 Bank, Liao Yu Chieh, explica que é fundamental escolher ativos de baixo risco e que tenham liquidez diária, ou seja, que possam ser sacados sempre que for necessário. Dessa forma, ela sugere aplicar recursos no Tesouro Selic, em fundos de Renda Fixa ou em Certificados de Depósito Bancário (CDBs) de bancos pequenos.

“O passo acima da poupança é um CDB que renda pelo menos 100% do fundo DI, já que ambos são investimentos com a mesma segurança, por serem garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (ou seja, mesmo que a instituição financeira quebre, o cliente é ressarcido). Um segundo degrau são os fundos de investimento de renda fixa com liquidez diária e pagamento no mesmo dia”, diz o professor.

“O terceiro nível é o Tesouro Selic, em que você investe no governo federal e, para isso, precisa de uma corretora”.

Leia Também

A head de Renda Fixa da XP, Camilla Dolle, também sugere aplicar em Tesouro Selic de prazo mais curto; além de fundo referenciado DI sem taxa de administração; ou CDBs de liquidez diária que paguem pelo menos 100% do DI.

“Desde setembro, os resgates feitos até as 13h no Tesouro Direto são liquidados no mesmo dia. Então, isso facilita ainda mais a vida do investidor. No caso dos fundos DI, geralmente estes podem ser resgatados no mesmo dia também”, explica Camilla.

Economista-chefe da Órama e professor do Ibmec-RJ, Alexandre Espírito Santo alerta que, em alguns casos, ao solicitar o resgate antes do vencimento, o investidor pode receber menos do que espera. Por isso, é preciso estar atento às regras contratuais e contar com a orientação de profissionais experientes, de instituições que tenham tradição e seriedade.

“A renda fixa também varia, porém, costuma ser uma variação bem menos expressiva do que a de mercados como a Bolsa de Valores. Para que o investidor evite perda na renda fixa, o ideal é que carregue seus títulos de renda fixa para o vencimento. Nesta data, ele terá o rendimento acordado quando fez a operação”, orienta.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso