conecte-se conosco


Mato Grosso

SES e MT Hemocentro promovem ação em parceria com a Fiemt

Publicado

Mato Grosso


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e o MT Hemocentro promovem, de 14 a 30 de junho, das 8h às 16h30, o Movimento em Prol do Doador de Sangue, idealizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) por meio do programa Multiação.

O movimento será realizado no Centro Político Administrativo, que reúne todas as entidades de classes sociais e Secretarias Estaduais, além da Assembleia Legislativa. A unidade móvel do MT Hemocentro – o Hemobus – poderá se deslocar e possibilitará a coleta de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea.

A ação foi pensada em consonância ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado anualmente em 14 de junho. A data foi instituída pela Assembleia Mundial de Saúde, em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista que descobriu o fator RH e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

“Essa é uma ação muito importante para a Saúde Pública de Mato Grosso. O MT Hemocentro presta um grande serviço para as unidades hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) e esse trabalho depende da população, dos nossos doadores. Por isso, convoco os servidores estaduais para colaborarem com essa iniciativa que salva vidas”, declarou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Veja Também  Escola estadual faz ‘festa’ junina para entregar materiais didáticos

O MT Hemocentro é o único banco de sangue público de Mato Grosso e é responsável pelo fornecimento de bolsas de sangue e derivados para os hospitais e prontos-socorros do estado; o objetivo é auxiliar pacientes em situação de emergência ou em procedimentos cirúrgicos. O serviço do MT Hemocentro é totalmente custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira, reforçou a relevância da ação. “O MT Hemocentro já é parceiro de longa data do Multiação e nós sabemos o quanto a pandemia afetou o volume das doações de sangue. Por isso essa ação é tão importante, para estimular as pessoas a voltarem a doar ou, no caso de quem nunca doou, a fazer isso pela primeira vez. É um ato que salva vidas, não afeta a saúde física do doador e ainda contribui para sua saúde mental, pela satisfação em saber que está fazendo a diferença na vida de alguém.”

Para a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, a data celebra o agradecimento aos doadores voluntários e é um dia de conscientizar sobre a necessidade global do sangue seguro.

Veja Também  Em Mato Grosso, 28 municípios estão com risco muito alto de contaminação pela Covid-19

“A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e, em uma doação, são coletados no máximo 450 ml de sangue. É pouco para quem doa e muito para quem precisa de transfusão de sangue”, concluiu Zanela.

Serviço

As instituições de Cuiabá e Várzea Grande que tiverem interesse em participar do Multiação devem agendar o atendimento por email  [email protected]

As doações feitas diretamente na sede do MT Hemocentro podem ser agendadas pelo novo sistema virtual mthemocentro.saude.mt.gov.br ou por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e WhatsApp (65) 98433-0624.

A sede do MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de junho, n° 1.055, Cuiabá, Centro Sul. O funcionamento regular da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Elevador do mirante está em perfeitas condições; Sema-MT agiliza contratação de empresa de manutenção para liberar uso

Publicado


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) informa que o elevador que leva ao topo do novo Mirante do Parque Mãe Bonifácia está em perfeitas condições de uso. A secretaria está agilizando a contratação de empresa que fará a manutenção do equipamento para liberar a utilização nos próximos dias.

Os cuidados são necessários para garantir a segurança e bem estar dos usuários da atração turística, bem como integridade do bem. 

Assim que disponível para a população, o elevador atenderá idosos, gestantes e deficientes físicos.

O Mirante está com o acesso liberado pelas escadas. A lotação máxima é de 20 pessoas na estrutura e o uso das escadas deve ser consciente, ou seja, apenas para acessar a vista panorâmica e não para atividades físicas de impacto.

O Parque Mãe Bonifácia está localizado na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, e aberto para visitação todos os dias, das 6h às 18h.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Veja Também  Em Mato Grosso, 28 municípios estão com risco muito alto de contaminação pela Covid-19
Continue lendo

Mato Grosso

Governo de MT já pactuou mais de 90% das doses recebidas; veja quanto cada município aplicou

Publicado


O Governo de Mato Grosso recebeu, até a manhã desta terça-feira (22.06), 1.684.920 doses das vacinas contra Covid-19 do Ministério da Saúde e já disponibilizou 1.571.901 aos 141 municípios do Estado, ou seja, 93,2% do total recebido.

As doses da última remessa entregue pelo Ministério da Saúde já estão sendo pactuadas. Tratam-se de segundas doses da vacina AstraZeneca, que devem ser distribuídas próximas da aplicação.

A disponibilização das doses é resultado da soma da primeira e segunda doses (1.404.590), acrescida das doses destinadas às populações indígenas aldeadas (54.120) e dos arredondamentos técnicos (113.191) necessários para o ajuste volumétrico dos frascos disponibilizados pelo Ministério da Saúde.  

Das 1.404.590 doses retiradas pelos municípios, as prefeituras aplicaram 1.136.645 (80%), sendo 831.728 como primeira dose e 304.917 como segunda dose. O percentual da semana passada era de 78%.  

Os 10 municípios que mais aplicaram vacinas, considerando o percentual de doses aplicadas em relação às doses recebidas, foram: Porto Esperidião (98%), Novo Mundo (97%), Araputanga (97%), Ribeirãozinho (96%), Santa Terezinha (96%), Paranaíta (94%), Ponte Branca (93%), Nova Monte Verde (93%) e Jaciara (93%). 

Veja Também  Elevador do mirante está em perfeitas condições; Sema-MT aguarda contratação de empresa de manutenção para liberar uso

Confira o ranking completo de aplicação das vacinas no Boletim Informativo nº 471 ou no Painel de Distribuição de Vacinas Covid-19.

Considerando as vacinas destinadas à população indígena, alguns municípios podem contabilizar as doses aplicadas em aldeias pertencentes a territórios vizinhos e ultrapassar o limite de 100% da aplicação.

A Vigilância Estadual alertou que a utilização de unidades de segunda dose como primeira dose pode comprometer o esquema vacinal da população do município, considerando o fornecimento e as orientações feitas pelo Ministério da Saúde.

Sobre a distribuição

Na força-tarefa da vacinação, cabe ao Governo do Estado fazer a logística de distribuição, que é definida pela Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT), composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

A escolta dos materiais até os 14 polos de distribuição é feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e do Ministério da Defesa. O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também disponibiliza sua frota aérea para dar celeridade à distribuição.

Veja Também  Governo de MT já pactuou mais de 90% das doses recebidas; veja quanto cada município aplicou

É importante ressaltar que o Governo Federal define o total de doses que cada estado recebe. Essa definição ocorre de acordo com a quantidade de pessoas que pertencem aos grupos prioritários e não pela quantidade absoluta da população.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana