conecte-se conosco


Cuiabá

Sicoob Integração adere à campanha “Cuiabá por Elas” e doa cerca de mil absorventes

Publicado

Cuiabá


Menos de uma semana após a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, lançar a campanha “Cuiabá por Elas”, o Sicoob Integração aderiu à iniciativa e fez uma doação de aproximadamente mil absorventes, que serão desrtinados às mulheres em situação de vulnerabilidade social do município.

De acordo com o presidente da cooperativa Sicoob Integração, Maurício Lúcio Nandes, quando ficou sabendo da campanha logo veio à mente sobre os sete princípios do cooperativismo e o mais importante é o de atender à necessidade real da comunidade. Ele explica que quando foi apresentado este projeto para ele de imediato foi mobilizado e arrecadado essa quantidade de absorventes.

Para a secretária Municipal da Mulher, Luciana Zamproni, a ação nasceu de uma realidade pouco divulgada, porém com números alarmantes: segundo organizações não governamentais e empresas do setor, cerca de 23% de pessoas que menstruam no país não têm condições de adquirir absorventes todos os meses e ficou pior com a pandemia do novo coronavírus, onde o cenário econômico para as mulheres foi diretamente impactado, uma vez que foram as mais afetadas pelo isolamento social e com a diminuição de renda, limitando a possibilidade de aquisição dos produtos menstruais.

Veja Também  Pacientes vencem a Covid-19 e recebem alta hospitalar em Cuiabá

“Muitas mulheres acabam não tendo dinheiro para comprar seus absorventes e isso só agravou na pandemia. É um item básico de higiene, e a falta dele traz vários problemas de saúde e higiene, além de causar também uma discrepância educacional e profissional. Temos relatos de mulheres que acabam faltando no trabalho ou na escola porque estão menstruadas”, afirma.

A primeira-dama, Márcia, agradeceu as doações e se mostrou comovida com a rapidez em que o Sicoob Intergração se organizou e doou para a prefeitura essa quantidade significativa de absorventes.

“Nossa gratidão por essa doação. Mais do que uma questão financeira, a falta de acesso a produtos de higiene menstrual gera consequências como baixa frequência escolar ou no trabalho, aumento no risco de infecções pelo uso de produtos improvisados e inadequados, constrangimento, o que pode também levar à sobrecarga mental. Por isso, acredito que, enquanto não falarmos sobre e não questionarmos, não existirão ações para ajudar no combate da questão. Fico emocionada em receber este apoio de uma grande cooperativa como a Sicoob”, ressalta.

Veja Também  Pessoas com a segunda dose da Coronavac atrasada já podem verificar o agendamento no cadastro no site Vacina Cuiabá

Comentários Facebook

Cuiabá

Pessoas com a segunda dose da Coronavac atrasada já podem verificar o agendamento no cadastro no site Vacina Cuiabá

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Quem está com a segunda dose da vacina Coronavac atrasada já pode verificar o cadastro no site Vacina Cuiabá, pois os agendamentos com o dia, local e horário que devem comparecer para serem imunizados já foram gerados. Essas pessoas devem imprimir o QR Code da segunda dose e levar quando forem se vacinar.

A coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira explica que as pessoas devem respeitar o dia e data agendados. “Nós sabemos que as pessoas estão ansiosas para tomarem a segunda dose, mas infelizmente a falta do imunizante foi um problema que ocorreu no país inteiro. Para que possamos aplicar as vacinas de forma organizada, pedimos que as pessoas sigam o agendamento. Dessa forma conseguiremos evitar aglomerações”, disse Valéria.

Caso alguém que esteja com a segunda dose da Coronavac atrasada não tenha recebido o agendamento, ela pode se dirigir aos postos de vacinação de drive Thru ou no Senai e apresentar o cartão de vacinação. “É muito importante que as pessoas respeitem o agendamento, pois fizemos uma distribuição nos locais de vacinação, porque ainda temos os outros grupos sendo vacinados com primeira dose. Estamos nos organizando para não termos aglomerações, mas precisamos da colaboração de todos”, conclui a coordenadora da campanha.

Veja Também  "Tudo em Cuiabá se transforma em progresso e desenvolvimento", cita prefeito ao destacar avanços na distribuição dos serviços água e esgoto

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Representantes do Executivo municipal participam de evento com lideranças da Índia

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Em alusão ao Dia Internacional da Yoga, celebrado nesta segunda-feira (21), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, fará participação em uma live comemorativa junto ao embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, neste domingo (20), a partir das 11h30, horário de Cuiabá. A capital de Mato Grosso mantém uma parceria com o país, que dentre alguns dos projetos em conjunto, está a construção de um parque na região do Parque Cuiabá. A obra, que fica na Avenida Seis, já começou e deve ser finalizada ainda este ano.

“Eu celebro esta parceria que está começando com a Índia, um país riquíssimo em história, cultura e religião. A Prefeitura de Cuiabá tem a honra de fazer parte deste projeto, que irá privilegiar o nosso povo cuiabano com o Parque da Paz”, ressaltou Emanuel Pinheiro.

Além do chefe do executivo municipal, o gestor de desenvolvimento sustentável da Prefeitura de Cuiabá, Alex Vieira de Deus, também vai participar da live, que será transmitida pelo Facebook.

Veja Também  Pessoas com a segunda dose da Coronavac atrasada já podem verificar o agendamento no cadastro no site Vacina Cuiabá

“Nosso município tem uma importante parceria com a Índia e fomos convidados a participar deste encontro. Temos uma grande aproximação com o país”, ressaltou Alex enfatizando que o parque em construção abrigará uma estátua Mahatma Gandhi, advogado indiano que é referência mundial na cultura pela paz.

Na live #InternationalDayOfYoga, @indiainbrazil será ministrada a palestra “Yoga para a Boa Saúde, Felicidade e Harmonia” com o Dr. Manmath Gharote, Diretor do Lonavla Yoga Institute.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana