conecte-se conosco


Economia

Lira extingue comissão e invalida relatório da Reforma Tributária

Publicado

Economia


source
Lira avisou o vice-presidente da Câmara dos Deputados que encerraria a comissão da Reforma Tributária
Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Lira avisou o vice-presidente da Câmara dos Deputados que encerraria a comissão da Reforma Tributária

O presidente da Câmara dos Deputados , Arthur Lira (Progressistas-AL), extinguiu a comissão mista da Reforma Tributária e invalidou o relatório lido nesta terça-feira (04). A informação foi confirmada pelo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM)

De acordo com o parlamentar, a comissão extrapolou o prazo de sessões.

“Presidente @ArthurLira_ acaba de me confirmar que, considerando que a Comissão da Reforma Tributária extrapolou o prazo de sessões, por força do Regimento Interno da Casa, a comissão está extinta”, disse Ramos.



O relatório preliminar da Reforma Tributária foi apresentado nesta terça-feira (04) à comissão responsável pelos estudos da matéria. O relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB), optou por dar continuidade a proposta de emenda à Constituição (PEC) 45, apresentada em 2019 pelo deputado federal, Baleia Rossi (MDB-SP). No entanto, Ribeiro manteve aberta a discussão para acrescentar medidas propostas pela PEC 110 e do governo federal. 

Veja Também  Infraestrutura prevê R$ 260 bi em investimento privado até fim de 2022

Você viu?

Lira cobrou agilidade do relator para a leitura da matéria. Marcada inicialmente para segunda-feira (03), Aguinaldo Ribeiro estendeu o prazo para esta terça e apresentou um relatório contrário do que esperava membros do Palácio do Planalto. 

A proposta apresentada unifica cinco impostos:  Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), da Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). O objetivo é somar esses tributos em uma única alíquota, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). 

Repercussão 

Em nota, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou ser “inteligente” dar continuidade ao trabalho da comissão. 

“A Comissão Mista fez um trabalho longo de aprofundamento sobre a Reforma Tributária. É razoável e inteligente darmos oportunidade de concluírem o trabalho, o que se efetiva com a apresentação do parecer pelo deputado Aguinaldo Ribeiro”, disse Pacheco. 

Veja Também  Cerca de 12 milhões de pessoas ainda não enviaram declaração do IR

Antes de noticiada a decisão de Lira, o presidente da comissão, senador Roberto Rocha (PSDB-BA), defendeu os estudos a implantação do novo sistema tributário. 

“Embora os olhos da mídia estejam mais voltados à CPI da Covid, é aqui, na Comissão Mista da Reforma Tributária, que está sendo feita a História. É aqui que estamos criando a vacina econômica”, afirmou. 

O iG ainda aguarda o posicionamento do presidente da Câmara, Arthur Lira, e do deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), criador da PEC 45.

Comentários Facebook

Economia

Número de fusões e aquisições em 2021 supera 2020

Avatar

Publicado


source
Número de fusões e aquisições em 2021 supera 2020
Redação 1Bilhão Educação Financeira

Número de fusões e aquisições em 2021 supera 2020

O mercado de fusões e aquisições está em alta. Segundo dados da Bloomberg, o primeiro trimestre deste ano acumulou um recorde de US﹩ 1,1 trilhão em negócios firmados no mundo todo. Foi o melhor começo de ano para o setor desde 1998.

Um levantamento da empresa de consultoria Alvarez & Marsal também confirma esse cenário promissor para M&A. No primeiro trimestre houve um aumento de 26% no número de transações em relação à média trimestral de 2020. A expectativa é que em todo o ano de 2021 o número de processos de M&A cresça 25%.

Fusões e Aquisições

As startups não ficaram de fora desse boom em fusões e aquisições. Segundo um estudo da Distrito, foram registradas 77 operações somente no começo deste ano. Em todo o ano de 2020, foram realizados 100 processos de fusões e aquisições, o que mostra que 2021 poderá superar esse número.

Veja Também  IRPF 2021: BS2 dá 8 dicas de como declarar seus investimentos

Comentários Facebook
Continue lendo

Economia

IRPF 2021: BS2 dá 8 dicas de como declarar seus investimentos

Avatar

Publicado


source
IRPF 2021: BS2 dá 8 dicas de como declarar seus investimentos
Redação 1Bilhão Educação Financeira

IRPF 2021: BS2 dá 8 dicas de como declarar seus investimentos

Apesar de um ano marcado por forte volatilidade do mercado financeiro, muitas pessoas começaram a investir em 2020. Somente na Bolsa de Valores , houve um aumento de 92% no número de investidores, ou seja, mais de 1,5 milhão de novas contas de pessoas físicas.

O que muitos não sabem é que esse e outros tipos de investimentos realizados no último ano precisam constar na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física , que deve ser finalizada e enviada para a Receita Federal até as 23h59 do dia 31 de maio de 2021.

Confira a reportagem completa aqui

Comentários Facebook
Veja Também  Bolsonaro aprova redução de 13% para 10% de biodiesel na mistura do óleo diesel
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana