conecte-se conosco


Mato Grosso

Combate ao desmatamento ilegal de MT é destaque no evento Planet Explore 2021

Publicado

Mato Grosso


O combate ao desmatamento ilegal na Amazônia com o auxílio do monitoramento por satélite de todo o território estadual foi a única iniciativa brasileira apresentada no evento internacional “Planet Explore 2021”, no último domingo e na segunda-feira (12 e 13.10). Os resultados ambientais alcançados foram destaque entre casos de sucesso apresentados a líderes mundiais.

“É uma grande satisfação, como gestora, poder falar um pouco do trabalho desenvolvido utilizando as imagens e toda a inteligência por trás dos satélites da Planet, com o apoio da SCCON, e dizer como esses resultados estão mudando a vida das pessoas e o cenário da política pública ambiental do Estado de Mato Grosso”, conta a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. 

Dados mostram que a secretaria aumentou a sua produtividade e eficiência nos gastos públicos com o início do uso do Sistema de Monitoramento por Satélites Planet, incorporada como solução tecnológica junto às empresas SCCON (Santiago & Cintra Consultoria), em 2019. 

“O mais importante de tudo é que o órgão ambiental se tornou mais eficiente. O uso da tecnologia, somada ao grande empenho das nossas equipes no aprimoramento da gestão e nas ações de monitoramento e fiscalização, trouxeram a melhoria do órgão ambiental. Nós lutávamos, antes de ter a tecnologia, contra o desafio enorme de ter um estado com um território que equivale a três países da Europa, com uma estrutura pequena, seja para fiscalização ou para regularização ambiental”, afirma a gestora. 

O serviço foi adquirido por meio do Programa REM Mato Grosso (do inglês, REDD para pioneiros), que é uma premiação ao governo estadual pelos resultados na redução do desmatamento nos últimos 10 anos.

Antes e depois do uso das imagens de satélite

“Nos tornamos o órgão estadual do Brasil com a maior eficiência em ação de fiscalização. Com isso também reduzimos o custo operacional. Conseguimos eliminar a onda crescente do desmatamento com a Planet no primeiro ano, e no segundo ano, estamos imprimindo resultados de redução do desmatamento”, avalia . 

De agosto de 2020 a julho de 2021, houve a redução de 21,7% nos alertas de desmatamento, enquanto a média da Amazônia Legal é 4,3% de redução em comparação com o mesmo período do ano anterior. O dado oficial é do do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Outro destaque, conforme a secretária, é que a Sema-MT ganhou escala na regularização dos imóveis rurais, ou seja, na implementação do código florestal. Mato Grosso é um dos Estados com maior índice de Cadastros Ambientais Rurais (CAR) analisados do país. 

O licenciamento ambiental também ganhou eficiência. “Conseguimos, num momento em que era difícil ir in loco, substituir as visitas pelas imagens Planet que tem uma periodicidade importante para quem licencia, e uma resolução que permite visualizar de fato o que está acontecendo em campo”, complementa. 

Os alertas elaborados cruzam informações com o banco de dados da Sema-MT, identificando a área e o proprietário. É enviado um e-mail automaticamente alertando esse possível infrator sobre a detecção. Ele é orientado a procurar o órgão ambiental para se justificar, ou parar a infração imediatamente. 

Planet Explore 2021

A terceira conferência anual de usuários do Planet aconteceu de 12 a 13 de outubro de 2021 mostrou como os dados dos satélites Planet são aproveitados em todo o mundo. O evento contou com o uso da conexão global de iniciativas, histórias, líderes e instituições para o progresso. Saiba mais em: https://explore21.planet.com/ .

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Polícia Militar realiza troca de comando do 1º Batalhão em Cuiabá  

Publicado


Nesta terça-feira (19.10), às 17h, a Polícia Militar realiza a solenidade de troca de comando do 1º Batalhão “Daniel de Queiroz”, o mais antigo da instituição. O tenente-coronel Marco Antônio Guimarães passará o comando da unidade ao tenente-coronel Reginaldo Azizes Ferreira. A solenidade será realizada na sede do 1º BPM, no bairro do Porto, em Cuiabá.   

O ato solene será presidido pelo comandante-adjunto da Polícia Militar, coronel Daniel Lipi Alvarenga, e o comandante do 1º Comando Regional de Cuiabá (1º CR), coronel Esnaldo Moreira. Tenente-coronel Marco Antônio Guimarães comandou por mais de dois anos o batalhão centenário da PM, que faz parte da história mato-grossense e completou 104 anos de fundação em junho deste ano.  

A unidade é subordinada ao 1º Comando Regional e atende mais de 30 bairros da baixada cuiabana, por meio de três companhias da Polícia Militar instaladas na Beira Rio, Lixeira e Boa Esperança. 

Serviço

Solenidade de passagem de comando do 1º Batalhão   

Data: 19.10.2021   
Horário: 17 h   
Local: Avenida XV de Novembro, no bairro do Porto, em Cuiabá

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Centro de Triagem Covid-19: atendimento de excelência prestado por profissionais competentes

Publicado


Na última sexta-feira (15.10), tivemos o emocionante encerramento das atividades do Centro de Triagem Covid-19, que funcionou por 1 ano e dois meses na Arena Pantanal, em Cuiabá. Foram mais de 240 mil atendimentos prestados à população mato-grossense. 

Em mais de um ano, a unidade de triagem realizou a testagem da Covid-19, ofereceu consultas médicas, exames de imagem e forneceu medicamentos, quando prescritos pelo médico. 

Além de auxiliar a Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana, que estavam sobrecarregados no auge da pandemia, o Centro ganhou a credibilidade da população ao ofertar um serviço de excelência. 

Isso só foi possível graças ao empenho e à dedicação de profissionais brilhantes, que entregaram um atendimento de primeiro mundo no Centro de Triagem. O esforço desses trabalhadores é digno de todos os aplausos e do reconhecimento da população. 

É com muita gratidão que parabenizo os mais de 400 profissionais que atuaram no Centro de Triagem. Faço esse reconhecimento público em nome da secretária adjunta de Gestão Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Caroline Dobes, e da diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, pois o Centro de Triagem foi uma extensão dos serviços prestados pelo Hospital Estadual. 

Durante a pandemia pela Covid-19, entendemos na prática a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). O Centro de Triagem, que funcionou gratuitamente pelo SUS, muitas vezes superou a expectativa depositada em um serviço particular e atendeu até 900 pessoas por dia. 

A excelência no atendimento foi demonstrada inúmeras vezes pelos usuários, que expressavam muita satisfação com o serviço. 

“O Centro de Triagem salvou muitas vidas e eu fui uma delas”, “fui atendida três vezes com muita competência”, “grande serviço prestado em meio à grande crise causada por uma pandemia”, “trabalho de excelência”, “equipe séria e comprometida responsável pelo melhor atendimento à população”, “empenho e comprometimento incontestáveis”. 

Eu dedico esse reconhecimento aos verdadeiros protagonistas do Centro de Triagem: os trabalhadores da saúde. 

Registro a minha eterna gratidão a todos aqueles que exerceram a missão de salvar vidas e não abandonaram essa árdua tarefa nos momentos mais angustiantes da pandemia. Meu respeito e minha admiração por vocês!

*Gilberto Figueiredo, Secretário de Estado de Saúde

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso