conecte-se conosco


Cuiabá

Polo de vacinação SESI Papa fecha mais cedo neste sábado devido a acidente fatal na avenida Oátomo Canavarros

Publicado

Cuiabá


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que devido a um acidente com vítima fatal ocorrido na Avenida Oátomo Canavarros, em frente ao SESI Papa, onde funciona um dos polos de vacinação contra a covid-19 no modelo drive-thru, a coordenação da campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar” decidiu fechar o polo de vacinação, uma vez que o trânsito no local está comprometido. Quem já estava dentro do estacionamento do SESI Papa está sendo vacinado. A orientação para quem estava agendado para tomar a segunda dose da Coronavac no SESI Papa é para que se desloquem aos polos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que funciona como ponto fixo ou para o polo drive-thru na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A SMS lamenta o ocorrido e destaca que a vítima do acidente não estava no local para ser vacinado.

Comentários Facebook
Veja Também  Prefeito reafirma empenho da gestão na humanização e assina contrato de concessão de imóvel à MTmamma

Cuiabá

Secretaria Municipal de Saúde divulga o 18º Informe Epidemiológico de 2021 sobre a Covid-19

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Em 19 de junho de 2021, o Brasil acumulava 17.883.755 casos confirmados de Covid-19 e mais de meio milhão de mortes. Nesta mesma data Mato Grosso registrava 436.145 casos confirmados e 11.435 óbitos.

Indicadores recentes apontam para a permanência de um platô elevado de transmissão da Covid-19 no Brasil, com possibilidade de agravamento nas próximas semanas, com a entrada do inverno. Entre 30 de maio a 12 de junho houve discreto aumento das taxas de incidência e de mortalidade de Covid-19 no país estando Mato Grosso entre os quatro estados com as piores taxas de incidência e de mortalidade. Apesar da melhora das taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS em algumas unidades da federação, o quadro ainda é crítico no Distrito Federal e em 18 estados, incluindo Mato Grosso, que apresentaram taxas iguais ou superiores a 90%.

O ritmo lento de vacinação no país requer a manutenção de medidas não-farmacológicas, como uso de máscaras, distanciamento físico e social e higienização das mãos, além de medidas de maior restrição da circulação de pessoas como bloqueio ou lockdown sempre que necessário.

Desde o registro dos primeiros casos em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso, publica o Informe Epidemiológico sobre a Covid-19, com o objetivo de monitorar o padrão de morbidade e mortalidade e descrever as características clínicas e epidemiológicas dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG pelo SARS-Cov-2 em residentes no município de Cuiabá. Dando continuidade à divulgação de informações sobre a Covid-19 em Cuiabá, esse é o 56º informe produzido, no qual apresentamos as informações desde a data da notificação do primeiro caso em Cuiabá até a 24ª Semana Epidemiológica (SE), compreendendo o período de 14 de março de 2020 a 19 de junho de 2021. Neste informe, destaque especial será dado à vacinação contra Covid-19 em residentes em Cuiabá.  

Veja Também  Prefeito reafirma empenho da gestão na humanização e assina contrato de concessão de imóvel à MTmamma

Destaques do período de 14 de março de 2020 a 19 de junho de 2021

– Foram registrados 90.996 casos de Covid-19 de residentes em Cuiabá, 94,4% recuperados; 8.242 internações e 2.987 mortes. Nas duas últimas semanas (SE 23 e SE 24) foram notificados 1.451 casos, 159 internações e 53 óbitos.

– A média de idade dos pacientes internados em 2020 era de 56,2 anos de idade e em 2021 foi de 53,3 anos. Entre aqueles que foram a óbito a média de idade em 2020 foi de 66 anos e em 2021 de 62 anos, indicando o rejuvenescimento da epidemia na capital.

– Entre os pacientes internados com evolução do caso, 41,9% dos idosos (1.404/3.350), 17,4% (817/4.588) dos adultos, e 9,4% (15/158) das crianças e adolescentes foram a óbito.

– A partir de dezembro de 2020 se tem registrado o aumento de mortes, e esse padrão persistiu nos quatro primeiros meses de 2021. Apesar da tendência de redução no número de óbitos no mês de maio SE 18 e 22 (02 de maio a 05 de junho de 2021) e nas duas primeiras semanas de junho (SE 23 e 24; 06 a 19 de junho de 2021), ainda há um quantitativo de óbitos elevado.

Veja Também  Prefeito anuncia Renivaldo Nascimento como secretário de Meio Ambiente e estabelece como meta o crescimento econômico sustentável

– Em 19 de junho as taxas de ocupação de leitos de UTI adulto e de enfermaria foram inferiores às observadas em 05 de junho, entretanto a de UTI infantil aumentou.

– A taxa de transmissão do vírus nas duas últimas semanas foi estimada em 0,87 com a amplitude do intervalo de confiança indicando valores de transmissão superiores a 1,0.

– Foram aplicadas 211.454 doses de vacina contra a Covid-19 em residentes de Cuiabá, sendo 159.274 (25,8% da população) com a primeira dose e 52.180 (8,5%) com a segunda dose, ou seja, apenas 32,8% das pessoas que tomaram a primeira dose estão efetivamente imunizadas.

– Declínio importante no número de 2ª doses aplicadas nas últimas quatro semanas.

– Entre os grupos prioritários, a melhor cobertura vacinal foi em pessoas com 70 anos e mais e podemos verificar queda na mortalidade proporcional e no risco de morte para esse grupo, sendo a maior redução no grupo de 80 anos e mais. A redução nos indicadores de mortalidade na capital pode ser atribuída à vacinação.

– No atual ritmo de vacinação, com média de 7.240 aplicações/semana, 75% da população de Cuiabá estará imunizada com duas doses somente em julho de 2022. A capital tem capacidade de vacinar cerca de 7.800 pessoas por dia.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito reafirma empenho da gestão na humanização e assina contrato de concessão de imóvel à MTmamma

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

“São momentos como esse que fazem a diferença. É isso que representa uma gestão humanizada. Muito mais importante que as grandes edificações, viadutos e avenidas, é investir no  ser humano, na saúde, na vida, o maior espetáculo existência. De que adiantaria tantas edificações físicas? Grandes obras, sem a humanização? Se faltar as pessoas que cuidam, que se dedicam a ajudar essas pessoas por devoção. E é só por amor que temos a MT Mamma. Aqui eu  represento a primeira-dama, Márcia Pinheiro, que tanto trabalha e defende os que mais precisam”.  A declaração foi feita pelo prefeito Emanuel Pinheiro no ato da assinatura do contrato de concessão de direito real de uso de imóvel público para construção da nova sede da Associação de Trabalhadores Voluntários contra o câncer de mama em Mato Grosso – MTmamma. O termo foi assinado na tarde desta quarta-feira (23), no auditório do Palácio Alencastro.

Com 12 anos de criação, a Associação já atendeu mais de 2 mil mulheres. Atualmente, são 360 assistidas pela  Mamma.

O chefe do Executivo Municipal fez questão de enaltecer o apoio da Câmara de Vereadores em mais essa importante causa da Prefeitura e da primeira-dama Márcia Pinheiro, que defende de corpo e alma as causas sociais do município. “Os vereadores entenderam o nosso propósito, embasado no bem comum. Contribuíram para concretização desse ato que mediante a aprovação da lei em regime de urgência a permissão da concessão de direito real para construção da sede própria dessa grande instituição do bem”, acrescentou.

Veja Também  Secretaria Municipal de Saúde divulga o 18º Informe Epidemiológico de 2021 sobre a Covid-19

Representando a presidente da MT Mamma, a diretora administrativa, Margareth Torres não conseguia esconder a  emoção em estar ter a oportunidade de presenciar um momento histórico.

“É um sonho que está sendo concretizado. O nosso muito obrigado ao nosso prefeito, Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro, por reconhecer o trabalho que está pautado no amor, carinho, atenção, valorização do eu e no resgate da autoestima dessas mulheres. Contamos com 134 voluntárias, que mesmo com a pandemia não medem esforços em dedicar o tempo para ajudar o próximo”, declarou Margareth. Estamos muito felizes por essa benção recebida. Mais uma vez obrigada, que Deus abençoe”.   

Pinheiro lembrou ainda que nesta semana também assinou termo de concessão de imóvel a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC). “É um propósito do bem comum, de quem se doa pelo bem comum. Dentre tantos bons momentos que Deus me proporciona como prefeito de Cuiabá esse é um deles. Um  momento marcante e a MT mamma merece. Contem conosco para edificação desse novo prédio”, disse.

Veja Também  Cuiabá espera chegada de novas doses e campanha de vacinação segue somente no polo Senai na quinta (24)

Presente ao evento, o vereador Mário Nadaf iniciou a fala enaltecendo o trabalho da gestão Emanuel Pinheiro. “Dar a Cesar o que é de Cesar, por mais essa iniciativa que contou com a colaboração da Câmara e obteve aprovação unânime. Conheço e reconheço o trabalho dessa instituição séria e de solidariedade às mulheres que tiveram ou que estão em tratamento contra o câncer de mama”, ressaltou o vereador.

Participaram do evento, os vereadores Paulo Henrique, Mário Nadaf, Demilson Nogueira e Cezinha Nascimento e a assessora Débora de Souza Ramos, do Núcleo da apoio à primeira-dama Márcia Pinheiro.

Imóvel

A área concedida é de 2.647,52m², tendo como prazo de validade da concessão de 20 anos, prorrogáveis por mais 20.

Conheça mais:

A MTmamma Amigos do peito foi instituída e registrada em 03 de março de 2009. Após aprovação da lei pela Câmara de Vereadores que a entidade foi considerada como entidade de utilidade pública municipal. Além também, da aprovação pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, como entidade de utilidade pública com abrangência estadual. A associação atende mulheres em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama, oferecendo atividades gratuitas como reiki, meditação, hidroginástica, dança do ventre terapêutica, fisioterapia, oficinas de artesanato e customização, bate-papos mensais e grupo de psicoterapia.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas