conecte-se conosco


Cuiabá

Acessuas desenvolve ações preparatórias para o mercado de trabalho para população vulnerável

Publicado

Cuiabá


Dando seguimento às ações desenvolvidas pelo Programa de Acesso ao Mundo de Trabalho (Acessuas), novas oficinas preparatórias são ofertadas nas unidades socioassistenciais que atendem à população em situação de vulnerabilidade social. As atividades serão desenvolvidas até o dia 23 (quinta-feira)  nas unidades dos Centros de Referência de Assistência (Cras) e unidades de Acolhimentos para Adultos ligadas a Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. A ação está sendo realizada em parceria com o Sebrae.

O programa Acessuas Trabalho tem como público alvo populações urbanas e rurais em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 14 e 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais, em especial.

“As oficinas são bem dinâmicas. Buscamos trabalhar os temas de forma simples e de fácil compreensão, uma vez que a nossa intenção é preparar esse indivíduo para o mercado de trabalho”, ponderou a responsável pelo Programa Acessuas, Cláudia Latorraca.

As unidades que já receberam as oficinas do Acessuas foram os Cras dos bairros Drº Fábio, Pedra 90, Dom Aquino, Novo Colorado, Jardim Araçá, Nova Esperança, Tijucal, Planalto e Osmar Cabral. Os assistidos destas unidades estão aprendendo como confeccionar currículos dentro dos padrões técnicos para buscarem oportunidades no mercado de trabalho na capital.

PROGRAMAÇÃO- Nesta segunda-feira, a partir das 13h30, a ação será realizada no Centro de Referência de Assistência do bairro CPA, em Cuiabá. Na terça-feira (22) será na unidade do Jardim União, período matutino, a partir das 8h30. E para encerrar mais esse ciclo de trabalho do Programa, equipe técnica da Assistência Social juntamente com representantes do Sebrae estarão na Comunidade Terapêutica “Tenda de Abraão”. Nesse local, as atividades ocorrerão nos dois períodos, sendo uma turma as 08h30 e outra a partir das 13h30.  

ACESSUAS TRABALHO- O programa Acessuas Trabalho tem como público alvo populações urbanas e rurais em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 14 e 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais, em especial.

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. Além disso, faz-se necessária a criação de estratégias para o acesso ao mundo do trabalho estabelecendo relação entre os cursos ofertados, o interesse dos alunos e as demandas da economia local, regional e nacional.

“A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego”, conclui a coordenadora do Acessuas.

Comentários Facebook

Cuiabá

Região do Terra Nova recebe ações da Empresa Cuiabana de Zeladoria

Publicado


Divulgação

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria de Serviços Urbanos (Limpurb), realiza nesta segunda-feira (18), uma grande ação de limpeza no bairro Terra Nova, localizado na região Leste da cidade.

As principais ruas e avenidas da região passam por serviços de varrição e pintura dos meios fios.  

Diariamente, a Limpurb realiza ações de manutenção por toda a cidade. “Esse  é um trabalho que atende a determinação do nosso prefeito Emanuel Pinheiro. O cuidado, o zelo com a cidade é uma demonstração do compromisso da gestão, que tem carinho pela população, respeito e que oferta serviços de qualidade”, explica o diretor técnico de Serviços Urbanos da Limpurb, Anderson Matos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Semob altera velocidade na avenida Dom Bosco para 40 km/h; monitoramento eletrônico começará a emitir notificações no dia 5

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Em fase de teste, os novos equipamentos de monitoramento eletrônico passarão a funcionar a partir do dia 5 de novembro em três novos pontos em Cuiabá. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que nesta semana realizou a mudança de velocidade na avenida Dom Bosco x Comandate Costa – Comandante Costa x Dom Bosco, onde inicialmente foi permitida a velocidade de 30km/h para tráfego. Após constatado pequena lentidão no trânsito,  a velocidade foi alterada para 40km/h.

O secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, explica que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) –  sugere a velocidade permitida em 30km/h próximo a área escolar. 
 

“Está em fase de teste, adequamos o que for preciso. Então, a Semob testou e viu a necessidade de alteração para 40km/h, o que nos é facultado. E, futuramente, se constatarmos prejuízo aos alunos e pedestres podemos retornar aos 30km/h”, comentou o secretário. 

A instalação  dos equipamentos cumpre a determinação de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura de Cuiabá e Ministério Público Estadual (MPE), de Nº 003/2016.  Nesse período educativo, os motoristas que passaram pela via acima da velocidade permitida irão receber apenas uma notificação orientativa. Os novos instrumentos de fiscalização somente entrararão em operação (com a emissão de notificações).
 
A utilização dos equipamentos de monitoramento foi efetivada  após um estudo da Comissão de Análise de Acidentes de Trânsito composto pelos órgãos: Secretaria de Saúde do Município, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).  
 

No total, a capital conta com 45 pontos de equipamentos de fiscalização eletrônica na capital, todos devidamente sinalizados horizontalmente e verticalmente. 

 
 
Velocidade permitida nos novos radares 
 
Comandante Suídio x XV de Novembro: 40km/h.
XV de Novembro x Suídio:  50km/h.
Senador Metelo x Xv de Novembro: 40 km/h.
Xv de Novembro x Senador Metelo: 50 km/h.
Dom Bosco x Cmte Costa:  40 km/h.
Cmte Costa x Dom Bosco:  40 km/h.
 
 
Infrações, penalidades e recursos

As multas para quem trafegar em velocidade acima do permitido devem variar entre R$ 130,16 e R$ 880,41, além da perda de quatro a sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os motoristas que quiserem recorrer das multas devem acessar o site www.cuiaba.mt.gov.br onde estão disponibilizados formulários – no link ‘Serviços ao Cidadão’. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso