conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeito anuncia imunização de jornalistas e para grupo sem comorbidades

Publicado

Cuiabá


Davi Valle

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou nesta segunda-feira (17), que não irá tomar a vacina contra a Covid-19, por fazer parte do grupo de pessoas que possui comorbidade leve, mais especificamente hipertensão leve, e vai aguardar chegar a sua vez, conforme estabelece o Ministério da Saúde. “A minha hipertensão é considerada leve, ela não é seguida de uso de dois ou três medicamentos, eu só tomo um, desde o 28 anos, ou seja o prefeito é saudável. Mediante isso eu não posso tomar, não sou eu que vou promover o fura fila em Cuiabá, eu vou esperara minha vez, apesar de entender que o presidente da república, governadores de estado e prefeitos deveriam ser os primeiros a vacinar, por dois motivos: primeiro, para dar o exemplo, estimular todos a vacinarem, e segundo, por ser pessoas expostas, que respondem pela sua cidade, e estão constantemente em contato com a população. Mas, o Ministério da Saúde não entendeu assim, a minha comorbidade é leve e não se enquadra nesse grupo. Vou aguardar a minha vez para vacinar”, ressaltou ele.

Veja Também  Pessoas com a segunda dose da Coronavac atrasada já podem verificar o agendamento no cadastro no site Vacina Cuiabá

Além disso, o gestor da Capital anunciou que irá abrir em breve, a imunização dos jornalistas, bem como para o grupo de pessoas abaixo de 59 anos, que não possuem comorbidades, conforme a chegada de novas remessas de vacinas. “Quero autorizar a secretária Ozenira (gestora da Secretaria Municipal de Saúde), já entrei em contato com o Sindicato dos Jornalistas e quero pedir para amanhã já o levantamento para abrir a vacinação de todos os jornalistas de Cuiabá. Isso também é um pedido de vários de vocês e de representantes da categoria, que eu entendo também, e pelas atividades que vocês exercem, que devem ter essa prioridade”, afirmou Pinheiro.

“Vamos vacinar também o grupo de 59 anos para baixo sem comorbidade, independente da comorbidade que estiver vacinando. Iremos vacinar, tudo isso claro dependente da quantidade de vacina que vai chegar. Mas já falei para planejar isso para os próximos dias, com um comunicado, para estabelecermos esse cronograma de vacinação, junto com a comorbidade. Dessa forma, quem não tem comorbidade que está achando que vai demorar muito, já tem uma expectativa de quando será vacinado. E como temos as vacinas Pifzer, a Astrazeneca e com a chegada de novas remessas de Coronavac, já é possível vislumbrar essa nova celeridade de imunização da população de Cuiabá”, informou o prefeito.

Veja Também  Encontro debate ampliação da rede de assistência ao migrante

Conforme já explicado, o guia de comorbidade continuará a ser seguido, como sugerido pelo Ministério de Saúde. A Prefeitura também abriu nesta segunda (17), o pré cadastro para a imunização contra a covid, para pessoas 30 a 39 anos, com comorbidades. Além disso,  a primeira-dama Márcia Pinheiro, anunciou na última semana,  inclusão dos profissionais de assistência social no grupo prioritário para imunização contra COVID-19, que começarão a ser vacinados a partir de amanhã (18).

Comentários Facebook

Cuiabá

Pessoas com a segunda dose da Coronavac atrasada já podem verificar o agendamento no cadastro no site Vacina Cuiabá

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Quem está com a segunda dose da vacina Coronavac atrasada já pode verificar o cadastro no site Vacina Cuiabá, pois os agendamentos com o dia, local e horário que devem comparecer para serem imunizados já foram gerados. Essas pessoas devem imprimir o QR Code da segunda dose e levar quando forem se vacinar.

A coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira explica que as pessoas devem respeitar o dia e data agendados. “Nós sabemos que as pessoas estão ansiosas para tomarem a segunda dose, mas infelizmente a falta do imunizante foi um problema que ocorreu no país inteiro. Para que possamos aplicar as vacinas de forma organizada, pedimos que as pessoas sigam o agendamento. Dessa forma conseguiremos evitar aglomerações”, disse Valéria.

Caso alguém que esteja com a segunda dose da Coronavac atrasada não tenha recebido o agendamento, ela pode se dirigir aos postos de vacinação de drive Thru ou no Senai e apresentar o cartão de vacinação. “É muito importante que as pessoas respeitem o agendamento, pois fizemos uma distribuição nos locais de vacinação, porque ainda temos os outros grupos sendo vacinados com primeira dose. Estamos nos organizando para não termos aglomerações, mas precisamos da colaboração de todos”, conclui a coordenadora da campanha.

Veja Também  Semob mantém equipe na Trincheira Jurumirim para orientação de rotas alternativas

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Representantes do Executivo municipal participam de evento com lideranças da Índia

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Em alusão ao Dia Internacional da Yoga, celebrado nesta segunda-feira (21), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, fará participação em uma live comemorativa junto ao embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, neste domingo (20), a partir das 11h30, horário de Cuiabá. A capital de Mato Grosso mantém uma parceria com o país, que dentre alguns dos projetos em conjunto, está a construção de um parque na região do Parque Cuiabá. A obra, que fica na Avenida Seis, já começou e deve ser finalizada ainda este ano.

“Eu celebro esta parceria que está começando com a Índia, um país riquíssimo em história, cultura e religião. A Prefeitura de Cuiabá tem a honra de fazer parte deste projeto, que irá privilegiar o nosso povo cuiabano com o Parque da Paz”, ressaltou Emanuel Pinheiro.

Além do chefe do executivo municipal, o gestor de desenvolvimento sustentável da Prefeitura de Cuiabá, Alex Vieira de Deus, também vai participar da live, que será transmitida pelo Facebook.

Veja Também  Pessoas com a segunda dose da Coronavac atrasada já podem verificar o agendamento no cadastro no site Vacina Cuiabá

“Nosso município tem uma importante parceria com a Índia e fomos convidados a participar deste encontro. Temos uma grande aproximação com o país”, ressaltou Alex enfatizando que o parque em construção abrigará uma estátua Mahatma Gandhi, advogado indiano que é referência mundial na cultura pela paz.

Na live #InternationalDayOfYoga, @indiainbrazil será ministrada a palestra “Yoga para a Boa Saúde, Felicidade e Harmonia” com o Dr. Manmath Gharote, Diretor do Lonavla Yoga Institute.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana