conecte-se conosco


Nacional

Com previsão de La Niña e torcida por chuva, primavera começa no Brasil

Publicado

Nacional


source
Algumas regiões do Brasil podem ter aumento no volume de chuvas
Reprodução: iG Minas Gerais

Algumas regiões do Brasil podem ter aumento no volume de chuvas

O fenômeno La Niña pode provocar a irregularidade no volume das chuvas em algumas regiões do país nesta primavera, afirmou o Inmet. Segundo o Instituto, a probabilidade de ocorrência do fenômeno, que deve ter curta duração e baixa intensidade, está acima dos 70%.

“Caso ocorra, a tendência é que tenhamos chuvas abaixo da média na região Sul e ligeiramente acima da média na parte Sudeste e central do Brasil”, disse Márcia Seabra, coordenadora de meteorologia aplicada do Inmet.

O La Niña consiste na diminuição da temperatura da superfície da água vinda do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental, resultando em diversas mudanças no clima e na temperatura, além da orientação das chuvas, em todo mundo.

Os meses de outubro e dezembro serão de irregularidade na precipitação no centro-norte. Em novembro, segundo Marcia, a situação pode se estabilizar.

Na região Sul, no sul do Mato Grosso e em São Paulo, a tendência é de que chova menos que o normal entre outubro e novembro. Em dezembro, no entanto, o instituto prevê uma normalização.

Na faixa norte do país, as temperaturas nesse período devem se manter dentro dos padrões considerados normais. Em Minas Gerais, no Espírito Santo e na Bahia, porém, os termômetros devem registrar índices um pouco menores do que o habitual.

Comentários Facebook

Nacional

PF prende acusado de financiar tráfico de cocaína em aviões da FAB

Publicado


source
 Avião da Força Aérea Brasileira (FAB)
Reprodução

Avião da Força Aérea Brasileira (FAB)

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta segunda-feira (18) Marcos Daniel Penna Borja Rodrigues Gama, apontado como um dos líderes e financiador de  associação criminosa responsável pela remessa de drogas que partiu em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) rumo à Europa.

Conhecido como “Chico Bomba”, ele foi preso em casa. Segundo apuração do Metrópoles , o acusado fazendo ameaças a testemunhas do caso. Ele deve responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, com penas que podem chegar a 30 anos de reclusão

A investigação acredita que Gama seja um dos donos da cocaína encontrada na mala do sargento Manoel Silva Rodrigues, preso em 2019 . O militar viajava em uma  aeronave de apoio à comitiva do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido),rumo ao Japão, onde houve uma reunião.

A PF acredita que Marcos Gama tenha um esquema de lavagem de dinheiro com empresas das quais é sócio. São elas: Premier Academia Ltda., localizada na Asa Sul; da Belix Incorporações, na Asa Norte; e da PCL Serviços Administrativos, em Santa Catarina. Todas foram alvo da PF na operação de terça-feira.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Supremo rejeita habeas corpus de Zé Trovão para reverter prisão preventiva

Publicado


source
Supremo rejeita habeas corpus de Zé Trovão para reverter prisão preventiva
Reprodução

Supremo rejeita habeas corpus de Zé Trovão para reverter prisão preventiva

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram maioria para rejeitar o pedido do caminhoneiro bolsonarista Marco Antônio Pereira Gomes,  conhecido como Zé Trovão, para reverter a prisão preventiva decretada pelo ministro da corte, Alexandre de Moraes.

Zé Trovão é investigado no inquérito que apura os atos antidemocráticos. No último feriado do 7 de setembro, o caminhoneiro publicou vídeos incentivando atos violentos contra o STF e seus ministros.

A prisão preventiva do bolsonarista foi decretada no dia 1º de setembro, mas ela não ocorreu porque ele fugiu do país. Zé Trovão pediu asilo ao México alegando sofrer perseguição política. Quem ingressou com o habeas corpus foram deputados bolsonaristas.

No julgamento que ocorre no plenário virtual, nesta segunda-feira (18), votaram Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Rosa Weber. Assim, os cinco formam a maioria contra a tentativa de Zé Trovão de se ver livre da prisão.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso