conecte-se conosco


Policial

1º Batalhão celebra 104 anos com homenagens a personalidades de MT

Publicado

Policial


A solenidade de formatura dos 104 anos do 1º Batalhão de Polícia Militar de Cuiabá, agraciou 70 personalidades com a honraria mérito centenário ‘ Medalha Daniel de Queiroz ‘, na noite de quarta-feira (28.07), na sede da unidade, localizada no bairro do Porto,  na capital. 

A cerimônia foi presidida pelo comandante adjunto da Polícia Militar, coronel Daniel Lipi Alvarenga e pelo anfitrião do ato solene, comandante do 1º BPM, tenente-coronel Marcos Guimarães. O Batalhão centenário da PM fez aniversário no dia 03 de junho, data de fundação da unidade, mas devido à pandemia da Covid-19, a solenidade foi adiada.

Alvarenga agradeceu a presença dos homenageados na ocasião e destacou a importância do 1º Batalhão para a história da segurança pública do Estado. “ É uma noite de alegria e reconhecimento de um importante trabalho de 104 anos. O esforço e dedicação de homens e mulheres que aqui laboram, todos  são  responsáveis pelo sucesso das incessantes ações em prol da segurança pública”, ressaltou o coronel.

Para agradecer a contribuição e apoio às ações desenvolvidas pelo 1º Batalhão, a PM homenageou autoridades militares e civis a medalha comemorativa do centenário como a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas; o deputado estadual Elizeu Nascimento, comandantes de Batalhões da PM e de Comandos Regionais, o secretário de estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, dentre outras importantes personalidades.

Homenageado, o secretário de estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, fez questão de destaca o orgulho em fazer parte da história da unidade e apontou os satisfatórios índices de produtividade do 1º BPM. “Me sinto muito confortável em estar à frente desta tropa. Essa comenda é motivo de muito orgulho deste batalhão histórico que mantém os índices positivos de ações em prol da segurança”, afirmou Bustamante.

A unidade faz parte da história mato-grossense. Patrimônio histórico estadual, o 1º BPM, pertence ao 1º Comando Regional da PM, e é considerada fundamental à Segurança Pública.  O “Batalhão Daniel de Queiroz” é uma homenagem ao policial Daniel Queiroz, um carioca nascido em 1891 que atuou por mais de 40 anos na Polícia Militar de Mato Grosso, inclusive no 1º BPM, onde chegou ao posto de comandante da unidade.

“Somos um Batalhão que se alicerça em uma  história de 186 anos, quase dois séculos, ao longo deste caminho. Esse é um dia especial, a condecoração” Medalha Daniel de Queiroz” celebra esse novo momento da PM, que é marcado por investimentos em tecnologia embarcada, o uso de radiocomunicadores digitais, armas modernas e seguras que engradecem ainda mais nosso trabalho nas ruas”, disse o tenente-coronel Marcos Guimarães.

A solenidade de formatura contou com a presença do comandante de Estado Maior Geral, coronel Carlos Eduardo Pinheiro da Silva, do comandante do Comando Especializado da PM (Cesp), coronel José Nildo Silva de Oliveira, comandante do 1º Comando Regional, coronel Esnaldo Moreira, comandante do 3º Comando Regional de Sinop, coronel Wesney de Castro Sodré dentre outros oficiais da PM, magistrados e autoridades civis.

Fonte: PM MT

Comentários Facebook

Policial

PM recupera veículo e mulher confessa ter participado de roubos de carros na capital

Publicado


Policiais do Grupo de Apoio (GAP) do 24 º Batalhão prenderam uma mulher de 25 anos por roubo, extorsão mediante sequestro e porte ilegal de arma de fogo, no último sábado (18.09), em Cuiabá. A suspeita confessou que havia participado de dois roubos a veículos.  

A Polícia Militar foi informada sobre o roubo de um carro HB20 e que o veículo estaria no bairro Nico Baracat. Os policiais foram até o endereço apontado e localizaram o automóvel na Avenida C. 

A mulher que estava com o veículo relatou que estava apenas dando uma volta com carro e alegou que não sabia que o mesmo era produto de roubo. Durante a ocorrência, a mulher entrou em contradição e contou aos policiais que o carro seria de uma amiga, que morava no Jardim Universitário e que estaria indo até a casa do seu irmão na Rua 5 do referido bairro.  

Os policiais foram até o local e a mulher confessou que participou do roubo do veículo e que a arma de fogo utilizada no assalto estava dentro da sua residência. A equipe do GAP localizou o revólver calibre 22 com três munições intactas e mais duas chaves de veículos. A mulher contou que uma das chaves encontradas pela PM era de um outro carro HB20 que teriam roubado no domingo (12.09). 

A suspeita contou que eles teriam rendido a vítima e a levado a vários lugares para conseguir sacar dinheiro e fazer transferências de valores via PIX. A PM deu voz de prisão e a suspeita foi conduzida para a Central de Flagrantes. 

A ocorrência foi entregue para a Polícia Judiciária Civil.  

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Delegacia recebe doações para equipar Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência

Publicado


Assessoria/Polícia Civil-MT 

A Delegacia de Pontes e Lacerda recebeu da concessionária de saneamento do município a doação de móveis e equipamentos que serão empregados na instalação do espaço de acolhimento para vítimas de violência doméstica e sexual da unidade policial.

A Águas Pontes e Lacerda, empresa do grupo Iguá Saneamento, fez a entrega dos equipamentos na quinta-feira (16.09) ao delegado Marlon Conceição Luz.

Foram doados dois aparelhos de ar-condicionado, dois conjuntos de mesas e cadeiras infantis e um computador. “Em uma das reuniões feitas com a delegada Bruna Laet, ela comentou a respeito desse projeto e nossa diretoria decidiu apoiar a iniciativa, que é muito importante para o município”, ressaltou o especialista em Sustentabilidade da companhia, Homar Capistrano.

O delegado Marlon Luz destacou que a ideia é oferecer um local mais acolhedor e confortável no momento em que as vítimas procuram por atendimento policial. “A nossa preocupação é em abrandar as consequências da violência sofrida por estas mulheres. Com a chegada delas à delegacia, queremos oferecer mais conforto e o sentimento de acolhimento. Sem dúvida, estas doações fortalecem o início deste núcleo, estruturando e proporcionando à sociedade um atendimento mais humano e digno”.

A doação faz parte de uma série de iniciativas que a Águas Pontes e Lacerda tem desenvolvido com o objetivo de auxiliar a comunidade do município.

Com informações da Águas Pontes e Lacerda

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso