conecte-se conosco


Mulher

Menstruação: entenda como o ciclo impacta no seu humor e tenha uma rotina mais leve

Publicado

Mulher


source
Menstruação: entenda como o ciclo impacta no seu humor e tenha uma rotina mais leve
Reprodução: Alto Astral

Menstruação: entenda como o ciclo impacta no seu humor e tenha uma rotina mais leve

Qual mulher nunca percebeu alterações de humor e comportamento antes da chegada da menstruação? A famosa Tensão Pré-Menstrual (TPM) costuma provocar irritação, ansiedade e tristeza, sintomas que podem afetar várias atividades do dia a dia e até mesmo os relacionamentos interpessoais.

Segundo o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo, a fase é marcada por um aumento na produção de progesterona, fato que causa uma série de alterações hormonais que variam de mulher para mulher. “Por isso algumas ficam mais estressadas, enquanto outras se mostram melancólicas”, explica o médico. Não é só a TPM, entretanto, que causa mudanças comportamentais. Outras etapas do ciclo menstrual também interferem no humor feminino. A ginecologista Juliana Sperandio, médica da Clínica Alira, detalha as quatro fases a seguir:

Menstruação: o primeiro dia do ciclo menstrual e todos os hormônios sexuais – FSH, LH, estrogênio e progesterona – estão nos níveis mais baixos. Algumas mulheres se sentem mais ativas nessa fase, pois os incômodos da TPM vão decaindo. Quando não há gestação, ocorre a descamação do endométrio (camada interna do útero), gerando a menstruação.

Pré-ovulação: aumento da secreção de estrogênio, hormônio que prepara o corpo para a ovulação e fecundação (encontro entre óvulo e espermatozóide). Há um aumento gradativo da libido, da disposição física e mental e do humor, de modo geral. Pele e cabelo ganham mais brilho. Outras caraterísticas são a maior lubrificação vaginal e a secreção vaginal mais fluida – fatores que preparam o corpo para uma possível gravidez.

Ovulação: ocorre normalmente 14 dias antes da menstruação. Neste dia a temperatura corporal aumenta discretamente e a secreção vaginal modifica, e a libido fica em alta. O olfato e o paladar também se tornam mais aguçados. É um momento de mais pique para as atividades.

Leia Também

Pós-ovulação: há aumento da secreção de progesterona, hormônio que prepara o corpo para a gestação. A mulher pode sentir seu corpo diferente, como por exemplo desconforto nas mamas, eventualmente inchaço, libido e energia menos evidentes, secreção vaginal mais espessa. Nervosismo, energia baixa e sensação de moleza podem acometer algumas mulheres, além de dor de cabeça, alterações no apetite e até insônia. É um período de mais recolhimento – sim, trata-se da fase da TPM.

Como prevenir os sintomas desconfortáveis? Não existe uma fórmula mágica para curar esses instintos, mas é possível levar um estilo de vida mais equilibrado para melhorar a intensidade dos sintomas. “Dormir melhor, de preferência um sono mais longo, praticar atividade física, evitar o sedentarismo, e tirar da rotina o consumo em excesso de chocolate,cafeína, álcool e carboidrato são ações que podem ajudar”, diz Alexandre. O especialista ressalta que “ao praticar esporte, o organismo libera uma quantidade significativa de endorfina, fator de proteção importante que ajuda a controlar os efeitos adversos provocados pela TPM. Sem contar que manter cuidados com a vida profissional, dinheiro, família e relacionamentos, no geral, com certeza contribuem para levar o dia a dia com maior qualidade e menos impactos emocionais”, complementa o ginecologista. Juliana Sperandio sugere que durante a fase mais sensível a mulher foque em re-equilibrar o corpo em atividades que amenizam os sintomas, como ioga, e invista em alimentos ricos em precursores da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Banana, abacate, abacaxi, castanhas, cacau, algas marinhas e vegetais escuros são perfeitos para evitar que os sintomas aumentem. Por fim, o mais importante é que a mulher entenda e respeite seu corpo, perceba como ele funciona, quais são as alterações esperadas de acordo com o ciclo hormonal e que identifique quando existem sinais e sintomas que estejam comprometendo sua qualidade de vida. E, claro, que busque sempre uma ginecologista de confiança para acompanhar sua saúde, e para ser escutada e cuidada, pois TPM não é frescura.

Fontes: Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein, e Juliana Sperandio, médica da Clínica Alira, ginecologista, obstetra e especialista em Cirurgias Minimamente Invasivas pela Universidade de São Paulo (USP).

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook

Mulher

Simpatias de proteção para sua saúde mental e física

Publicado


source
Simpatias de proteção para sua saúde mental e física
Redação João Bidu

Simpatias de proteção para sua saúde mental e física

Com o estresse do dia a dia, precisamos proteger a mente e o corpo para não ser afetado por doenças ou aflições externas. E agora, com este período difícil de pandemia e quarentena, fortalecer o corpo e o espírito é ainda mais essencial. 

Durante o dia, vale reservar um momento para si, para colocar a cabeça no lugar com a ajuda, por exemplo, das práticas de  meditação . Além disso, simpatias de proteção também são suas aliadas para garantir o bem-estar e a serenidade neste momento.

Então, anota aí algumas simpatias de proteção para o corpo físico e espiritual que vão ajudar a mandar embora as doenças, os pensamentos negativos e a ansiedade.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO  HORÓSCOPO DIÁRIO  NO SITE DO JOÃO BIDU! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Simpatia de proteção

Ferva 3 litros de água e junte 3 ramos de guiné, 3 rosas amarelas, 6 ramos de arruda e uma espada-de-são-jorge. Espere amornar, coe e faça o seu banho de energia após o banho normal. Enquanto joga a mistura em seu corpo, do pescoço para baixo, mentalize paz, tranquilidade e segurança. Jogue o que sobrou do banho no lixo.

Simpatia para levantar o astral

Em uma panela com 3 litros de água fervente, coloque 7 pedras de sal grosso, um objeto pessoal banhado a ouro ou prata e deixe por 3 horas em seu quarto, sem mexer. Depois, retire o objeto e despeje o preparado do pescoço para baixo após o banho de higiene, fazendo uma oração a Nossa Senhora Aparecida. Ao sair do banho, acenda uma vela branca sobre um pires e espere queimar até a metade. Embrulhe a outra metade em um papel branco e jogue no lixo. Use o objeto pessoal como amuleto. Lave e utilize a panela de forma habitual.

Simpatia para afastar estresse e renovar energias

Compre duas garrafas de água mineral e, após o seu banho normal, derrame a água mineral sobre o corpo, do pescoço para baixo, sentindo um líquido tão puro escorrer por sua pele, tornando seu corpo cheio de energias positivas e bons fluidos. Faça isso na fase Crescente da Lua, às 8 horas da noite.

Simpatia para evitar doenças

Leia Também

Em um pires, acenda uma vela de 7 dias para o seu anjo da guarda. Enquanto a vela queima, peça a ele que livre você de qualquer problema de saúde. Reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. Os restos da vela devem ser jogados no lixo e o pires usado normalmente. Repita esta magia uma vez por mês.

Simpatia para garantir bem-estar

Ao se levantar, tire e sacuda 7 vezes a roupa com a qual você dormiu, pensando que nenhuma doença ou aflição alcançará o seu corpo. Em seguida, bata 7 vezes um pé de chinelo no outro e use como de costume. Faça essa simpatia todas as manhãs durante um mês.

Banho de proteção

Junte 3 rosas brancas numa vasilha com 1 litro de água fervente e deixe em infusão por alguns minutos. Antes do banho, acenda uma vela branca num pires, dentro do banheiro, fazendo uma oração ao seu anjo da guarda. Depois do banho de higiene, joque a mistura, já fria, do pescoço para baixo. Esse banho deve ser feito às segundas, às quintas e aos sábados.

LEIA TAMBÉM:

  • Técnicas de meditação: dicas para acalmar a mente sem sair de casa
  • Antissociais? Conheça os 3 signos mais reservados do Zodíaco

    Amor em abundância: saiba como cultivar essa energia em sua vida

    Fonte: IG Mulher

    Comentários Facebook
    Continue lendo

    Mulher

    Thaila Ayala se derrete pelo filho Francisco, veja foto do bebê

    Publicado


    source
    Francisco nasceu na quarta-feira (1º)
    Reprodução/Instagram

    Francisco nasceu na quarta-feira (1º)

    Thaila Ayala  deu à luz o primeiro filho no último dia 1º. O pequeno Francisco é fruto do casamento da atriz com o ator Renato Goés e a família já foi liberada da maternidade para ir para casa nesse sábado (4). Aproveitando a ocasião especial, a artista postou uma foto do bebê e já mostrou que é uma mãe bem babona.

    No clique, Francisco está com uma roupa vermelha e uma touca branca. Como se isso não fosse fofura o suficiente, ele ainda colocou a linguinha para fora. “Oi, gente. Deixa eu contar uma coisa para vocês, minha mainha está completamente alucinada por euzinho aqui e não quer saber de outra coisa, não. Perderam. Vocês que lutem”, escreveu Thaila na legenda.

    Renato Goés está se mostrando um papai bem coruja e comentou na publicação. “É a minha véinha da praça”, brincou o ator. Outros famosos também comentaram na publicação da atriz e se derreteram pelo pequeno Francisco.

    “Francisco estou rendida. Amo Vocês”, escreveu Fiorella Mattheis. “É muito amor. E só cresce, viu”, comentou Pathy Dejesus. “Já amo tanto esse bebê”, declarou Giovanna Ewbank.

    Francisco, filho de Thaila Ayala
    Reprodução/Instagram

    Francisco, filho de Thaila Ayala



    Fonte: IG Mulher

    Comentários Facebook
    Continue lendo

    Policial

    Política

    Mato Grosso