conecte-se conosco


Cuiabá

Semob altera velocidade na avenida Dom Bosco para 40 km/h; monitoramento eletrônico começará a emitir notificações no dia 5

Publicado

Cuiabá


Luiz Alves

Clique para ampliar

Em fase de teste, os novos equipamentos de monitoramento eletrônico passarão a funcionar a partir do dia 5 de novembro em três novos pontos em Cuiabá. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que nesta semana realizou a mudança de velocidade na avenida Dom Bosco x Comandate Costa – Comandante Costa x Dom Bosco, onde inicialmente foi permitida a velocidade de 30km/h para tráfego. Após constatado pequena lentidão no trânsito,  a velocidade foi alterada para 40km/h.

O secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, explica que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) –  sugere a velocidade permitida em 30km/h próximo a área escolar. 
 

“Está em fase de teste, adequamos o que for preciso. Então, a Semob testou e viu a necessidade de alteração para 40km/h, o que nos é facultado. E, futuramente, se constatarmos prejuízo aos alunos e pedestres podemos retornar aos 30km/h”, comentou o secretário. 

A instalação  dos equipamentos cumpre a determinação de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura de Cuiabá e Ministério Público Estadual (MPE), de Nº 003/2016.  Nesse período educativo, os motoristas que passaram pela via acima da velocidade permitida irão receber apenas uma notificação orientativa. Os novos instrumentos de fiscalização somente entrararão em operação (com a emissão de notificações).
 
A utilização dos equipamentos de monitoramento foi efetivada  após um estudo da Comissão de Análise de Acidentes de Trânsito composto pelos órgãos: Secretaria de Saúde do Município, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).  
 

No total, a capital conta com 45 pontos de equipamentos de fiscalização eletrônica na capital, todos devidamente sinalizados horizontalmente e verticalmente. 

 
 
Velocidade permitida nos novos radares 
 
Comandante Suídio x XV de Novembro: 40km/h.
XV de Novembro x Suídio:  50km/h.
Senador Metelo x Xv de Novembro: 40 km/h.
Xv de Novembro x Senador Metelo: 50 km/h.
Dom Bosco x Cmte Costa:  40 km/h.
Cmte Costa x Dom Bosco:  40 km/h.
 
 
Infrações, penalidades e recursos

As multas para quem trafegar em velocidade acima do permitido devem variar entre R$ 130,16 e R$ 880,41, além da perda de quatro a sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os motoristas que quiserem recorrer das multas devem acessar o site www.cuiaba.mt.gov.br onde estão disponibilizados formulários – no link ‘Serviços ao Cidadão’. 

Comentários Facebook

Cuiabá

Prefeitura e TRE-MT articulam parceria para garantir regularização dos eleitores cuiabanos

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Aproximadamente 400 mil eleitores mato-grossense estão com os títulos cancelados, conforme aponta um levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Ainda segundo o órgão, estima-se que um terço desse público esteja concentrado em Cuiabá e Várzea Grande. Diante da situação, o prefeito Emanuel Pinheiro está articulando parcerias para fomentar a regularização da situação na Capital.

Nesta quinta-feira (02), o chefe do Executivo se reuniu com o presidente do TER-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, a fim de iniciar as tratativas para montagem de um plano que alcance a população cuiabana. Conforme apresentado ao prefeito, uma parte considerável dos cancelamentos ocorrem em virtude da não revisão do eleitorado, ou seja, a falta de cadastro biométrico.  

Em todo Brasil, todavia, a realização da coleta de dados biométricos continua suspensa, seguindo uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Resolução nº 23.615/2020. No entanto, ao gestor da Capital, o presidente do TRE relatou ter encaminhado ao comandante do órgão nacional um ofício com informações que comprovam que Mato Grosso já está apto para dar seguimento nesse trabalho.

“Mediante isso, vamos marcar uma agenda com os deputados federais Emanuelzinho, Carlos Bezerra, e com os senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes, para pedirmos uma audiência com o presidente do TSE. Munidos com todas as informações, vamos solicitar que entendam o problema que estamos enfrentando e que nos dê essa condição de ajudar o TRE a regularizar essa situação”, contou Emanuel.

De acordo com o prefeito, a ideia é que, após conseguir a liberação no TSE, a Prefeitura de Cuiabá e o TRE formalizem uma parceria, agilizando a coleta e permitindo que todos os eleitores possam estar presentes nas urnas nas próximas eleições. Para ele, o Município deve sempre somar forças com outras instituições para garantir que toda população tenha acesso aos seus direitos constitucionais.

“Estamos buscando meio de regularizar essa situação e o primeiro passo dado foi essa visita honrosa ao presidente Carlos Alberto. Em Cuiabá, são cerca de 84 mil pessoas, correspondendo a aproximadamente 20% do eleitorado da Capital que estão nesta situação. Esse público faz parte, em sua maioria, de uma camada mais carente da população, que ainda não conseguiu fazer essa atualização”, finalizou. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

SUGESTÃO DE PAUTA: Emanuel inaugura pavimentação no bairro Santa Cruz II

Publicado


Bruno Vicente

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro entrega nesta quinta-feira (02), às 19h30, mais de um quilômetro de pavimentação no bairro Santa Cruz II, localizado na região Leste da Capital. O trabalho faz parte do programa Minha Rua Asfaltada, criado em 2017 pelo gestor e que tem sido o responsável por transformar a infraestrutura dos bairros cuiabanos.

O projeto foi elaborado e executado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, englobando ainda a construção de meio-fio e calçada. Iniciada em julho deste ano, a obra alcançou cinco ruas que ainda não eram pavimentadas. Além disso, a atuação na comunidade também resultou na recuperação do asfalto em vias que estavam com a estrutura danificada.

Por meio do programa Minha Rua Asfaltada, a gestão Emanuel Pinheiro entregou somente neste ano pavimentação nos seguintes bairros: Dr. Fábio I (17 km); Altos da Serra I (18 km); Jardim Florianópolis (14 km); Morada dos Nobres (mais de 1 km); Despraiado (2 km); Vila Guimarães ( mais de 1 km); Avenida 30 (mais de 2km).

SERVIÇO

Assunto: Entrega de mais de 1 km de pavimentação

Local: Santa Cruz II

Horário: 19h30

Data: 02 de novembro, quinta-feira

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso