conecte-se conosco


Mulher

Dia Internacional da Mulher Negra, Latina e Caribenha: veja as atividades do dia

Publicado

Mulher


source
Lélia Gonzales se dedicou a realidade da mulher Negra, Latino-americana e Caribenha
Acervo pessoal

Lélia Gonzales se dedicou a realidade da mulher Negra, Latino-americana e Caribenha





 O Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha (25), comemorado neste domingo, tornou-se uma data simbólica após um encontro entre mulheres negras na República Dominicana, em 1992, em Santo Domingo. Denunciando as desigualdades de gênero e racismo , vividos até hoje por mulheres, esta data tem sido um símbolo político. 

Foi a partir deste encontro que nasceu a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas. A Rede, junto à Organização das Nações Unidas (ONU) lutou para o reconhecimento do dia 25 de julho como o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

Dia Nacional de Tereza de Benguela no Brasil

No Brasil, a partir de 2014 com a Lei n° 12.987/2014, a data também passou a ser celebrada como o Dia Nacional de Tereza de Benguela. A homenageada foi um líder quilombola, na fronteira entre Mato Grosso e Bolívia, de destaque que resistiu à escravidão durante duas décadas no século XVIII, lutando pela comunidade negra e indígena que vivia sob sua liderança. 

Casada com José Piolho, que chefiava o Quilombo do Piolho- atual cidade de Cuiabá- Tereza se tornou a líder do quilombo, após a morte do seu marido. Não se tem registros de como Tereza morreu. Uma versão é que ela se suicidou depois de ser capturada por bandeirantes a mando da capitania do Mato Grosso, por volta de 1770, e outra afirma que Tereza foi assassinada e teve a cabeça exposta no centro do Quilombo.

As mais vulneráveis na  América Latina e no Caribe

Mulheres negras lutam contra o racismo estrutural
Pexels/lives matter

Mulheres negras lutam contra o racismo estrutural


Levantamentos realizados em alguns países mostram que mulheres negras vivem em condições desiguais semelhantes. Em Porto Rico, um estudo divulgado pelo Canal Alma Preta mostra que um homem branco com ensino superior tem 89% mais chances de entrar no mercado de trabalho, enquanto das mulheres negras, o percentual é de apenas 60%. 

No Uruguai, a taxa de desemprego chega a 7%, mas entre as mulheres negras sobe para 14,3%. Em um levantamento realizado pela CEPAL (Comissão Econômica para América Latina), em cinco dos países que contam com dados (Argentina, Brasil, Equador, Panamá e Uruguai), as mulheres afrodescendentes representam o grupo mais afetado pelo desemprego no mercado de trabalho.

Além disso, em três deles (Argentina, Brasil e Uruguai), a taxa de desemprego é o dobro ou até mais que a dos homens não afrodescendentes.


Atividades da data no Brasil

Marcha das mulheres negras no RJ
Femnegras

Marcha das mulheres negras no RJ


Neste domingo ocorrem eventos em todas as partes do Brasil, um deles é a II Marcha virtual das mulheres negras na luta contra o racismo, sexismo e Fora Bolsonaro, das 10 horas às 18 horas. A transmissão pode ser acompanhada no Facebook: FEMNEGRAS. Por conta da pandemia, diversas atividades serão virtuais.

A Marcha das Mulheres Negras do Rio de Janeiro é um evento organizado pelo Fórum Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro (FEMNegras-RJ) em parceria com instituições, organizações, coletivos, mandatos e fóruns.

Considerando que a programação iniciou em todo mês de julho, ela também acontecerá após o dia 25. Dia 27 de julho, ocorre o Encontro virtual do Comitê Pró-equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, cujo tema é “Mulheres Negras no Enfrentamento da Pandemia da Covid-19”. A atividade será das 10h às 12h no perfil do youtube da Fiocruz.

Evento dia 25
Reprodução/Instagram

Evento dia 25


Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 21 de setembro de 2021

Publicado


source
mandala
Marcelo Dalla

mandala

ÁRIES

O clima fica mais acelerado com a Lua cheia em seu signo, que gosta de respostas imediatas. Porém, cuidado com o individualismo. Vênus confronta Urano, querendo atitudes libertadoras. Excelente momento para deixar algo indesejável para trás. Abrir espaço para novos caminhos, novas possibilidades. Ainda bem que Marte se alinha com Saturno: aproveite para formatar seus sonhos, comprometer-se com suas metas e seus objetivos, traçar estratégias para avançar. Vale também investigar num bom programa de atividades físicas.

TOURO 

A Lua segue agora em Áries, dinamizando o período. É bom cultivar autonomia, flexibilidade, liberdade e deixar a vida fluir. Vênus confronta Urano, evite críticas e discussões agressivas. O aprendizado é alinhar interesses com harmonia, sem imprudências. Invista em iniciativas mais prazerosas e criativas, nas redes sociais e nos novos amigos. Vale também investir em estudos e informações elevadas, que possam alimentar sua inspiração. A comunicação está favorecida pela harmonia entre Mercúrio e Júpiter.

GÊMEOS 

Você pode expandir sua rede de contatos e falar com quem for preciso. Mercúrio se alinha com Júpiter, favorecendo o rápido aprendizado, a expansão da mente, a liberdade de pensamento, divulgações, ideias originais e novas tecnologias. A Lua segue agora em Áries, o período promete ser mais animado! Mesmo assim, não deixe de lado o aperfeiçoamento de técnicas, o capricho e a organização da rotina. Com o Sol em Virgem, tudo o que tiver mais qualidade e utilidade ganha a preferência. 

CÂNCER 

Atividades que pedem independência estão favorecidas. Com a Lua em Áries, dá mais certo ser espontâneo e verdadeiro. Tudo fica mais acelerado, favorecendo iniciativas. Prefira agir com liberdade, sem depender de ninguém, ou criar expectativas exageradas. Evite esperas ou filas demoradas, evite deixar alguém esperando também. Convites, ideias e propostas inovadoras continuam favorecidos pela harmonia de Mercúrio e Júpiter. Você pode investir na comunicação, atualizar informações e divulgar seu trabalho.

LEÃO

A Lua cheia segue em Áries, o clima fica mais acelerado e propício para movimentos. Conte com mais espontaneidade. Mas é preciso cuidado com atitudes imaturas e irresponsáveis. Com tempo você pode estudar, pesquisar e planejar para que haja crescimento. Aproveite para fazer uma lista de coisas que deseja conquistar. Mercúrio e Júpiter se alinham para favorecer boas ideias e insights criativos. Bom período para expandir contatos, fazer novas amizades de diferentes faixas etárias e diferentes círculos sociais. 

VIRGEM  

Os contatos, os estudos, as trocas de ideias e aprendizados podem fluir com mais rapidez. Mercúrio segue em harmonia com Júpiter, enquanto a Lua segue em Áries. Você pode agir com autonomia, colocar-se em movimento, investir em aprimoramentos gerais. Mas tome cuidado para não exagerar na pressa e na impulsividade. Vale anotar dados e compromissos para não se esquecer de detalhes importantes. Cai bem demonstrar responsabilidade. Aproveite para cultivar mais realismo, economia e senso prático. 

Leia Também

LIBRA  

Vale refletir sobre a forma como cultiva prazer e alegria em sua vida. Vênus desafia Urano, enquanto o Sol segue em Virgem: saúde, simplicidade, praticidade e qualidade de vida ganham destaque. No final de um ciclo solar, é importante cuidar de suas energias, investir em momentos de relaxamento, lazer, prazer e afeto. Você pode também cultivar mais liberdade e autonomia, gastar energia com passeios e movimento. Vale lembrar que o contato com a natureza é sempre curativo e restaurador.

ESCORPIÃO 

Período bom para inovação, iniciativa e impulso. A Lua segue no ativo e acelerado Áries: vale investir no movimento, nas atividades físicas e nos intercâmbios. Para que possa aproveitar melhor o período, é importante agora priorizar metas e assuntos, determinar exatamente o que é importante sua vida. Você consegue avanças aos poucos, com bom planejamento e sem ansiedade. Marte e Saturno seguem em harmonia: prefira ganhar tempo para organizar-se e elaborar estratégias, sem pressa ou afobação. 

SAGITÁRIO 

As novas ideias que surgirem podem e devem ser avaliadas com critério e realismo. Júpiter ainda segue retrógrado, há risco de falsas expectativas. Objetividade, estratégia e profissionalismo são os antídotos. Para que haja crescimento e expansão, deve haver mais empenho, realismo e praticidade. Procure pesquisar melhor, ouvir diversas opiniões e peça garantias, para não pecar pelo excesso de otimismo e confiança. Com a Lua cheia em Áries, atividades que possa exercer com autonomia ganham a preferência. 

CAPRICÓRNIO 

É tempo de cultivar perseverança. A necessidade de movimento, abertura e crescimento o estimula a tomar o impulso para avançar e conquistar espaço. É importante traçar metas práticas para concretizar seus sonhos. Você pode programar passeios, fazer exercícios físicos e gastar energia também, já que a Lua segue em Áries. Porém, invista no bom discernimento, na pesquisa, no estudo e na preparação. Vale lembrar que a prosperidade material deve caminhar junto com a espiritual para que seja justificada.

AQUÁRIO

Autonomia, coragem e ação é o que pede a Lua cheia em Áries. Vale colocar-se em movimento, mas ganhe tempo para pensar antes de grandes decisões. Vênus confronta Urano, indicando a necessidade de mais maturidade, responsabilidade e diplomacia. Invista na objetividade e nos aprimoramentos gerais. Mercúrio segue em harmonia com Júpiter: tarefas, intercâmbios e diálogos fluem com mais desembaraço. Bom período para cultivar independência, programar algo diferente, original e criativo para fazer.

PEIXES 

É importante agora separar o que é real do que é ilusório, equilibrar os compromissos práticos com organizações gerais. Desequilíbrios nas relações estão em pauta, prefira agir com desprendimento, sem tanto grude. Evite tarefas repetitivas e desgastantes. A Lua segue no ativo Áries, dá vontade de buscar novidades. Você pode investir nos estudos, nas pesquisas, planejamentos e estratégias. O Sol se despede de Virgem: disciplina, aprimoramento, foco e objetividade ganham destaque.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Vamos correr? 7 dicas para quem deseja começar do zero!

Publicado


source
Vamos correr? 7 dicas para quem deseja começar do zero!
Reprodução: Alto Astral

Vamos correr? 7 dicas para quem deseja começar do zero!

Você sabia que durante a corrida, o organismo libera diversos hormônios que causam sensações de bem-estar e felicidade? Além disso, praticar essa atividade física também beneficia o condicionamento físico, contribui para as relações pessoais, integra grupos com os mesmos objetivos e são uma forma de manter-se ativo e em movimento sem precisar de aparelhos, por exemplo.

Com tantos pontos positivos até bate uma vontade de começar a correr, não é mesmo? E se engana quem pensa não ter aptidão para o exercício ou até mesmo que são necessários muitos requisitos para ingressar essa jornada. Basta seguir alguns passos simples para aderir esse estilo de vida!

Sendo assim, para quem quer iniciar na corrida e não sabe como, listamos 7 dicas especiais com a colaboração da fundadora da Universidade de Corrida (UniRun) e especialista em corridas Juliana Oruê. Confira!

7 dicas para começar a correr do zero!

1 – Marque uma consulta com o médico

Da mesma forma que fazemos uma avaliação ao se matricular na academia, é preciso checar se está tudo bem antes de correr, principalmente as pessoas que já apresentam alguma condição, como obesidade, cardiopatias ou restrições ortopédicas. Vale lembrar que qualquer exercício deve ser aprovado e acompanhado por um profissional da saúde!

2 – O processo é gradual

Se você nunca correu, o ideal é encarar a corrida como um processo. “Recomenda-se treinar, no máximo, três vezes na semana, entre 45 e 90 minutos. A dica é começar com caminhada e, aos poucos, iniciar a corrida de forma alternada, por exemplo: 1 minuto de caminhada e depois 30 segundos de corrida”, pontua Juliana.

3 – Fortaleça seu corpo

Para praticar corrida você precisará unicamente do seu corpo, logo, é imprescindível mantê-lo preparado para desempenhar a atividade. Segundo a especialista, o fortalecimento é essencial para os impactos causados pelas passadas, evitando possíveis lesões. Por isso, o corredor pode investir em musculação, pilates e/ou treinamento funcional cerca de 1 a 2 vezes na semana.

Leia Também

4 – Invista em roupas e tênis adequados

Assim como em qualquer exercício, o uso de roupas e tênis deve ser adequado para a prática. Além de proporcionar conforto e mobilidade, eles ajudarão também na proteção. Entretanto, lembre-se que não é preciso dispor das peças mais tecnológicas ou caras, ok? Basta usar aquilo que funciona para você!

5 – Alimentação e hidratação

A hidratação deve acontecer durante e após o treino seguindo o consumo ideal de água diário. “Antes do treino, alimente-se com carboidrato de rápida absorção, como frutas e suco natural. No pós-treino, consuma proteína, respeitando os objetivos e peso corporal. Não treine em jejum, exceto se houver recomendação médica”, orienta a fundadora da UniRun.

6 – Respeite seu corpo

Quando começamos a praticar atividades físicas é comum que surjam alguns desconfortos musculares após a realização, mas é preciso estar atento nesses incômodos. Em qualquer sinal de dor — principalmente das que provém de lesões —, não não corra! Procure orientação de um clínico geral, ortopedista ou fisioterapeuta antes de retomar as corridas, pois algo não vai bem.

7 – Busque motivações

“Escolha um profissional de educação física para iniciar o treino de forma correta, selecione uma boa playlist ou podcast de interesse para ouvir durante o treino e procure um clube de corrida para contar com a ajuda de outros corredores e permanecer firme em seu propósito”, destaca Juliana.

Fonte: Juliana Oruê, personal trainner, running coach e especialista em corrida, é fundadora da Universidade da Corrida (UniRun) e pesquisadora do Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências (GEPEN), da Unicamp.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso