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Centro de Triagem Covid completa um ano de funcionamento com mais de 200 mil atendimentos

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Aberto ao público desde o dia 22 de julho de 2020, o Centro de Triagem da Covid-19, instalado na Arena Pantanal, completa nesta quinta-feira (22.07) um ano com 203.492 atendimentos realizados e diversos serviços prestados a população.

A unidade especializada é pioneira no país e foi criada pelo governo do Estado com o objetivo de auxiliar a Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana no enfrentamento à pandemia, com a detecção e tratamento da doença.

Em visita ao Centro de Triagem Covid-19, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo conversou com os gestores, servidores e pacientes. “Todo esse trabalho está coroado de êxito e, com excelente avaliação da população, com mais de 90% de aprovação. Com a existência do Centro de Triagem Covid-19 na baixada cuiabana, salvamos muitas vidas. Esse serviço fez a diferença, pois não precisou demandar um número maior de pacientes para uma assistência hospitalar mais especializada”, destaca Gilberto Figueiredo.

O gestor estadual ainda agradeceu a equipe de profissionais pela dedicação ao trabalho realizado ao longo de um ano de atendimento. “No currículo de todos nós, gestores e servidores, existe um capítulo especial sobre essa experiência ao longo de um ano que passou. Portanto, agradeço a todos da equipe que se dedicaram e contribuíram para a realização de mais esse serviço e com qualidade”, disse o secretário.

Eficácia no atendimento

A aposentada Aparecida Fraga Pereira, paciente que testou positivo para a Covid-19, avaliou o atendimento no Centro de Triagem Covid-19. “Eu nunca tinha entrado aqui no Centro de Triagem e fiquei impressionada com a qualidade do serviço, a higienização está ótima, todos usando máscara, muito maravilhoso o atendimento aqui. Fui bem atendida e estou satisfeitíssima”.

Carla Cenira Soares Ribeiro foi atendida pela primeira vez na unidade e testou negativo para o Covid-19, apresentando sintomas de gripe. A paciente disse que o ambiente é limpo, asseado e com cuidado rigoroso para evitar a contaminação. “Nem todos tem condição de passar pela testagem e tratamento e, graças a Deus, aqui a gente tem esse apoio. Não tenho o que reclamar do serviço, pelo contrário somente agradecer”.

Rosalino Gomes de Souza Junior também consultou pela primeira vez e disse que o atendimento foi rápido, seguro e eficaz. Feliz com o resultado negativo do teste, ele destaca a importância do Centro de Triagem para as pessoas que não têm condição de pagar uma consulta e o exame na rede particular.

Projeto pioneiro

De acordo com a secretária adjunta de Gestão Hospitalar, Caroline Dobes, a criação do Centro de Triagem foi pensada para ser um socorro imediato para a população no momento de agonia, pois não se sabia até onde a situação poderia chegar. O local começou, em julho de 2020, atendendo 500 pessoas por dia e logo foi preciso ampliar para 900 atendimentos por dia. Na unidade, a população é atendida desde a triagem para o diagnóstico, passa por exames, por consulta médica, recebe medicamentos e, se for necessário devido ao seu quadro de saúde, também é feito o encaminhamento para a internação hospitalar.

“Estamos funcionando sem nenhuma intercorrência e sem faltar condições de atendimento à população que procura pelos serviços, bem como para os trabalhadores da saúde que trabalham no Centro de Triagem. A cada 15 dias são realizados o controle de sua saúde dos trabalhadores, por meio do protocolo de testagem, além de passarem por atendimentos médico e assistencial”, informa Carolina Dobes.

O enfermeiro Ozéas Barroso dos Santos, coordenador de enfermagem da unidade há um ano, destaca que o fluxo de atendimento foi pensado para desafogar a rede hospitalar pública e particular na capital e nos municípios da baixada cuiabana. “Esse objetivo foi atingido com sucesso”, comemorou o profissional.

Balanço dos atendimentos

Os dados mais recentes mostram que, de 22 de julho de 2020 a 20 de julho de 2021, 203.492 pessoas foram atendidas na unidade, 34.992 testaram positivo para o novo coronavírus, 115.880 tiveram o resultado negativo e 52.710 apresentaram quadro suspeito da Covid-19.

No mesmo período, foram realizadas 13.321 tomografias, exame de avaliação dos pulmões que auxilia no diagnóstico e tratamento da doença.

Para o tratamento dos pacientes que testaram positivo ou que apresentaram a suspeita de coronavírus, a farmácia da unidade já entregou 87.612 medicamentos. Os remédios são fornecidos após realização de consulta e prescrição médica.

O Centro de Triagem utiliza o teste rápido de pesquisa de antígeno, considerado ideal para o diagnóstico de pessoas com a Covid-19. Em vez de uma análise do sangue, como no teste rápido convencional, o antígeno faz a análise da secreção da nasofaringe.

Essa secreção é extraída com o swab e colocada numa solução de soro, para que seja dissolvida a amostra. Cinco gotas deste líquido são adicionadas à placa de teste e em 15 minutos sai o resultado.

Como funciona o Centro de Triagem

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. São entregues até 900 senhas por dia, sendo 500 emitidas pela internet – por meio do link  triagem.mt.gov.br – e 400 senhas presenciais entregues das 6h às 6h45.

É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas. O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

Fonte: GOV MT

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Procon-MT publica edital de processos que serão julgados em agosto

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A próxima sessão da Turma Recursal do Procon Mato Grosso será realizada no dia 10 de agosto. O edital com a relação dos processos a serem julgados foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (27/07) e pode ser acessado aqui. O julgamento, que ocorre por videoconferência, inicia às 8h30.

A publicação da pauta de processos no Diário Oficial foi adotada em abril deste ano para garantir transparência às ações do órgão. Até dezembro serão realizadas nove sessões, sendo uma por mês. O calendário completo de julgamento da Turma Recursal para 2021 e os resultados do julgamento dos recursos estão disponíveis no site do Procon-MT.

Prazos

A data limite para realização de carga dos processos pelos recorrentes será até o próximo dia 30 de julho, assegurada a vista aos autos em cartório até o dia 05 de agosto.

Já os pedidos para preferência no julgamento, bem como para sustentação oral pelos advogados dos fornecedores e para assistir à sessão devem ser solicitados até o dia 05 de agosto, pelo endereço eletrônico turmarecursa[email protected] .

Na solicitação devem constar: nome do recorrente, Nº da Ficha de Atendimento e juntadas cópia do contrato social, carta de preposição, e/ou procuração, bem como documento pessoal do procurador(a) e/ou preposto (a). O tempo máximo para a sustentação oral será de no máximo 15 minutos, conforme o edital.

O link para a participação na sessão de julgamento será encaminhado via e-mail para os recorrentes habilitados. Caso haja necessidade, a sessão será estendida para o próximo dia útil.

O que é a Turma Recursal

A Turma Recursal é responsável pelo julgamento definitivo de todos os processos com decisão administrativa do Procon-MT. Durante os julgamentos, os processos são submetidos aos votos da Turma Recursal e do secretário adjunto do Procon-MT, em decisão colegiada. Caso seja mantida a penalidade, o fornecedor recebe a notificação com uma via do voto, que é a decisão final do processo, e o boleto para quitar a multa.

Após receber a notificação, o fornecedor tem 30 dias para efetuar o pagamento do boleto. Caso não seja efetuado o pagamento, a empresa é inscrita na dívida ativa do Estado, e executada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). A decisão no âmbito do Procon-MT é definitiva, sem possibilidade de recurso por vias administrativas.

Fonte: GOV MT

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Governo paga salários dos servidores estaduais nesta sexta-feira (30)

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O Governo do Estado paga nesta sexta-feira (30.07), os salários e proventos do mês de julho dos servidores públicos ativos, inativos e pensionistas. A folha de pagamento líquida no mês de julho, segundo a Secretaria Adjunta do Tesouro Estadual, da Secretaria de Fazenda, foi de R$ 511.230,574. 

Desse total R$ 333.673.370 destinam-se ao pagamento dos servidores ativos e R$177.557.204 para inativos e pensionistas. Vão receber salários e proventos cerca de 115 mil pessoas. Os valores estarão liberados tanto para quem tem contas no Banco do Brasil, como para aqueles que fizeram portabilidade à outros bancos. 

As ordens de pagamento foram encaminhadas ao Banco do Brasil nesta quinta-feira (29). Até meio dia de sexta-feira todos os depósitos já terão sido processados pelo Banco do Brasil.

Fonte: GOV MT

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