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Raro Renault Clio V6  vai a leilão e deve passar dos R$ 550 mil

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Renault Clio V6: exemplar pintado de amarelo é um dos apenas 18 desta cor que foram para o Reino Unido
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Renault Clio V6: exemplar pintado de amarelo é um dos apenas 18 desta cor que foram para o Reino Unido

O Renault Clio V6 teve uma passagem relâmpago pelo Brasil, apenas em ações de marketing da marca no pais. Talvez muitos não se lembrem do carro, mas uma das apenas 1.309 unidades que foram fabricadas da segunda e útima leva vai ser leiloada no Reino Unido amanhã (27), pelo site Collecting Cars .

As estimativas dão conta de que o Renault Clio V6 que será leiloado deverá bater recorde, chegando nas 70 mil libras, o que equivale a mais de R$ 550 mil numa conversão simples. Uma unidade foi arrematada anteriormente por 62.540 libras, ou aproximadamente R$ 479.500, mas da geração anterior.

Pintado de amarelo, o ClioV6 é um dos somente 18 que foram entregues nesta cor no Reino Unido. E foi o hatch compacto mais potente da época em que foi lançado, com seu V6 3.0 de 250 cv que funciona com tração traseira e câmbio manual de seis marchas.

Para receber o V6 no lugar dos bancos traseiros do Clio , o carro teve que passar por uma preparação pesada que incluiu uma nota estrutura e até alargadores de rodas, entradas de ar extras, entre uma série de outros itens.

O interior do raro Renault Clio V6 se destaca pelas partes revestidas de couro, pelos pedais de alumínio perfurado, além do ar-condicionado, vidros elétricos, sistema de som de alta-fidelidade e controlador de velocidade de cruzeiro (“piloto automático”).

Fonte: IG CARROS

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Festival de novas motos no Autódromo de Interlagos, em São Paulo

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Triumph Trident é o mais novo lançamento da marca britânica, estreando atributos para quem deseja condução esportiva
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Triumph Trident é o mais novo lançamento da marca britânica, estreando atributos para quem deseja condução esportiva

O Autódromo de Interlagos foi palco de um festival de motocicletas. As principais marcas de motos presentes no mercado brasileiro estiveram presentes com estandes, para mostrar suas novidades.

A Triumph mostrou sua nova Trident 660 , uma roadster média que utiliza um motor de três cilindros com 81 cv de potência e 6,8 kgfm de torque. A Trident 660 será a motocicleta de entrada da marca, custando menos do que a Street Twin , que tem motor de dois cilindros.

O maior diferencial não técnico entre os dois modelos é que a nova Trident não tem o mesmo estilo retrô da Street Twin , apesar de ter o farol redondo. Tem, também, uma pegada mais esportiva. A Triumph Trident 660 custa R$ 47.490, na cor branca, e R$ 500 a mais nas outras combinações de cores.

KTM 890 Adventure R é uma bigtrail que oferece bastante valentia em trechos  de piso irregular
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KTM 890 Adventure R é uma bigtrail que oferece bastante valentia em trechos de piso irregular

Outra novidade mostrada foi a KTM 890 Adventure R , uma trail com motor bicilíndrico em linha para brigar no segmento da Triumph Tiger 900 e da BMW F 850 GS . Seu motor de 899 cm3 fornece potência de 105 cv e torque de 10,1 kgfm.

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A Kawasaki também mostrou seus novos modelos, como a Z 650RS, uma versão menor da retrô de grande sucesso baseada na Kawa Z1 de 1972, a Z 900RS. Utilizando o motor bicilíndrico da família 650 da marca, a Kawasaki Z 650RS é uma belezinha de motocicleta e deverá conquistar os motociclistas que curtem nakeds tradicionais.

Kawasaki Z650RS traz um estilo retrô e combinação de cores que conferem bastante personalidade
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Kawasaki Z650RS traz um estilo retrô e combinação de cores que conferem bastante personalidade

Várias motocicletas, de várias marcas, puderam ser experimentadas nesta quinta-feira pelos jornalistas especializados, como, por exemplo, a nova Ducati Streetfighter V4 , que até agora só havia sido mostrada em eventos estáticos.

O melhor da história, no entanto, é que, até domingo (28), as novas motos estarão sendo conhecidas e experimentadas, na pista, pelos motociclistas que estiverem participando do Festival. Corram que ainda dá tempo.

Fonte: IG CARROS

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Você deve instalar dois pneus novos no eixo dianteiro ou traseiro e por quê?

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Muito cuidado na hora de escolher se os seus pneus novos serão equipados na dianteira ou na traseira
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Muito cuidado na hora de escolher se os seus pneus novos serão equipados na dianteira ou na traseira

Antes de nos aprofundarmos na questão, lembremos que o problema se aplica apenas a carros onde os pneus dianteiros e traseiros são do mesmo modelo. O que vemos muito por aí são motoristas que acreditam que se deve apenas substituir os dois pneus gastos por dois novos e encerrar o dia.

Mas, infelizmente, as coisas não são tão simples. Se os dois pneus gastos são os do eixo dianteiro, substituí-los por um conjunto de novos acerta tudo? Infelizmente, a resposta curta é não.

Ao contrário da crença generalizada, se você comprar apenas dois pneus novos , não é uma ideia inteligente instalá-los no eixo dianteiro. Embora admitamos que parece contra-intuitivo, é tudo sobre física. Por que é errado colocar dois pneus novos no eixo dianteiro ?

O problema surge em condições de chuva, quando os pneus dianteiros terão o melhor nível de aderência , e isso permite que a dianteira faça um pivô, e, desse modo, a traseira escapa.

Isso não seria um problema se os pneus traseiros também fossem novos. Mas, se os pneus traseiros já atingiram a metade da vida útil, e você decidiu manter os pneus gastos atrás, fique ligeiro no contra-esterço porque, caso contrário, o acidente será difícil de evitar (em situações de aquaplanagem e derrapadas em curva).

O fenômeno acontecerá repentinamente e pode acontecer quando você não estiver prestando atenção suficiente à estrada ou quando não houver espaço suficiente para neutralizar a situação.

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O outro ponto delicado com isso é a estabilidade e o equilíbrio de cada veículo. Os fabricantes de veículos gastam grandes quantias de dinheiro para definir como cada modelo deverá se comportar.

Quando a maioria dos carros perde aderência , eles tendem a escapar de frente (perdendo a reação do volante), ou escapar a traseira (produzindo os efeitos que mencionamos logo acima).

No meio do problema, o que fazer?

Ainda que situações de perigo demandem frieza, habilidade e sorte, é sempre bom ter em mente o que deve ser feito
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Ainda que situações de perigo demandem frieza, habilidade e sorte, é sempre bom ter em mente o que deve ser feito

Se a frente escapa, deve-se desacelerar e jamais virar o volante ao ponto de arrastar os pneus dianteiros. Se a traseira escapa, você deve esterçar rapidamente o volante para o sentido oposto da escapada, mas não tanto ao ponto de gerar o efeito chicote (e nem tão pouco, pois aí a manobra não terá efeito o bastante).

Neste último caso, se seu carro tem tração dianteira , procure acelerar mais, pois uma vez que as rodas dianteiras aumentam sua rotação, o carro retoma a sua estabilidade.

Algo que jamais deve ser feito, em qualquer que seja o tipo de derrapada, e independentemente de onde fica a tração do seu carro, é pisar nos freios. Isso sobrecarregará os pneus dianteiros, comprometendo a capacidade direcional deles, bem como irá retirar aderência da traseira, algo que pode intensificar a perda de estabilidade .

Em veículos de tração traseira , ou em alguns veículos de tração integral , com traseira predominante, a solução pode reduzir a carga sobre o acelerador para, na sequência, tentar controlar a derrapagem Assim, gradualmente, a resposta da direção se estabiliza e volta ao ideal.

Fonte: IG CARROS

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