conecte-se conosco


Política

João Batista recebe homenagem do Dia do Nordestino

Publicado

Política


Foto: FERNANDA BORRALHO / ASSESSORIA DE GABINETE

O deputado estadual João Batista do Sindspen (PROS), esteve neste último final de semana (8 e 9), no município de Barra do Garças (a 520 km de Cuiabá), e cumpriu agendas da Segurança Pública e Cultura. Na sexta-feira, o parlamentar foi um dos homenageados no evento realizado aos pioneiros nordestinos de Barra do Garças, no sábado, o deputado cumpriu uma agenda mais técnica, realizando visitas na Cadeia Pública e na Delegacia de Roubos e Furtos da cidade.

O evento em homenagem aos nordestinos, foi realizado no anfiteatro Fernando Peres de Farias, uma homenagem organizada pela prefeitura de Barra do Garças, junto à Secretaria de Cultura e o Centro de Tradição Nordestina (CTN).

“O evento promovido pela Secretaria de Cultura e o Centro de Tradições Nordestinas (CTN) ultrapassou todas as minhas expectativas. Foi um enorme prazer poder participar desta homenagem e ver como os meus conterrâneos fizeram e fazem parte da história desta linda cidade que é Barra do Garças”, disse João Batista.

O secretário de Cultura, Alessandro Matos, é autor da Lei Municipal 4.208/2020, que determinou a “Semana Municipal da Tradição Nordestina”. Para o secretário, a presença de João Batista no evento, serviu para mostrar a “força do povo nordestino, que tem um deputado estadual devidamente eleito”. “A presença do deputado João Batista abrilhantou ainda mais o nosso evento. Ele como nordestino, natural de Belém do São Francisco, mostra a força dessas pessoas”, disse o secretário.

Dando continuidade em sua agenda, João Batista reservou toda a manhã de sábado para cumprir pautas relacionadas à Segurança Pública, fazendo sua primeira parada na Cadeia Pública da cidade, tendo a oportunidade de realizar um bate-papo com os policiais penais e apresentar todos os avanços para a categoria conquistados no Parlamento.

“Fico muito feliz em ver toda a receptividade dos policiais penais. Hoje tivemos a oportunidade de poder conversar com integrantes de todos os plantões lotados nesta unidade. Essa receptividade mostra que estamos no caminho certo, lutando para dar melhores condições de trabalho aos nossos policiais penais”, contou o deputado.

O parlamentar é presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e encerrou sua agenda realizando a entrega de um drone para a Delegacia de Roubos e Furtos do município. O objeto foi abatido na Penitenciária de Mata Grande, e que agora será utilizado pela Polícia Civil no combate ao crime organizado. 

“Este é um trabalho que já vem sendo realizado em todo o Estado. Utilizando o dinheiro do crime, contra o crime. O aparelho agora será utilizado no combate contra o tráfico de drogas e aos roubos. Ver estas ações sendo realizadas de forma efetiva, é uma satisfação muito grande para todos nós que integramos as Forças de Segurança”, finalizou. 

Fonte: ALMT

Comentários Facebook

Política

Comissão aprova substitutivo em projeto que nomeia primeira ferrovia estadual

Publicado


Reunião da Comissão aconteceu no gabinete do deputado Valmir Moretto.

Foto: Raul Bradock

A Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte da Assembleia Legislativa aprovou substitutivo ao Projeto de Lei 855/21, que trata da nomeação da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso. Decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (19). O substitutivo mantém toda extensão da ferrovia com o nome de “Ferrovia Estadual Vicente Emílio Vuolo”. Os terminais de Lucas do Rio Verde e de Nova Mutum terão o nome de “Terminal Rodoferroviário Olacyr de Moraes”. 

A reunião aconteceu no gabinete do deputado Valmir Moretto (Republicanos), que é presidente da Comissão e relator do substitutivo. Também votaram os membros Xuxu Dalmolin (PSC) e deputado Delegado Claudinei (PSL).

“Buscamos trazer equilíbrio, por se tratar da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso. Foram 3 votos pelo substitutivo. Agora o projeto segue para o plenário. Não podemos deixar de parabenizar o governador Mauro Mendes, porque para ter o nome, precisa ter a ferrovia”, destacou o deputado Valmir Moretto.

“Essa ferrovia vai trazer inúmeras riquezas. A construção é lenta e pode demorar até 7 anos para ser construída, ainda assim, já estamos nomeando pessoas importantes que lutaram para ela acontecer. Nada mais justo do que homenagear os dois nomes”, pontua Moretto.

O relatório da comissão deve ser apreciado pelo plenário da AL na sessão de quarta-feira (20).

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Ferrovia estadual deverá prestar homenagem ao senador Vicente Vuolo

Publicado


Foto: Raul Bradock

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) deve encerrar na sessão de quarta-feira (20/10) a polêmica relativa à denominação da ferrovia estadual, que se iniciou por pretensão do governador Mauro Mendes (DEM) que visava homenagear o empresário Olacyr de Moraes (1931-2015) – em contraposição a anterior decisão dos deputados estaduais em referência à memória do senador Vicente Emílio Vuolo (1929-2001). 

Por meio do Projeto de Lei nº 855/2021, o deputado Wilson Santos (PSDB) propôs aos pares desautorizar o intento do Poder Executivo e tornar a prestar homenagem ao senador mato-grossense – cujo histórico empenho pela concretização da ferrovia é inegável. 

“Trata-se do legado e uma realidade concreta de quem sonhou, lutou e dedicou sua vida para ver Mato Grosso interligado pela ferrovia e a produção sendo escoada em vagões, com rapidez e segurança; em virtude de sua dedicação à causa da ferrovia, recebeu diversas homenagens, entre elas a medalha de Mérito Ferroviário, concedida pela Rede Ferroviária Nacional, e o título de senador honorário do Oeste Paulista, da Associação dos Municípios do Oeste Paulista”, lembra o parlamentar em defesa da iniciativa. 

CONCILIAÇÃO 

De outro lado, não se pode negar o empenho dedicado por Olacyr de Moraes à implantação da ferrovia – razão que motivou o governador a pretender honrar a memória do empresário. 

Por iniciativa do presidente da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte da ALMT, deputado Valmir Moretto (Republicanos) – relator do projeto de lei apresentado por Wilson Santos – a polêmica pode ter um fim satisfatório para ambos os lados, por meio de solução conciliatória. 

Moretto apresentou substitutivo ao projeto, de acordo com o qual fica mantida a denominação da ferrovia estadual em homenagem ao senador Vicente Vuolo e – de forma a honrar também a memória do empresário – propõe nomear “Olacyr de Moraes” os terminais que serão construídos nos municípios de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. 

O substitutivo apresentado pelo deputado Valmir Moretto foi aprovado na comissão em reunião realizada na tarde de terça-feira (19/10), tendo a concordância dos pares Xuxu Dal Molin (PSC) e Delegado Claudinei (PSL). 

A matéria segue para votação em plenário na sessão desta quarta-feira, em regime de urgência, quando a discussão deve ser definitivamente encerrada. 

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso