conecte-se conosco


Mato Grosso

Em Mato Grosso, 11 municípios estão com risco moderado de contaminação pela Covid-19

Publicado

Mato Grosso


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou, nesta terça-feira (21.09), o Boletim Informativo nº 562 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

O documento mostra, a partir da página 11, que 11 municípios registram classificação de risco moderado para o coronavírus. São eles: Colniza, Indiavaí, Itaúba, Jangada, Nova Santa Helena, Novo Horizonte do Norte, Novo São Joaquim, Reserva do Cabaçal, Rondolândia, Santa Rita do Trivelato e São José do Povo.

Outras 130 cidades estão classificadas na categoria de risco baixo para a contaminação do coronavírus. Nenhum município foi classificado com risco alto ou muito alto para a Covid-19.

Novo método para classificação

O método para definir a classificação de risco dos municípios foi aprimorado. A mudança foi publicada no Diário Oficial do dia 25 de março de 2021. Desde então, não é levado em consideração apenas o número absoluto dos casos dos últimos quatorzes dias, mas sim a média móvel dos últimos quatorzes dias.

Assim, o município não sofrerá uma mudança brusca de um boletim para o outro; a cidade ficará na mesma categoria por pelo menos duas semanas, conforme sua média móvel de casos.

Também foi aperfeiçoado o cálculo dos casos acumulados. Antes eram considerados os casos acumulados a partir do dia 1º de dezembro de 2020. Com a nova metodologia, a análise será realizada sempre com base nos casos acumulados dos últimos 90 dias.

Confira as medidas de acordo com a classificação de risco

• Nível de Risco MODERADO

a) implementação e/ou manutenção de todas as medidas previstas para o Nível de Risco BAIXO;

b) quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Polícia Militar realiza troca de comando do 1º Batalhão em Cuiabá  

Publicado


Nesta terça-feira (19.10), às 17h, a Polícia Militar realiza a solenidade de troca de comando do 1º Batalhão “Daniel de Queiroz”, o mais antigo da instituição. O tenente-coronel Marco Antônio Guimarães passará o comando da unidade ao tenente-coronel Reginaldo Azizes Ferreira. A solenidade será realizada na sede do 1º BPM, no bairro do Porto, em Cuiabá.   

O ato solene será presidido pelo comandante-adjunto da Polícia Militar, coronel Daniel Lipi Alvarenga, e o comandante do 1º Comando Regional de Cuiabá (1º CR), coronel Esnaldo Moreira. Tenente-coronel Marco Antônio Guimarães comandou por mais de dois anos o batalhão centenário da PM, que faz parte da história mato-grossense e completou 104 anos de fundação em junho deste ano.  

A unidade é subordinada ao 1º Comando Regional e atende mais de 30 bairros da baixada cuiabana, por meio de três companhias da Polícia Militar instaladas na Beira Rio, Lixeira e Boa Esperança. 

Serviço

Solenidade de passagem de comando do 1º Batalhão   

Data: 19.10.2021   
Horário: 17 h   
Local: Avenida XV de Novembro, no bairro do Porto, em Cuiabá

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Centro de Triagem Covid-19: atendimento de excelência prestado por profissionais competentes

Publicado


Na última sexta-feira (15.10), tivemos o emocionante encerramento das atividades do Centro de Triagem Covid-19, que funcionou por 1 ano e dois meses na Arena Pantanal, em Cuiabá. Foram mais de 240 mil atendimentos prestados à população mato-grossense. 

Em mais de um ano, a unidade de triagem realizou a testagem da Covid-19, ofereceu consultas médicas, exames de imagem e forneceu medicamentos, quando prescritos pelo médico. 

Além de auxiliar a Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana, que estavam sobrecarregados no auge da pandemia, o Centro ganhou a credibilidade da população ao ofertar um serviço de excelência. 

Isso só foi possível graças ao empenho e à dedicação de profissionais brilhantes, que entregaram um atendimento de primeiro mundo no Centro de Triagem. O esforço desses trabalhadores é digno de todos os aplausos e do reconhecimento da população. 

É com muita gratidão que parabenizo os mais de 400 profissionais que atuaram no Centro de Triagem. Faço esse reconhecimento público em nome da secretária adjunta de Gestão Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Caroline Dobes, e da diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, pois o Centro de Triagem foi uma extensão dos serviços prestados pelo Hospital Estadual. 

Durante a pandemia pela Covid-19, entendemos na prática a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). O Centro de Triagem, que funcionou gratuitamente pelo SUS, muitas vezes superou a expectativa depositada em um serviço particular e atendeu até 900 pessoas por dia. 

A excelência no atendimento foi demonstrada inúmeras vezes pelos usuários, que expressavam muita satisfação com o serviço. 

“O Centro de Triagem salvou muitas vidas e eu fui uma delas”, “fui atendida três vezes com muita competência”, “grande serviço prestado em meio à grande crise causada por uma pandemia”, “trabalho de excelência”, “equipe séria e comprometida responsável pelo melhor atendimento à população”, “empenho e comprometimento incontestáveis”. 

Eu dedico esse reconhecimento aos verdadeiros protagonistas do Centro de Triagem: os trabalhadores da saúde. 

Registro a minha eterna gratidão a todos aqueles que exerceram a missão de salvar vidas e não abandonaram essa árdua tarefa nos momentos mais angustiantes da pandemia. Meu respeito e minha admiração por vocês!

*Gilberto Figueiredo, Secretário de Estado de Saúde

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso