conecte-se conosco


Polícia Federal

PF combate organização criminosa envolvida com tráfico de drogas

Publicado

Polícia Federal


Ribeirão Preto/SP – A Polícia Federal, com apoio do BAEP-PM, deflagrou na terça-feira (20/4) operação policial para prender em flagrante cinco pessoas que integravam organização criminosa voltada ao tráfico de drogas.

Foram cumpridos ainda quatro mandados de busca e apreensão, sendo apreendidos dinheiro, drogas e armas.

Diligências seguem em andamento com vistas a localizar e prender o sexto integrante da organização criminosa.

Comunicação Social da Polícia Federal em Ribeirão Preto

Comentários Facebook
Veja Também  PF prende quatro homens por pesca irregular no período do defeso

Polícia Federal

Polícia Federal deflagra operação para combater organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico internacional de entorpecentes em Campo Grande e Ponta Porã/MS

Avatar

Publicado


Campo Grande/MS – A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (17/5), nas cidades de Ponta Porã/MS e Campo Grande/MS, a Operação Fênix, que investigou organização criminosa voltada para o tráfico internacional de entorpecentes e lavagem de dinheiro.

Segundo as investigações, o grupo criminoso era responsável por internacionalizar o entorpecente conhecido como maconha, a partir da cidade de Pedro Juan Caballero/PY, cujos carregamentos tinham como destino inicial a cidade de Campo Grande/MS. A droga posteriormente era encaminhada para outros estados do Brasil. Além disso, a organização criminosa realizava a lavagem dos valores obtidos ilicitamente com a venda do entorpecente, através do comércio e financiamento de veículos utilizando para tanto empresas localizadas nesta capital.

No transcurso das investigações, foram realizadas 12 apreensões de carregamentos de entorpecentes, os quais totalizaram cerca de 21 toneladas de maconha, além de 18 integrantes da ORCRIM presos em flagrante delito por tráfico de drogas. Ainda foi apreendida a quantia de mais de R$ 68 em espécie durante as abordagens.

Os mandados expedidos pela 5ª Vara Federal de Campo Grande/MS buscam confirmar a ligação entre os membros da organização criminosa, reforçar os indícios de lavagem de dinheiro, apreender bens de alto valor e individualizar a conduta de cada agente.

Veja Também  Polícia Federal deflagra operação para combater organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico internacional de entorpecentes em Campo Grande e Ponta Porã/MS

As medidas judiciais ainda contemplam o sequestro e indisponibilidade de diversos bens móveis, imóveis e valores financeiros relacionados aos integrantes do grupo criminoso.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa (art. 1º, § 1º, da Lei n.º 12.850/13), tráfico internacional de entorpecentes (art. 33 c/c 40, I da lei 11.343/2006) e lavagem de dinheiro (art. 1º da lei 9613/98).

O nome da operação faz referência ao significado de FENIX, ressurgimento das cinzas, haja vista que boa parte da organização criminosa foi investigada e presa no ano de 2009 pela Polícia Federal na Operação Litoral pela prática dos mesmos crimes investigados.

Em razão da situação de pandemia da COVID-19, foi planejada uma logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPIs  a  todos  os  envolvidos  na  missão,  a  fim  de preservar a saúde dos policiais, testemunhas, investigados e seus familiares.

Comunicação Social da Polícia Federal no Mato Grosso do Sul  

Fone: (67) 3368-1105

[email protected] | www.pf.gov.br

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia Federal

PF apreende cerca de 13 kg de cocaína no Aeroporto Internacional de São Paulo/SP

Avatar

Publicado


Guarulhos/SP – A Polícia Federal prendeu no domingo (16/5), no Aeroporto Internacional de São Paulo, três passageiros tentando embarcar com droga para a Namíbia e Senegal.

Policiais federais, em fiscalização de rotina junto aos portões de embarque, abordaram um homem e uma mulher, ambos angolanos e os conduziram para revista das bagagens e busca pessoal. Com o homem, os policiais encontraram mais de 5 kg de cocaína em pequenos pacotes atados ao corpo e, da mesma forma, com a mulher foram encontrados outros 6 kg da mesma droga. Ambos tinham como destino final a Namíbia e disseram que, pelo transporte da droga, receberiam um pagamento em moeda estrangeira.

Em outra ação, realizada pelos policiais no mesmo local, foram encontrados mais de 2 kg de cocaína ocultos dentro de relógios de parede. A passageira, uma brasileira, de 26 anos, pretendia embarcar em voo para o Senegal.

Todos receberam voz de prisão e serão apresentados à Justiça Federal onde responderão pelo crime de tráfico internacional de drogas.

Veja Também  Polícia Federal prende em flagrante uma mulher transportando munições

Comunicação Social da Polícia Federal Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos

Contato: (11) 2445-2212

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana