conecte-se conosco


Destaque

Denúncia:Autoridades bolivianas são acusadas de criar empecilhos e pressionar pagamento “por fora” para entrar em San Matias Bolívia

Publicado

Destaque

Autoridades bolivianas do Serviço de Emigração, em San Matias, são acusadas de criar empecilhos no sentido de pressionar estrangeiros a, supostamente, pagar propina, para adentrar ao país, durante a pandemia. Nos últimos dias, além da documentação pessoal, elas passaram a exigir o RT-PCR (exame molecular que identifica o vírus e confirma o covid-19) e até Seguro Internacional de Saúde.

Como na maioria das vezes as pessoas não dispõem, principalmente, do Seguro Internacional, elas são impedidas de adentrar ao território boliviano. A não ser que desembolsem a quantia de R$ 500. Contudo, conforme os denunciantes, as autoridades bolivianas não emitem nenhum tipo de comprovante do pagamento, o que sugere que o valor seja cobrado “por fora”.

Muitos ,principalmente familiares de jovens que estudam em faculdades bolivianas, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, assim como trabalhadores que fazem transporte do Brasil para Bolívia, especificamente entre Cáceres e San Matias, tem sido penalizados com a cobrança e tendo, inclusive, que retornar quando não dispõem de dinheiro para pagar.

Caso alguém burlar a fiscalização e for pego do lado boliviano é obrigado a pagar uma multa de 20 bolivianos por dia, o equivalente a R$ 18.  Além disso, tanto o Seguro Internacional, quanto o RT-PCR, tem prazo de validade: o Seguro vale por 8 dias, já o RT-PCR 4 dias. Se ultrapassar esse período e for encontrado transitando, com o documento vencido, também paga multa de 20 bolivianos/dia.

Curioso que o pagamento do “tributo”, conforme os denunciantes, só é obrigado na fronteira entre Cáceres e Sant Matias. Informam que na fronteira entre Corumbá e Porto Gijarro não há obrigatoriedade do Seguro Internacional, apenas o RT-PRC, assim como na fronteira entre Pontes e Lacerda a San Ignácio de Velasco.

As denúncias sobre o caso já chegaram a Câmara Municipal. Na manhã desta quarta-feira, 23, os vereadores estarão se reunindo com a consulesa boliviana, Maria Patrícia Chaves Escobar, para discutir sobre o tema. Os vereadores defendem um tratamento mais humanitário entre brasileiros e bolivianos, levando em conta que San Matias  e Cáceres são cidades gêmeas.

FONTE:DIÁRIO DE  CÁCERES

Comentários Facebook

Destaque

Várzea Grande confirma retorno das aulas presenciais

Publicado

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, afirmou que o município deve retomar em breve as atividades presenciais na rede municipal de ensino de forma híbrida. A declaração foi dada durante entrevista ao Jornal do Meio-dia, da TV Vila Real.

Debatemos isso profundamente no comitê gestor da Covid. O secretário Silvio está muito comprometido cuidando dessa parte juntamente com a equipe do comitê e com a Secretaria de Saúde, é um critério que vamos procurar implementar todos os sistemas para que seja bem seguro”, disse o secretário.

Gonçalo explicou que além do cumprimento de todas as medidas contra a propagação da Covid-19, para ter acesso à sala de aula o profissional também deverá apresentar o cartão de vacinação.

“Para ter acesso à sala de aula os professores deverão apresentar o cartão de vacina. O que nós precisamos é um padrão de segurança. Essa é uma pauta da educação e devido esse cuidado com a Covid serão adotadas as medidas necessárias para manter a segurança”, acrescentou.

VACINAÇÃO

Em relação à vacinação, o secretário comentou que o município não adotou o sistema de final de fila e aqueles que não conseguiram se vacinar na data marcada podem procurar o ponto de vacinação que receberão a dose do imunizante.

“Nós não temos aquela questão de final de fila, se não compareceu está aberto no seu ponto que você escolheu, compareça no próximo dia vacinação. Nesse momento nós entendemos que temos que oportunizar e não criar barreiras para a imunização”, concluiu.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque

Rotam intercepta sinal de rastreador e recupera HB20 na Capital

Publicado

 

Uma equipe da Rotam recuperou na noite desta quarta-feira (28.07), um veículo Hyundai HB20 preto, roubado horas antes no bairro Jardim Califórnia, na Capital.

Os policiais estavam em diligência a procura dos criminosos e foram informados que entre os pertences levados estava o celular da vítima que possuía rastreador. A localização apontava uma rua no mesmo bairro, nas proximidades de um hospital. Nenhum suspeito foi localizado.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 08000.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso