conecte-se conosco


Mato Grosso

Seplag capacita servidores para utilizar nova versão do sistema de Aquisições Públicas

Publicado

Mato Grosso


A Secretaria de Planejamento e Gestão realizou na semana passada um treinamento com servidores do Estado que atuam na área de compras públicas sobre a nova versão do Sistema de Aquisições Governamentais (SIAG) que será implementada em breve.

O treinamento teve o objetivo de capacitar os servidores do Estado que trabalham com aquisições governamentais em órgãos e entidades do Executivo antes da implantação da nova versão do sistema, para que todos estejam aptos ao uso da ferramenta quando ela for disponibilizada, evitando assim atrasos nos processos licitatórios.

Participaram da qualificação cerca de 50 servidores, de maneira híbrida-presencial e online, mas a Secretaria também disponibilizará vídeos tutoriais sobre a utilização do novo sistema.

A atualização do SIAG trará mais transparência, celeridade e economicidade nas contratações públicas. Praticamente todo processo licitatório será realizado dentro da nova plataforma, que trará nova funcionalidades como a elaboração do estudo técnico preliminar e termo de referência de forma automatizada.

Trará, ainda, a previsão das rodadas de lance aberto e fechado nos processos licitatórios, conforme previsto na nova lei de licitação. Outra inovação será a formalização e gestão dos contratos automatizados com a emissão de relatórios gerenciais em tempo real.

Este novo sistema será composto de cinco módulos, sendo eles: Sistema de Solicitação de Compras, Compras Públicas, Pregão Eletrônico, Ferramenta BI – Painel de Relatórios e Gestão de Contratos.

A atualização do SIAG faz parte do eixo Eficiência Pública do programa Mais MT, que prevê investimentos para implantação de canais online, digitalização de arquivos, novos equipamentos, processos digitais, treinamento de servidores, usinas de energia solar, modernização dos prédios públicos e construção de novas unidades para “zerar” despesas com aluguel.

Essa nova versão tornará o sistema mais eficiente, pois além das novas funcionalidades, será codificado em linguagem de última geração e melhorará a capacidade de resposta com utilização de modernos recursos tecnológicos.

De acordo com o titular da Seplag, Basílio Bezerra, o sistema garantirá a manutenção da integridade das informações e cumprirá plenamente as tarefas organizacionais, facilitando o fluxo de informações dos processos de aquisições e contratos, com diversas funções automatizadas.

“Essa atualização permitirá uma melhor governança de aquisições públicas de bens e serviços, aperfeiçoado e correlacionado com o sistema vigente garantindo a plena transparência das informações, resultando em benefícios à administração pública, licitantes e sociedade em geral”.

Segundo a secretária adjunta de Aquisições Governamentais, Katiene Pinheiro, a nova solução proporcionará uma melhor gestão do cadastro de fornecedores, das contratações públicas em geral e, principalmente, na gestão dos contratos firmados com a Administração Pública.

“Otimizaremos a produtividade dos usuários que operam os módulos de Aquisições, Contratos e Cadastro Geral de Fornecedores, tornando a equipe mais produtiva e capaz de melhorar o suporte técnico, operacional e de manutenção”, finaliza. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros deflagra operação para combater o desmatamento ilegal em seis municípios de MT

Publicado


A operação Abafa Araguaia 2021 foi deflagrada, nesta quarta-feira (27.10), para fiscalização das áreas de vegetação dentro bioma Amazônia e Cerrado que foram desmatadas com uso irregular do fogo. A ação é coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), em parceria com as demais forças de segurança.

Ao todo, 11 propriedades, nos municípios de Araguaiana, Bom Jesus do Araguaia, Cocalinho, Querência, Ribeirão Cascalheira e Porto Alegre do Norte são alvos dos agentes que estão realizando os ciclos de fiscalização para identificar os pontos que foram destruídos com as queimadas irregulares.

A devastação foi detectada através do monitoramento da sala de situação do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) que mostrou diversos focos de calor e o desaparecimento de parte da vegetação. Em Mato Grosso, o período proibitivo de queimadas 2021 continua vigente até o dia 30 de outubro. Conforme decreto estadual fica proibido o uso do fogo para limpeza e manejo das áreas. A realização deste trabalho é resultado do investimento de R$ 73 milhões realizado pelo Governo de Mato Grosso para as diversas ações de combate a temporada de incêndios florestais 2021.

Além do CBMMT, integram a operação os agentes de fiscalização da a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Perícia Oficial de Identificação (Politec).

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Setasc disponibiliza edital para definir representantes do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Tortura

Publicado


O Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Tortura no Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), torna público o Edital de Chamamento Público CEPET/MT Nº 001/ 2021. O edital dispõe sobre o processo de escolha de representantes da Sociedade Civil, com atuação relacionada à prevenção e ao combate à tortura ou que atue na promoção e defesa dos direitos humanos para o quadriênio 2021-2025.

Poderão candidatar-se para as 10 vagas disponíveis, os representantes de entidades da Sociedade Civil que tenham atuação no estado de Mato Grosso, nas áreas relacionadas à temática de prevenção e combate à tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanas ou degradantes. Os representantes das instituições da sociedade civil indicados como titulares e suplentes deverão ser domiciliados no estado de Mato Grosso.

Os interessados em participar do chamamento público previsto no edital, poderão preencher ficha de inscrição, conforme ANEXO I, anexar uma cópia digitalizada em formato “PDF” da documentação solicitada e encaminhar no e-mail do Comitê: [email protected], até o dia 07 de novembro de 2021.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso