conecte-se conosco


Nacional

Assembleia da ONU: relembre a participação do Brasil em 2003 e veja o que mudou

Publicado

Nacional


source
Gilberto Gil, então Ministro da Cultura do Brasil em 2003
Reprodução

Gilberto Gil, então Ministro da Cultura do Brasil em 2003

Cerca de 18 anos separam momentos distintos da diplomacia brasileira. Em setembro de 2003, Lula estava em Nova Iorque para discursar na Assembleia Geral da ONU daquele ano. Em vídeo publicado nas redes sociais, pessoas relembram o que um dia foi “a imagem do Brasil lá fora”. 

Diferente do que o atual presidente Bolsonaro demonstrou nesta terça-feira (21), em uma sequência de afirmações falsas , o evento em 2003 foi marcado por um discurso sobre solidariedade entre nações e momentos de exaltação a cultura brasileira. 

Naquele ano, Lula e Gilberto Gil, ministro da Cultura na época, compareceram a Assembleia. Em uma apresentação conhecida como “Show da Paz”, Gil, ao lado de Koffi Annan, então secretário-geral da ONU, tocou a música “Toda Menina Bahiana”. 

Com o objetivo de ser um tributo as vítimas do atentado contra o prédio das Nações Unidas, em Bagdá, no qual morreu o Alto Comissário para Direitos Humanos da ONU Sérgio Vieira de Mello, um diplomata brasileiro, Gil colocou todos os líderes de Estado para dançar e aproveitar a música:

Em questão de discurso, o teor muda ao comparar o que foi dito em 2003 e o que foi falado na manhã de hoje. Distante de querer estabelecer relações diplomáticas durante sua passagem pelos Estados Unidos, Bolsonaro faz um discurso focado em promover unicamente seu governo e suas crenças. 

Enquanto grande parte dos líderes presentes defendiam a vacinação, Bolsonaro dizia:  “Ainda não tomei” . Sua descrença na imunização foi confirmada ao defender o tratamento precoce.

“Eu mesmo fui um desses que fez tratamento inicial. Respeitamos a relação médico-paciente na decisão da medicação a ser utilizada e no seu uso off-label. Não entendemos porque muitos países, juntamente com grande parte da mídia, se colocaram contra o tratamento inicial. A história e a ciência saberão responsabilizar a todos”, disse. 

Durante seu discuro em 2003, Lula foi enfático em temas importantes para seu governo, assim como fez Bolsonaro, mas ele também defendeu a importância de uma boa relação entre as nações de todo mundo. 

“O diálogo democrático é o mais eficaz de todos os instrumentos de mudança. A mesma determinação que meus companheiros e eu estamos empregando para tornar a sociedade brasileira mais justa e humana, empregarei na busca de parcerias internacionais com vistas a um desenvolvimento equânime e a um mundo pacífico, tolerante e solidário”, disse durante a abertura. 

Você viu?

O encontro na manhã desta terça-feira foi o primeiro presencial desde o ínicio da pandemia, um marco para a retomada mundial. Durante o encerramento, António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, disse que o período vivido por todo mundo se mostrou “o período mais desafiador que o mundo viu desde a Segunda Guerra Mundial”. Grande parte dos discursos foram baseados em reconstruir o que foi destruído pela pandemia e apoiar as comunidades durante este momento. 





Comentários Facebook

Nacional

PF prende acusado de financiar tráfico de cocaína em aviões da FAB

Publicado


source
 Avião da Força Aérea Brasileira (FAB)
Reprodução

Avião da Força Aérea Brasileira (FAB)

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta segunda-feira (18) Marcos Daniel Penna Borja Rodrigues Gama, apontado como um dos líderes e financiador de  associação criminosa responsável pela remessa de drogas que partiu em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) rumo à Europa.

Conhecido como “Chico Bomba”, ele foi preso em casa. Segundo apuração do Metrópoles , o acusado fazendo ameaças a testemunhas do caso. Ele deve responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, com penas que podem chegar a 30 anos de reclusão

A investigação acredita que Gama seja um dos donos da cocaína encontrada na mala do sargento Manoel Silva Rodrigues, preso em 2019 . O militar viajava em uma  aeronave de apoio à comitiva do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido),rumo ao Japão, onde houve uma reunião.

A PF acredita que Marcos Gama tenha um esquema de lavagem de dinheiro com empresas das quais é sócio. São elas: Premier Academia Ltda., localizada na Asa Sul; da Belix Incorporações, na Asa Norte; e da PCL Serviços Administrativos, em Santa Catarina. Todas foram alvo da PF na operação de terça-feira.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Supremo rejeita habeas corpus de Zé Trovão para reverter prisão preventiva

Publicado


source
Supremo rejeita habeas corpus de Zé Trovão para reverter prisão preventiva
Reprodução

Supremo rejeita habeas corpus de Zé Trovão para reverter prisão preventiva

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram maioria para rejeitar o pedido do caminhoneiro bolsonarista Marco Antônio Pereira Gomes,  conhecido como Zé Trovão, para reverter a prisão preventiva decretada pelo ministro da corte, Alexandre de Moraes.

Zé Trovão é investigado no inquérito que apura os atos antidemocráticos. No último feriado do 7 de setembro, o caminhoneiro publicou vídeos incentivando atos violentos contra o STF e seus ministros.

A prisão preventiva do bolsonarista foi decretada no dia 1º de setembro, mas ela não ocorreu porque ele fugiu do país. Zé Trovão pediu asilo ao México alegando sofrer perseguição política. Quem ingressou com o habeas corpus foram deputados bolsonaristas.

No julgamento que ocorre no plenário virtual, nesta segunda-feira (18), votaram Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Rosa Weber. Assim, os cinco formam a maioria contra a tentativa de Zé Trovão de se ver livre da prisão.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso