conecte-se conosco


Mulher

Brincadeiras e atividades lúdicas ajudam a identificar e superar abuso infantil

Publicado

Mulher


source
18 de Maio - Dia Nacional do Combate ao Abuso Infantil
Foto de Kat Jayne no Pexels

18 de Maio – Dia Nacional do Combate ao Abuso Infantil

18 de maio é o dia nacional de combate ao  abuso e exploração sexual infantil. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de ocorrências de exploração sexual infantil, ficando atrás somente da Tailândia. Mais da metade das vítimas de abuso sexual (51%) têm entre 1 a 5 anos de idade.

De acordo com o  painel de dados da ouvidoria nacional de direitos humanos , a violência contra crianças e adolescentes é a campeã de denúncias (26,98%). Geralmente os agressores são conhecidos da vítima: pais, mães, padrastos, vizinhos, familiares e pessoas próximas. 





Atividades lúdicas possuem papel fundamental não só na identificação de abusos sexuais, mas também como tratamento auxiliar na identificação e superação de traumas. Conforme explica Valdir Cimino, fundador da Associação Viva e Deixe Viver que atua com contação de histórias, nessas dinâmicas as crianças acabam expressando suas mágoas e problemas.

“Quando você não dá voz para uma criança, ela vai criar um processo de rejeição porque ela não tem maturidade, conhecimento, nem formas de lidar com isso sozinha”, explica.

Sinais de abuso

Cleo Teixeira, coordenador dos conselhos tutelares de Porto Alegre(RS), diz que muitas famílias acabam descobrindo que as crianças são vítimas de abuso e violência sexual ao levar em um posto de saúde.

“Elas chegam com alguma queixa de que a criança está com corrimento, secreção, machucado, comportamento diferente do habitual (quietude, irritação, não querer se aproximar de alguém específico) e acabam descobrindo a verdade”, explica.

Para ajudar mais pessoas próximas às crianças a identificarem que algo não anda bem, a cirurgiã pediátrica Ana Flávia Saccardo Ratti alerta para as mudanças de comportamento na criança, pois é que mais chama a atenção.

“Ela fica mais tímida, retraída, triste, fechada, diminui suas falas. É preciso ver como ela era antes e como está agora, quais são as pessoas que ela não quer mais conviver.

A especialista recomenda atenção se surgirem alguns sintomas como: infecção urinária de repetição, corrimento, mau cheiro nos genitais, dor na evacuação, lesão nos genitais ou qualquer parte do corpo. Também é importante observar se a criança sente medo ou evita a companhia de algum adulto.

“No começo da minha residência, eu peguei um caso de uma menina que insistia em dizer que tinha caído sentada… Quando liberaram as visitas, o filho do padastro dela, que tinha 18 anos, veio e ela não queria ver ele. Então nós acionamos o conselho tutelas e ficou verificado que ele abusava dela”, lembra Ana.

Situação agravada na pandemia

Os números de relacionados ao abuso e exploração sexual infantil no último ano no meio on-line também são preocupantes. De acordo com a Safernet Brasil , o site recebeu e processou mais de 96 mil denúncias anônimas de pornografia infantil em 2020 – em 2019, este número era de 46 mil. 

Diante desse contexto, entidades de defesa da criança e do adolescente lamentam a redução de recursos e redução de dos horários reduzidos de conselhos tutelares, CRAS, CREAS e demais centros de acolhimento a crianças em situação de abuso e exploração sexual.

“A gente vem assistindo nos planos orçamentários, especialmente em âmbito nacional, uma redução de investimento na proteção do enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil . Isso vai contra o artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, que determina a garantia de prioridade de destinação de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude”, diz a advogada Ana Claudia Cifali, do Instituto Alana.

Você viu?

Com isso, iniciativas de ONGs, institutos, associações e até outros poderes do estado (como o judiciário) acabam assumindo a responsabilidade de garantir assistência às vítimas. O Instituto Alana e Ministério Público de São Paulo, por exemplo, produziram um guia operacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes . Trata-se de uma forma de tentar contornar o problema da falta de recursos.

“Nós queremos implementar este guia que já está em andamento. A ideia é articular a rede de proteção: escola, rede de saúde, locais de assistência, conselho tutelar, entre outros, de forma a fortalecer os espaços que recebem as denúncias. Existe um foco muito grande na punição do agressor, mas nem sempre existe um trabalho de apoio e recuperação para a criança”, explica.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook

Mulher

Equinócio da primavera: conheça o Sabbat de Ostara e rituais para a data

Publicado


source
Flores e ovos simbolizam o começo da primavera
Photo by Visual Stories || Micheile on Unsplash

Flores e ovos simbolizam o começo da primavera


O equinócio da primavera marca o início da estação mais florida do ano no hemisfério sul. Para as religiões antigas, as trocas de estações ganham o nome de Sabbat . Como este fala da primavera , período que vai de 22 ou 23 de setembro até 21 ou 22 de dezembro, é batizado de Ostara, em homenagem à deusa da fertilidade que tem, entre seus símbolos, os ovos. No Hemisfério Norte, este sabbat corresponde à Pascoa. Acredita-se que os ovos de Páscoa são um meio de manter viva as antigas religiões.

Este é o momento em que o Sol começa a se aproximar da Linha do Equador, em direção ao Hemisfério Sul, conferindo dias mais longos e temperaturas amenas. Ao observar as flores se abrindo é possível sentir a Terra acordando. Segundo a tradição, as pessoas também recebem esta energia de renovação e novos começos.

Segundo a espiritualista Carolina D’Ambrosio, as pessoas devem lembrar que este é o momento de colher as sementes que foram plantadas no outono e ficaram, aparentemente, adormecidas durante o inverno. Assim, este é um período de colheita do que você andou plantando, além, é claro, da oportunidade de plantar novas sementes.

“Nem tudo são flores. O vento que nos põe em movimento, também nos invade e além de trazer mais frio para o corpo (maiores as chances de pegar um resfriado! Cuide da imunidade), também movimenta o corpo e nossas emoções. Essa também é a época mais propensa a exaltações, irritabilidade e estresse”, explica. Carolina complementa que tudo isso acontece em virtude desta energia que recebemos.

Para celebrar

A espiritualista fala que este sabbat culminou com uma Lua Cheia no céu, tornando o momento propício para realizar alguns rituais . Aqui ela ensina um banho para encontrar o amor, um ritual para a primavera e outro ritual para equilibrar as emoções.

Ritual para encontrar um amor

Tome um banho de alecrim, rosas e canela. Basta ferver a água, acrescentar as ervas e abafar por 15 minutos. Depois, tome seu banho normalmente e, ao final, tome o banho de ervas da cabeça para baixo, imaginando que uma luz rosa te banha e entra pelos seus poros.

Em seguida, coloque uma música tranquila e prepare um local para você fazer o seu ritual.

Você vai precisar de:

  • 2 velas rosas
  • 1 maçã bem bonita
  • um punhado de cravo e canela em pó.

Acenda em um pires ou prato as duas velas bem juntinhas no meio, coloque a maçã na frente e salpique o cravo em sentido horário formando um círculo em volta das velas e depois faça o mesmo com a canela em pó.

Cada vez que você colocar um item neste prato, salpicando o cravo e a canela, você vai recitando “”o amor entra na minha vida, eu recebo o amor na minha vida, eu me abro para o amor!”

Feche os olhos e se concentre. Imagine uma pessoa chegando na sua vida, batendo na sua porta, você o convida para entrar e se sentar com você. Vocês dois comem a maçã e a energia é de felicidade e realização. Faça seus pedidos ao universo com o poder da sua Intenção, para que coloque um novo amor nos seus caminhos.

Abra os olhos e coma a maçã lentamente, apreciando seu sabor a cada mordida e mentalizando sua vida amorosa com um parceiro(a) ao seu lado, que você é feliz e realizada(o).

Faça esse ritual em Lua Cheia ou Nova, pelo menos três vezes.

Ritual de primavera

Compre ou colha 7 tipos de flores diferentes e monte um buquê com elas em um vaso com água.

Em uma mesa, coloque o vaso de flores, uma vela branca e um incenso de seu gosto. Coloque uma música tranquila para entrar no clima. Sente-se confortavelmente em frente a esse singelo altar e medite observando as flores por alguns minutos.

Acenda a vela e o incenso. Faça uma prece espontânea, do fundo do seu coração ao seu Anjo, guias, mentor, guardiões, quem você sentir de contatar, para que tragam abundância e o poder de renovação da Primavera para a sua vida.

Depois diga “Eis que renasço com toda a natureza que está em festa! De hoje em diante serei de alma leve, alegre e colorida, como as flores. Os Silfos e Fadas brincarão ao meu redor! Que assim seja, assim é!”.

Medite por mais alguns minutos observando as flores, tocando-as e cheirando se quiser, absorvendo essa energia.

Depois que a vela terminar de queimar, distribua as flores para 7 pessoas diferentes como um gesto de gratidão pela vida.

Ritual para equilibrar as emoções

Em uma noite de Lua Cheia, tome um banho de ervas: erva doce, sementes de maracujá, rosas brancas, alecrim e boldo. Ferva a água, apague o fogo, acrescente as ervas e deixe descansar por 15 minutos. Tome seu banho normalmente e depois tome o banho de ervas da cabeça para baixo.

Depois, vá em uma janela, varanda, quintal ou qualquer lugar que você possa ver a Lua. Erga seus braços em direção a ela com um profundo sentimento de alegria e respeito, e crie espontaneamente uma prece à Grande Mãe (Pode chamá-la como quiser: Isis, Diana, Virgem Maria, Senhora, ou o nome que for confortável para você), pedindo que seja derramado sobre você a energia necessária para equilibrar suas emoções.

Fique ali o tempo que achar necessário, meditando e recebendo a energia da Lua.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 22 de setembro de 2021

Publicado


source
O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente

ÁRIES 

O Sol ingressa em Libra, o mundo das parcerias e sua forma de se relacionar ganha destaque. Bom gosto, imparcialidade, educação e beleza se tornam ainda mais importantes. O desafio é exercitar suas habilidades sociais e aprender a ceder, mas sem perder sua identidade. Equilibrar sua individualidade e a força dos outros para que possa somar. Marte segue em Libra também e se alinha com Saturno, favorecendo iniciativas mais maduras, planejadas e estratégicas. Invista numa postura mais ponderada.

TOURO 

É importante agora exercitar suas habilidades sociais, para que possa alinhar metas com parceiros e colaboradores. O Sol ingressa em Libra, você fica mais ciente do que deve ser equilibrado, para que haja mais harmonia em sua vida. Vênus confronta Urano: cuidado para não exagerar nas exigências e no controle. Importante também cultivar uma atitude mais prática e flexível, buscar aprimoramento e eficiência. O aprendizado é encontrar o caminho do meio: saber somar forças e ao mesmo respeitar a individualidade e a independência.

GÊMEOS 

O Sol ingressa em Libra: aproveite para cultivar uma visão mais realista, equilibrada, clara e objetiva dos fatos. É importante ganhar tempo, refletir, ponderar, evitar a pressa, ir mais fundo em qualquer questão para cultivar o entendimento. Tudo o que for corrigido, esclarecido e aprimorado pode trazer mais lucros e vantagens no futuro. Mercúrio desafia Plutão: esteja aberto para aprofundar assuntos, perceber se há segredos ou questões ocultas a serem esclarecidas. Mentiras e manipulações podem ficar mais evidentes.

CÂNCER

O Sol ingressa em Libra: a prosperidade vem na medida em que cultivar suas habilidades sociais. Procure cultivar a gentileza, a prudência, a harmonia em suas relações. Ao mesmo tempo, a Lua segue no acelerado Áries, atividades que possa exercer com autonomia ganham preferência. Atenção no período da noite: a Lua desafia Plutão, pedindo cuidado com reações emocionais exaltadas, disputas de poder, controle e cobranças. Use e abuse da diplomacia, da gentileza e do bom humor.

LEÃO 

As parcerias e os acordos ganham evidência com o ingresso do Sol em Libra. É importante fazer valer suas habilidades sociais. Aproveite para estabelecer metas em comum, para aprofundar laços e amizades. O crescimento vem na medida em que cultivar ética, diplomacia, responsabilidade, maturidade e compromisso. Evite críticas e reclamações, procure ganhar tempo para esclarecer questões confusas. O período é de aprimoramento, investigação, transformação. Esteja aberto para aprimorar a forma como se relaciona.

VIRGEM 

É tempo de harmonizar suas relações. Sol ingressa em Libra, o raciocínio fica mais lógico e objetivo. Se houver desavenças nos relacionamentos, esteja disposto a fazer algumas concessões. É bom cultivar uma atitude mais realista, prudente, determinada e sensata. A Lua faz um aspecto tenso com Plutão no período da tarde e da noite, melhor evitar cobranças ou discussões. Dedique momentos para si mesmo também, para permitir-se mimos e agrados, cuidar de sua autoestima e de seu bem-estar.

LIBRA 

Vitalidade, confiança e clareza crescem a cada dia, agora que Sol ingressa em seu signo. Um período de renovação energética tem início. Utilize o momento para analisar e reorganizar as coisas, para ponderar os vários lados de uma questão com uma postura mais conciliadora. Vênus desafia Urano, pedindo mais flexibilidade. É fundamental agora manter-se aberto para negociar, dialogar, alinhar estratégias e equiparar os intercâmbios. Aproveite também para implementar novas técnicas e recursos em seu trabalho. 

ESCORPIÃO 

As relações sociais passam por desafios de crescimento. O Sol ingressa em Libra, pedindo mais diplomacia. É preciso mais cuidado para evitar conflitos e discussões. Hoje a Lua desafia Plutão: deixe de lado disputas, invista no poder pessoal para transformações em si mesmo. Ainda bem que Marte se alinha com Saturno: aproveite para cultivar dedicação, aquela sensação de deveres cumpridos, de que deu o melhor de si e fez tudo da melhor maneira possível. Assim fica em paz com sua consciência. 

SAGITÁRIO 

Com o ingresso do Sol em Libra, é importante cultivar equilíbrio, nas relações, nas emoções, em casa e na vida em geral. Com mais capacidade de ponderação, aproveite para rever e mudar velhos conceitos, trocar ideias, inteirar-se das notícias, informar-se melhor sobre qualquer assunto. Procure também cultivar seu lado empreendedor, com mais empenho, perseverança e determinação. Mercúrio e Júpiter seguem em harmonia, favorecendo os estudos. A mente fica afiada, boas ideias podem surgir.

CAPRICÓRNIO

O Sol ingressa em Libra: a capacidade de formar parcerias ganha evidência. É tempo de exercitar o diálogo e a capacidade de compreensão. Procure deixar de lado as exigências excessivas, tanto em relação a si mesmo, quanto aos outros. Se conseguir dialogar com mais abertura, disposto a repensar velhas posturas e rever assuntos confusos, você só tem a ganhar. Assim pode entregar-se com mais confiança em suas relações, somar forças para concretizar suas inspirações e avançar profissionalmente.

AQUÁRIO

É importante agora alinhar interesses com as pessoas, fortalecer os laços de afeto e o compromisso em suas relações. O Sol ingressa em Libra: você pode compreender as questões alheias, fazer bons contatos e dar mais atenção a quem ama. Prudência, gentileza e cordialidade são as qualidades em destaque. O período de transformações, limpezas e desintoxicações continua. Invista em estudos, pesquisas e siga seu coração, ele pode indicar o que deve ser deixado para trás. 

PEIXES 

É importante ganhar tempo para clarear questões confusas. O Sol ingressa no ponderado Libra favorecendo a abertura para se relacionar. Cuidado com posturas individualistas, radicais ou dogmáticas. Invista na fé e no pensamento positivo, nas ideias criativas e imaginativas, nos ideais de progresso e expansão. Acredite em seus talentos e capacidades, que com empenho e dedicação são o caminho certo para o sucesso. Vale cultivar determinação, ao mesmo tempo em que se conecta com sua intuição e imaginação. 

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso