conecte-se conosco


Policial

Ação educativa integrada aborda 64 motociclistas em Várzea Grande

Publicado

Policial


Uma ação educativa voltada para os motociclistas foi realizada na manhã desta terça-feira (21.09), na avenida 31 de março, em Várzea Grande. Ao todo, 64 motociclistas que trafegavam pelo local foram abordados com orientações de segurança no trânsito.

A abordagem educativa faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito em Mato Grosso. Este ano o tema da campanha é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Participaram da ação integrada o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito, Polícia Judiciária Civil, por meio da Deletran, Guarda Municipal de Várzea Grande e o Sest Senat.

Os motociclistas abordados receberam orientações de segurança desde o uso correto do capacete e prazo de validade do equipamento, condições e posicionamento correto da viseira, calçados corretos para usar na moto, além de orientações sobre a velocidade de trafegar nas vias, uso do corredor, entre outros assuntos.

“São orientações importantes, pois os motociclistas tendem a ser mais vulneráveis no trânsito. Qualquer acidente que sofram, as lesões sempre podem ser mais graves”, observou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl. 

Após a abordagem, os motociclistas receberam orientações em um vídeo no posto móvel da PRF sobre os perigos da ultrapassagem pelo acostamento, transporte de menor, e as formas corretas de trafegar em segurança no trânsito.

Um dos motociclistas abordados foi o ajudante de pedreiro, Gustavo Nunes, que aprovou a ação educativa. “Muito importante uma ação dessa magnitude para conscientizar os motociclistas de circular em segurança no trânsito”, comentou.  

O subcomandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Alexander Gouveia Ortiz, disse que a importância da blitz educativa é para orientar os motociclistas a respeito do maior item de segurança deles, que é o capacete.

“Muitos motociclistas são flagrados com capacete vencido e fora das condições normais de uso. O equipamento tem que estar com os adesivos refletivos em boas condições, porque o motociclista precisa ser visto e no trânsito ele é uma das partes mais frágeis. A maioria dos acidentes com vítima envolve carro e moto ou somente motos. Então, essas ações educativas visam reforçar esses itens de segurança e garantir que com isso consigamos salvar vidas”, falou.

Durante as abordagens também foram verificadas pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar as condições de trafegabilidade e documentação das motos. Uma moto foi removida pelo mal estado de conservação e o condutor estar inabilitado.

“O Batalhão de Trânsito e demais parceiros estão orientando os motociclistas a respeitarem mais o trânsito. Quando tem acidentes envolvendo motos, muitas vidas são perdidas. E nessa ação queremos sensibilizar os motociclistas a adotarem comportamentos mais seguros no trânsito”, disse o 2° sargento da PM, D.Pinheiro, do Batalhão de Trânsito.

Após a abordagem educativa, os motociclistas passaram pelo posto móvel do Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Trânsito (Senat), onde puderam se hidratar e receber informações de psicologia, fisioterapia para a melhoria da qualidade de vida, além de informações sobre os serviços ofertados pelo Sest Senat.

Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em todo o País voltadas para educação, engenharia e fiscalização com o objetivo de sensibilizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres, para a construção de um trânsito mais seguro.

Em Mato Grosso, as ações conjuntas contarão com a participação de equipes do Detran-MT, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Guarda Municipal de Várzea Grande, Sest Senat e concessionária Rota do Oeste. 

Confira a programação:

Dia 22/09 – Blitz educativa: Caminhões (freios)

Horário: das 8h às 14h

Local: BR-163/364 (Serra de São Vicente)

Dia 22/09 – Blitz educativa “Amigo da Rodada – Eu que levo!”

Horário: a partir das 19 horas

Local: bares da avenida Beira Rio e da rua jornalista Jaques Brunini, em Cuiabá.

Dia 23/09 – Blitz Educativa “Cinemoto” para motociclistas de aplicativo

Horário: das 21h às 22h30

Local: avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá.

Dia 23/09 – Blitz educativa: Caminhões (freios)

Horário: das 8h às 14h

Local: BR-163/364 (Serra de São Vicente)

Dia 24/09 – Blitz educativa “Amigo da Rodada”

Horário: a partir das 19 horas

Locais: Baronês, Choppão, Ponto do Porco (sujeito à adequações, conforme público)

Dia 26/09 – Cerimônia de encerramento e “Pedal Legal: SNT 2021”

Horário: 5h30 (concentração) – saída às 6h
Local: Sinuelo, em Cuiabá

Fonte: PM MT

Comentários Facebook

Policial

Morte de mulher em Pontes e Lacerda é esclarecida e dois suspeitos são presos por feminicídio

Publicado


Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT

A Polícia Civil em Pontes e Lacerda (448 km a oeste) esclareceu um feminicídio ocorrido na semana passada no município e prendeu dois suspeitos pelo crime nesta segunda-feira (18.10).

Os mandados de prisão temporária foram deferidos pela Comarca local, após representação da delegada Bruna Caroline Laet, da Delegacia de Pontes e Lacerda.

Um dos investigados presos, de 34 anos, admitiu participação no crime desferindo os golpes na vítima. O outro negou envolvimento no homicídio e que apenas tentou separar a vítima durante um desentendimento.

Milene Natasha Soares de Freitas, 21 anos, foi morta com golpes de faca na madrugada do dia 14 de outubro. Ela foi encontrada caída em uma rua do bairro Vila Iguaçu, pedido por socorro. Ela apresentava perfurações no pescoço e braço, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu a caminho do hospital.

Apuração

A partir da investigação instaurada pela Delegacia Municipal, os investigadores coletaram diversas informações que chegaram à dinâmica de como ocorreu o crime e a motivação.

Os dois investigados pelo crime moram em um mesmo terreno, em casas distintas, cujos locais eram frequentados por Milene. Ela mantinha um relacionamento com um deles e participava de confraternizações e fazia uso de entorpecentes em companhia de ambos. 

Na noite anterior ao crime, ocorreu um churrasco no quintal onde os suspeitos tinham residência, que se estendeu pela madrugada, para comemorar o aniversário de uma pessoa conhecida. Por volta das 4h30 da manhã Milene foi vista correndo em direção à rua e na sequência, um dos suspeitos, com o rosto ensaguentado, entrou na casa, pegou uma faca e também saiu em direção à via pública. Em seguida, a vítima foi vista já caída na rua.

Indícios

Elementos informativos coletados durante a apuração apontam os dois investigados como as únicas pessoas vistas na cena do crime. Um deles foi visto por testemunhas correndo com uma faca, poucos minutos antes da saída da vítima da casa onde ocorria o churrasco. Já o outro foi visto ao pegar uma faca em sua casa e sair atrás de Milene.

No trajeto entre a casa onde Milene estava até o ponto onde ela caiu foram encontrados vestígios de sangue, assim como também nas duas casas do terreno, apontando que a vítima foi atingida por golpes de faca ainda dentro do imóvel e depois na rua.

Durante oitivas realizadas, a Polícia Civil obteve informações que a vítima mantinha um relacionamento com um dos suspeitos. Contudo, foram apontados indícios de que ela também teve um caso com o outro suspeito, mas não era do conhecimento de pessoas do convívio de ambos.

Os dois responderão por homicídio doloso, com qualificadora em feminicídio.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Militar realiza troca de comando do 1º Batalhão em Cuiabá  

Publicado


Nesta terça-feira (19.10), às 17h, a Polícia Militar realiza a solenidade de troca de comando do 1º Batalhão “Daniel de Queiroz”, o mais antigo da instituição. O tenente-coronel Marco Antônio Guimarães passará o comando da unidade ao tenente-coronel Reginaldo Azizes Ferreira. A solenidade será realizada na sede do 1º BPM, no bairro do Porto, em Cuiabá.   

O ato solene será presidido pelo comandante-adjunto da Polícia Militar, coronel Daniel Lipi Alvarenga, e o comandante do 1º Comando Regional de Cuiabá (1º CR), coronel Esnaldo Moreira. Tenente-coronel Marco Antônio Guimarães comandou por mais de dois anos o batalhão centenário da PM, que faz parte da história mato-grossense e completou 104 anos de fundação em junho deste ano.  

A unidade é subordinada ao 1º Comando Regional e atende mais de 30 bairros da baixada cuiabana, por meio de três companhias da Polícia Militar instaladas na Beira Rio, Lixeira e Boa Esperança. 

Serviço

Solenidade de passagem de comando do 1º Batalhão   

Data: 19.10.2021   
Horário: 17 h   
Local: Avenida XV de Novembro, no bairro do Porto, em Cuiabá

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso