conecte-se conosco


Cuiabá

Meio Ambiente: Primeiro dia de ação para castração de cães e gatos atende 30 animais

Publicado

Cuiabá


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Diretoria de Bem Estar Animal –  ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano  – iniciou o programa de castração gratuita de animais (cães e gatos), nesta terça-feira (26). A primeira fase da ação será executada nas três unidades do Residencial Nico Baracat (I, II e III). Considerando a expressiva densidade populacional, a estimativa é de que os trabalho perdure algumas semanas, tendo como meta  a castração de 150 animais. A estimativa é fazer o procedimento em 50 (cinquenta animais) em cada residencial. No  primeiro dia de ações, no Residencial Nico Baracat I, cerca de 30 animais serão castrados após a entrega de ficha de cadastro pelos tutores. A atividade é realizada em parceria com a Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias (SARC), ligada à Secretaria de Governo.

“O trabalho de prevenção do aumento populacional de cães e gatos é executado em parceria com a Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias, sendo a responsável de fazer o levantamento dos bairros que mais necessitam desse benefício concedido pela Prefeitura de Cuiabá”, disse a médica veterinária da Diretoria de Bem Estar Animal, Graciele Barbosa.

A dona de casa e moradora do Residencial Nico Baracat I, Luciene Cristina,  conta que chegou a procurar pelos serviços da UFMT, porém mediante a necessidade de pagamento de uma taxa de serviço, não pode  – na ocasião – arcar com a despesa. Ela,  que é dona da cadelinha  Mel,  disse que está muito feliz por essa oportunidade da Prefeitura em realizar a cirurgia de forma totalmente gratuita. “Nós que não temos condições financeiras para realizar o pagamento desse procedimento vemos essa ação como a única saída que temos para contribuir com a diminuição de mais filhotes abandonados pelas ruas da cidade”, Luciene Cristina.

Antes de levar o animal para a clínica conveniada com a Prefeitura de Cuiabá, a médica veterinária verifica as condições físicas e aparentes dos animais antes da cirurgia. Elal explica os riscos da cirurgia e solicita a assinatura de um termo de responsabilidade dos tutores.

Lázaro Silva, que trabalha como segurança patrimonial, também agradeceu a iniciativa da Prefeitura, pois segundo ele, que além da gatinha Lua, tem também um cachorro. “Eu tenho os meus animais porque gosto e cuido, mas infelizmente nem todo mundo cuida e deixa os animais soltos. A gente sabe que o macho quando encontra a fêmea, o resultado é um só. Por isso, se está castrado não tem nenhum risco de gerar mais filhotes, que serão abandonados ou que irão sofrer maus tratos”, agradeceu Lázaro.

O proprietário da Clínica Bendita Pata, Diego Colombari, conveniada com a Prefeitura de Cuiabá para onde são encaminhados os animais cadastrados por seus tutores, explica que o tempo de duração da cirurgia depende, por exemplo, para os gatos e cachorros (machos) a média é de 40 minutos. Já para as cadelas,  a média é de até 1h30. “Os procedimentos são os mesmos, animal é igual ser humano. O que você sente, eles sentem também. Os cuidados devem ser os mesmos. Com as fêmeas, a recuperação é como uma cesária”, explicou.

“O nosso trabalho é realmente tirar os animais das ruas. Hoje, a estimativa é de 18 mil animais abandonados. Por isso a importância desse programa. Levar os serviços da Diretoria até a ponta, para aqueles que precisam da ajuda do poder público para realizar esse tipo de cirurgia”, finalizou Graciele. 

 

Comentários Facebook

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá é parceira do projeto de capacitação de guias de turismo e condutores no Estado

Publicado


A Prefeitura de Cuiabá – por meio da Secretaria Municipal de Turismo – estabeleceu parceira junto a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Estado de Segurança Pública para realização do curso de Primeiros Socorros voltados para os guias de turismo e condutores. A ação será realizada no dia 2 de dezembro, das 8h às 17h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, obedecendo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

“Essa ação visa a segurança dos turistas em nossa cidade e vem ao encontro das necessidades de capacitação de entes do trade turístico, que estão contidas no Plano de Ação da Secretaria Municipal de Turismo de Cuiabá”, disse o secretário municipal de Turismo, Oscarlino Alves.

O curso possibilita conhecer as práticas essenciais para execução dos primeiros socorros, no exercício da profissão do guia e condutor de turismo, caso necessário. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo está atuando na organização e comunicação junto aos municípios do Estado. Já ao município de Cuiabá a incumbência será a de  viabilizar o espaço físico adequado e a inscrição dos guias de turismo e condutores. Caberá ao Corpo de Bombeiros ministrar o curso.

“Esta demanda é importantíssima, pois além de complementar na capacitação desses profissionais, em contrapartida irá oferecer segurança aos turistas, oferecendo passeios com experiências intensas e seguras”, assegurou o secretário adjunto de Estado de Turismo, Jefferson Preza Moreno.

Clique no link para fazer a inscrição:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScneaIRq1v-qWaNTdl8HhNFqfisa31UZSIzqv-6PomKLwa3Nw/viewform

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Campanha Vacina Cuiabá – Sua Vida Cuiabá: Confira quais polos estarão abertos neste sábado (27)

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Neste sábado (27), a campanha de imunização contra a Covid-19 “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar” funcionará na Assembleia Legislativa, e no drive thru do Sesi Papa e da UFMT. Os três locais funcionarão das 8h às 12h. Caso alguém esteja agendado para tomar a segunda dose no Senai Porto, poderá se dirigir a um dos outros locais que estarão abertos. 

O polo temporário do Pantanal Shopping também estará aberto neste sábado, com todas as vacinas contra o coronavírus. A vacinação funcionará no local das 10h às 20h, no Espaço Sustentabilidade (1º Piso).

Assembleia Legislativa – 8h às 12h (todas as vacinas)

UFMT – 8h às 12h (todas as vacinas)

Sesi Papa – 8h às 12h (todas as vacinas) 

Pantanal Shopping – 10h às 20h (todas as vacinas) 

Público da vacinação

Neste momento a campanha de imunização está vacinando pessoas com a segunda dose, para aqueles que tomaram a primeira de Pfizer ou Astrazeneca há pelo menos 56 dias ou 21 dias, no caso da Coronavac. Também estão sendo vacinados com a dose de reforço pessoas a partir de 60 anos e os trabalhadores da saúde. Esses dois grupos precisam ter no mínimo 5 meses que tomaram a segunda dose para tomarem a dose de reforço. Os imunossuprimidos também devem buscar a dose de reforço, mas no caso deles a vacina deve ser tomada 28 dias após a segunda dose.

Quem tem acima de 12 anos de idade e ainda não tomou nenhuma dose da vacina, também já pode fazer o cadastro através do site www.vacina.cuiaba.mt.gov.br e se dirigir diretamente ao polo, sem necessidade de aguardar o agendamento, munido de documento com foto e comprovante de residência. Menores de idade devem estar acompanhados de um dos pais ou responsável maior de idade.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso