conecte-se conosco


Policial

Três edições da Lei Seca no final de semana resultam na prisão de 33 pessoas

Publicado

Policial


Durante o final de semana, 33 pessoas foram presas em três edições da Operação Lei Seca, realizadas em Cuiabá, Sorriso e Várzea Grande. Do total, 31 prisões ocorreram por embriaguez ao volante, conforme previsto no Art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e duas por recusa de realização de teste, exame clínico ou perícia que identifique influência de álcool (Art. 165-A).

A 29ª edição ocorreu em Várzea Grande, no Jardim Eldorado, na tarde de domingo (25.07), e foi concluída com oito pessoas presas por dirigirem embriagadas. Do total de 69 Autos de Infração de Trânsito (AITs), 13 foram por condução de veículo sob efeito de álcool (Art. 165); 03 por recusa de realizar teste de alcoolemia (Art. 165-A); 16 por condução de veículo sem habilitação (Art. 162, I); 14 por condução de veículo sem registro ou não licenciado (Art. 230, V); e 23 por outros motivos.

Houve ainda 11 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) por descumprimento ao Art. 32 da Lei de Contravenções Penais (LCP), ou seja, direção de veículo sem habilitação, mas sem oferecer risco. Foram feitos 78 testes de alcoolemia, removidos 19 carros e 11 motocicletas, além de autuação de 33 veículos. Quanto aos documentos, foram recolhidos dois Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) e sete Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs).

Já entre a noite de sexta-feira (23.07) e a madrugada de sábado (24.07), ocorreu a 8ª edição da Lei Seca, no município de Sorriso (398 km ao Norte de Cuiabá). Realizada na área central, a operação resultou na prisão de 10 pessoas por embriaguez ao volante (Art.306) e de duas por descumprimento ao Art. 165-A.

O total de 23 notificações foi lavrado em função de direção sob influência de álcool. Os testes de alcoolemia somaram 88, enquanto foram abordados 90 dos 340 veículos que passaram pelo local. Foram recolhidas quatro CNHs e removidos 19 carros e 13 motocicletas.

Já em Cuiabá, foi realizada a 28ª edição, na madrugada de sábado (24.07), com 13 pessoas presas por dirigirem veículo sob efeito de álcool, conforme Art. 306 CTB. A blitz ocorreu na Av. Isaac Póvoas, no centro, e foi concluída com 92 testes de alcoolemia e 58 Autos de Infração de Trânsito (AITs).

Integração das forças

A Operação Lei Seca é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), e conta com a participação da Polícia Militar (PM-MT), por meio do Batalhão de Trânsito (BPMTRAN); Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), por meio da Delegacia Especializada de Trânsito (Deletran); Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT); e Sistema Penitenciário.

Na edição de Cuiabá, contou também com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Em Várzea Grande, a operação teve apoio da Guarda Municipal. Já em Sorriso, sob coordenação do GGI local, houve ainda a participação da Guarda Municipal, Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Procon Municipal, Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Fonte: PM MT

Comentários Facebook

Policial

Governo abre inscrições para processo seletivo nas Escolas Estaduais Tiradentes

Publicado


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de cinco Escolas Estaduais Militares Tiradentes de Mato Grosso. Para a unidade de Cuiabá, as inscrições podem ser feitas nesta segunda e terça-feira (20 e 21.09) de forma presencial, das 13h às 18h. São 180 vagas para o 7º ano do Ensino Fundamental, para o ano letivo de 2022.

Os candidatos farão uma prova com questões de Língua Portuguesa e Matemática no dia 15 de outubro. As vagas dos candidatos classificados e aptos à matrícula são distribuídas em conformidade com a Lei nº 11.273 de 18 de dezembro de 2020.

Os pais ou responsáveis deverão procurar a escola, na rua Osasco, no bairro CPA I, com os documentos exigidos no edital.

Além de Cuiabá, estão com inscrições abertas para o processo seletivo as Escolas Estaduais Militares Tiradentes de Nova Mutum, Barra do Garças, Vila Rica e Confresa. Nestas unidades, as inscrições seguem até o dia 30 de setembro.

Mato Grosso possui hoje 14 Escolas Estaduais Tiradentes. Com exceção da unidade de Sinop, que foi inaugurada na última semana e as aulas iniciaram nesta segunda-feira (20.09), todas as outras terão processo seletivo. Ainda não lançaram os editais as escolas de Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Juara e Alta Floresta.

O diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM, coronel André Avelino Neto, explica que não é possível fazer um edital único, pois cada unidade escolar tem sua própria realidade. “Algumas escolas oferecem Ensino Fundamental e outras também o Ensino Médio. Cada escola tem um número de vagas diferente. Por isso, cada uma tem suas próprias atribuições para fazer o edital”.

Coronel Neto explica que as Escolas Tiradentes atendem a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e, por isso, é que o maior número de vagas é para esta etapa. Esclarece ainda que o cadastro de reserva para preencher vagas em casos que a rematrícula não é efetivada.

Secretário de Estado de Educação, Alan Porto lembra que as Escolas Estaduais Tiradentes têm a gestão da Polícia Militar, mas todo o corpo docente é da Seduc.

Reforça que o objetivo do Governo do Estado é que até o final deste ano sejam criadas pelo menos mais quatro unidades que já ofereçam o Ensino Fundamental e Médio a partir de 2022.

“As Escolas Estaduais Tiradentes são uma demanda da sociedade. Em Sinop, onde acabamos de inaugurar uma unidade, mais de 1,5 mil estudantes participaram do processo seletivo que tinha 500 vagas. Estas unidades se destacam no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e, por isso, a determinação do Governo do Estado é criar mais unidades. Nosso foco é a recuperação da aprendizagem dos nossos estudantes para que a educação de Mato Grosso figure entre as melhores do país”.

Nova Mutum

Na Escola Estadual Militar Tiradentes Cel PM Celso Henrique Souza Barbosa, em Nova Mutum, são ofertadas 30 vagas para o 7º ano e cadastro de reserva para o 1º ano (70 vagas), 2º ano (70 vagas) e 3º ano (35 vagas) do Ensino Médio.

As inscrições são online e podem ser realizadas no seguinte link: xxxxx

Barra do Garças

Na Escola Estadual Militar Tiradentes CB PM Vanilson Silva Carvalho, em Barra do Garças, são ofertadas 15 vagas para o 1º ano do Ensino Médio e as demais – 2º e 3º ano – para o cadastro de reserva.

Para o 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental as vagas também são de cadastro de reserva. 

As inscrições devem ser feitas de forma presencial, na secretaria da unidade escolar, na rua 31 de Março, Nº 286, bairro Santo Antônio.

Vila Rica   

Na Escola Estadual Militar Tiradentes SD PM Antônio Eustáquio de Paula, em Vila Rica, são ofertadas 230 vagas, tanto no Ensino Fundamental – 7º, 8º e 9º ano –, como para o Ensino Médio.

As inscrições também devem ser feitas de forma presencial, na própria unidade.

Confresa

Na Escola Estadual Militar Tiradentes Cabo PM José Martins de Moura, em Confresa, são 250 vagas para o Ensino Fundamental e Médio. As inscrições também são de forma presencial, na secretaria da unidade escolar.

Sorriso

A Escola Estadual Militar Tirantes CB PM Antônio Dilceu da Silva Amaral, em Sorriso, já divulgou o edital para o processo seletivo mas, nesta unidade, as inscrições serão feitas do dia 27 de setembro a 1º de outubros. A unidade vai oferecer 100 vagas para o Ensino Fundamental, sendo 75 para o 7º ano e 25 para o 8º ano. Para o 9º ano e Ensino Médio – 1º e 2º ano – haverá cadastro de reserva.

Confira os editais já publicados, por unidade

Cuiabá – Escola Estadual Militar Tiradentes

Nova Mutum – Escola Estadual Militar Tiradentes Cel PM Celso Henrique Souza Barbosa

Barra do Garças – Escola Estadual Militar Tiradentes CB PM Vanilson Silva Carvalho

Vila Rica – Escola Estadual Militar Tiradentes SD PM Antônio Eustáquio de Paula

Confresa – Escola Estadual Militar Tiradentes Cabo PM José Martins de Moura

Sorriso – Escola Estadual Militar Tirantes CB PM Antônio Dilceu da Silva Amaral

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

PM fará solenidade de troca de comando do 4º Batalhão nesta terça-feira

Publicado


Nesta terça-feira (21.09), a Polícia Militar realizará a solenidade de passagem de comando do 4º Batalhão, às 17h, no auditório do Senai, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. O tenente-coronel Jean Araújo de Lima deixa a sua função e passa o comando do Batalhão para o tenente-coronel Jean Klebber Britto da Silva.  

O batalhão do 4º Bravo ficou sob o comando do então tenente-coronel Januário Antônio Edwiges Batista por cinco anos. No último dia 03 de setembro o militar foi promovido ao cargo de coronel. Com a promoção do coronel Januário, a unidade do 4º BPM ficou sob a coordenação do tenente-coronel Jean Araújo de Lima até esta terça-feira (21). 

O 4º Batalhão faz parte do 2º Comando Regional de Polícia Militar de Várzea Grande. A unidade conta com 185 policiais e atua com o policiamento ostensivo e ações preventivas de segurança pública como o projeto ‘4º Bravos Lutas’ que atende 60 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.  

A solenidade de troca de comando do 4º Batalhão vai ser presidida pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, e pelo comandante do segundo comando regional, Wankley Corrêa Rodrigues.  

Serviço 

Solenidade de troca de comando do 4º Batalhão da Polícia Militar de Várzea Grande  
Data: 21.02.2021 
Horário: 17 h 
Endereço: Senai, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande (MT) 

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso