conecte-se conosco


Internacional

China enviará três astronautas a estação espacial no sábado

Publicado

Internacional


A China enviará três astronautas a uma estação espacial em construção na manhã de sábado (16), incluindo a primeira mulher a visitar a instalação em que a tripulação deve permanecer durante seis meses.

Será a segunda de quatro missões tripuladas planejadas à estação, que deve ser finalizada até o fim do ano que vem.

A espaçonave Shenzhou-13 será lançada à 0h23 de sábado (horário de Pequim), disse Lin Xiqiang, porta-voz do Programa Espacial Tripulado da China.

Zhai Zhigang, de 55 anos, que integrou a primeira leva de astronautas chineses no fim dos anos 90, será o comandante da missão, informou Lin.

Zhai será acompanhado por Wang Yaping e Ye Guangfu, ambos de 41 anos. Wang será a primeira mulher astronauta a visitar a estação chinesa.

A missão conhecida como Shenzhou-13, “Embarcação Divina” em chinês, será a segunda missão espacial de Zhai e Wang e a primeira de Ye.

A China começou a construiu o que será sua primeira estação espacial permanente em abril, com o lançamento do Tianhe, o primeiro e maior de seus três módulos.

Ligeiramente maior do que um ônibus, o Tianhe será o alojamento assim que a estação espacial estiver pronta.

A tripulação de três pessoas da missão anterior Shenzhou-12 se hospedou em Tianhe durante 90 dias, entre julho e setembro.

Comentários Facebook

Internacional

Covid-19: Américas têm menor nível de casos e óbitos em mais de um ano

Publicado


A pandemia está recuando lentamente na maior parte das Américas, disse a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) nesta quarta-feira, informando que na semana passada os números de casos e óbitos no continente foram os menores em mais de um ano.

“Temos motivos para estarmos otimistas, mas devemos permanecer vigilantes”, disse o diretor-assistente da Opas, Jarbas Barbosa.

Ele pediu às autoridades que continuem implementando medidas de saúde pública, como o uso de máscaras, distanciamento social e limitação de grandes reuniões, especialmente porque muitos países ainda estão se esforçando para expandir a cobertura de vacinação.

Quase 44% das pessoas na América Latina e no Caribe completaram sua imunização contra a covid-19, em grande parte graças a doações, feitas bilateralmente ou por meio do consórcio Covax, liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Hoje, o dobro de pessoas na América Latina e no Caribe estão totalmente vacinadas contra a Covid-19 do que em agosto”, disse Barbosa.

Edição: Maria Claudia

Comentários Facebook
Continue lendo

Internacional

Atirador em shopping de Idaho, nos EUA, morre devido a ferimentos

Publicado


Um homem que matou a tiros duas pessoas – e feriu outras, incluindo um policial – em um shopping center de Boise, no estado norte-americano de Idaho, morreu nessa terça-feira (26), disseram autoridades.

Os investigadores ainda não determinaram se os ferimentos que o mataram resultaram de uma troca de tiros com a polícia no local, ou de um tiro dado por ele mesmo, antes de ser levado sob custódia, de acordo com o chefe de polícia de Boise, Ryan Lee.

A motivação do atentado de segunda-feira (25) continua sob investigação, disse Lee em entrevista coletiva, um dia após o ataque no shopping Boise Towne Square, no extremo oeste da capital de Idaho.

O suspeito foi identificado publicamente na terça-feira como Jacob Bergquist, de 27 anos, morador de Boise. Segundo o chefe de polícia, ele já teve desentendimentos anteriores com a segurança do shopping e a polícia por “comportamento perturbador”.

“Tivemos contato com ele no passado, mas não tínhamos nenhum motivo para prendê-lo”, disse Lee, acrescentando que Bergquist não tinha nenhum histórico de trabalho no local.

A polícia revelou novos detalhes sobre o incidente, afirmando que o suspeito, que vestia preto, disparou vários tiros dentro do shopping, antes de fugir do prédio, e foi confrontado por policiais que chegaram ao local em dois minutos e meio.

Segundo Lee, a rápida resposta evitou uma “tragédia mais grave”.

*Reportagem adicional de Kanishka Singh 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso