conecte-se conosco


Mulher

Abril Roxo: veja o que é e como tratar a adenomiose

Publicado

Mulher


source
O Abril Roxo fala sobre a conscientização da adenomiose
Reprodução/freepik

O Abril Roxo fala sobre a conscientização da adenomiose

A adenomiose é um problema ginecológico que pode acometer uma em cada dez mulheres no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que 150.000 novos casos sejam registrados anualmente. Ela ocorrequando existe a presença de tecido semelhante ao endométrio na camada muscular do  útero – o miométrio.

O ginecologista e obstetra César Patez explica que o tecido endometrial ectópico (fora do lugar onde deveria crescer) cresce para dentro do músculo uterino na forma de glândulas ou estromas ao invés de crescer para fora, o que causa aumento no volume do útero. “A doença pode acontecer de forma difusa, ocupando parte ou todo o miométrio”, explica.

A adenomiose pode afetar qualquer mulher ou pessoa com útero, como homens trans. Contudo, ela costuma ser mais incidente em pacientes que tiveram várias de gestações, aparecendo entre os 20 e 30 anos. As causas da doença ainda não são totalmente conhecidas, mas pesquisadores suspeitam que ela tenha relação com traumas anteriores no útero.

Veja Também  4 sucos para fortalecer a imunidade

“O desenvolvimento do problema pode estar ligado, por exemplo, a múltiplas cirurgias no útero, retirada de muitos miomas, diversas gestações em sequência, principalmente por cesáreas, entre outras situações”, lista Patez.

Em muitos casos, a doença não apresenta sintomas, o que dificulta a sua identificação e faz com que muitas vítimas nem saibam da existência do problema. Porém, os mais comuns são a forte dor pélvica e o sangramento excessivo.

“Cerca de um terço das mulheres com adenomiose são assintomáticas. Porém, quando sentem os sinais, eles costumam ser dolorosos. No ciclo menstrual, os sintomas se acentuam porque as células incrustadas na parede uterina são estimuladas, causando dores e sangramentos mais intensos”, alerta.

“Outras manifestações incluem sangramento fora do período menstrual, dor durante o sexo, prisão de ventre e alterações gastrointestinais. Nos quadros mais graves, pode até mesmo gerar infertilidade, sendo necessária a retirada do útero.”

Você viu?

Para diagnosticar a doença, é necessário realizar exames clínicos e exames de imagem, como a ultrassonografia endovaginal, ressonância da pelve ou a histeroscopia, para analisar o interior do útero.

“A dosagem do CA-125, um marcador tumoral observado no sangue, também pode ajudar a detectar a adenomiose. As mulheres com a doença apresentam um valor bastante elevado desse marcador, apesar de uma dosagem padrão não excluir essa possibilidade”, acrescenta o ginecologista.

Veja Também  Dia Internacional da Família: conheça 10 simpatias poderosas para proteger a sua

O tratamento mais indicado vai depender da gravidade e outras especificidades de cada caso. Isso, é claro, sempre estando alinhado a bons hábitos de saúde, como a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada.

Se o desconforto for mais simples, anti-inflamatórios e analgésicos já dão conta do recado, pois diminuem a dor – em especial no período menstrual. Alguns métodos contraceptivos também se mostram eficazes em controlar os sintomas, de preferência os contínuos, isto é, aqueles que suspendem a menstruação. Pílulas anticoncepcionais orais e DIU de progesterona, por exemplo, são duas alternativas possíveis.

O médico também comenta outra possibilidade de tratar a doença: a laparoscopia. “Essa cirurgia, seja a laparoscopia ou a laparoscopia assistida por robótica, é minimamente invasiva e retira apenas a lesão que acomete o útero”, acrescenta.

Para quem não deseja mais engravidar, existem dois tratamentos possíveis. A embolização e, em último caso, a histerectomia, ou seja, a remoção parcial ou completa do útero. “Durante a embolização, um tubo é colocado em uma artéria principal na virilha e injeta pequenas partículas na área afetada pela adenomiose. Isso impede que o suprimento de sangue atinja a área afetada, reduzindo os sintomas”, continua.

O médico acrescenta que o desejo da paciente, seja ele o de ser mãe, de ter qualidade de vida ou até de manter o útero, deve ser sempre respeitado. “Além disso, a experiência e o conhecimento do médico indicarão o melhor caminho”, completa.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook

Mulher

Dia Internacional da Família: saiba como os signos se comportam em família

Avatar

Publicado


source

Alto Astral

Dia Internacional da Família: saiba como os signos se comportam em família
Reprodução: Alto Astral

Dia Internacional da Família: saiba como os signos se comportam em família

Nessa quarentena sem fim, aprender a conviver com os familiares é essencial para que cabeças não voem e brigas não surjam. De acordo com a personalidade de cada signo, algumas pessoas podem ser mais esquentadinhas e briguentas quando o assunto é o último pedaço de bolo na geladeira, já outras, nem ligam e evitam ao máximo brigar pelo leite derramado.

Pensando nisso, veja as tendências de comportamento dos signos no ambiente familiar.

Como Áries é na Família

Em família, o ariano gosta de dar a última palavra e acha complicado mudar de ideia. Às vezes, entra numas encrencas com os parentes, que nem sempre concordam com seus pontos de vista. Mas a sua generosidade é marcante: ele defende suas raízes e é o centro das atenções nas festinhas.

Como Touro é na Família

O taurino é caseiro e gosta de ficar em seu lar após um dia duro de trabalho. Quando cruza a porta de entrada, coloca uma roupa gostosa, calça os chinelos e puxa papo com os familiares. Caso decidam assistir TV, haverá chocolate ou salgadinhos por perto, é claro! É uma pessoa super carinhosa e preocupada com a segurança de todos ao seu redor.

Como Gêmeos é na Família

A pessoa do signo de Gêmeos não deixa a peteca cair em casa ! Mesmo que seus familiares estejam atolados em problemas, costuma acender as esperanças e sugerir formas criativas de olhar para as dificuldades, graças ao seu jeito otimista e à sua impressionante versatilidade. Essa alegria de viver é “contagiosa”: até o pet da casa não conhece tempo ruim!

Veja Também  4 sucos para fortalecer a imunidade

Como Câncer é na Família

Como a família é o norte da vida do canceriano, é no conforto de seu lar que ele escancara sua essência. Ao lado do par, pais e filhos, Câncer pratica seu instinto protetor e expressa a imensa afeição que nutre por cada um dos parentes. Atribui grande importância aos valores familiares e procura transmitir isso aos herdeiros.

Como Leão é na Família

Junto à família, o leonino não foge da sua essência: é quem assume a liderança na casa. Num churrasco, ele é quem decide o cardápio e define quem são os convidados. Numa viagem, traça o roteiro e determina as paradas. Todo mundo se acostuma a esse modelo e tende a acatar seus comandos.

Como Virgem é na Família

Em casa, o virginiano se sente à vontade para cooperar com o pessoal e dar atenção a todos. Seus parentes já se habituaram às exigências dele: não deixar louça suja na pia, trancar a porta, fazer lista de supermercado…

Você viu?

Como Libra é na Família

A família é um dos pilares na vida do libriano. É tão importante quanto sua realização profissional. As pessoas do signo de Libra anseiam pela formação da família, porque a experiência do compartilhamento é vital para esse signo. E família significa compartilhamento, certo?

Como Escorpião é na Família

Na intimidade do lar, o signo de Escorpião considera que é seu papel prover e proteger os familiares. Por isso, gosta de controlar os assuntos domésticos. Esse signo é afetuoso com todos e compra todas as brigas!

Veja Também  Horóscopo do dia: previsões para 15 de maio de 2021

Como Sagitário é na Família

Formar uma família é um passo crucial para o sagitariano. Esse signo acredita que essa decisão representa o início oficial da vida adulta. No fundo, o signo de Sagitário gosta de prolongar, psicologicamente falando, a adolescência, uma época de surpresas, delícias e descobertas. Não é raro Sagitário casar depois de todos os amigos.

Como Capricórnio é na Família

Família é um universo muito particular para Capricórnio. Esse signo é ligado às raízes e honra as tradições familiares. Em geral, capricornianos gostam de levantar a árvore genealógica ou pesquisar a origem do sobrenome para descobrir histórias inspiradoras dos antepassados. O lado positivo dessas histórias é repassado aos descendentes com orgulho!

Como Aquário é na Família

Como você é uma pessoa reservada em relação aos seus sentimentos, seus parentes não devem esperar reações emocionais radicais da sua parte. O aquariano não é um poço de carinhos e nem tem pavio curto. Mas adora conversar, trocar impressões e dividir opiniões com seus familiares.

Como Peixes é na Família

Sua casa é seu porto seguro: nela, o pisciano se sente livre para expressar seu afeto poderoso! E os familiares recebem essa carga sentimental com gosto, pois ele adora conversar, abraçar, cuidar, brincar, aconselhar. De vez em quando, renuncia aos seus desejos para atender às expectativas dos parentes .

Consultoria: João Bidu

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

4 sucos para fortalecer a imunidade

Avatar

Publicado


source

João Bidu

4 sucos para fortalecer a imunidade
Leonardo Ferreira

4 sucos para fortalecer a imunidade

A preocupação com o nosso bem-estar nunca ficou tão evidente nos dias de hoje. A cautela e a preocupação sobre o que é saudável na hora de comer e beber tem se intensificado durante o período de pandemia. A imunidade é um dos assuntos mais procurados por quem quer ver o corpo protegido de possíveis infecções e doenças.

Fortalecer o sistema imunológico é uma maneira de proteger e garantir um melhor equilíbrio sobre o seu corpo, e uma das formas de garantir isso é criando hábitos saudáveis no nosso cotidiano. Uma das alternativas de tonificar nossa imunidade é através dos sucos naturais, por conta disso, separamos 4 opções que deixarão o seu corpo revigorado, confira!

+Inscreva-se no Clube de Membros do João Bidu no YouTube e receba conteúdo exclusivo! Acesse neste LINK .

4 sucos para fortalecer a imunidade

Suco de abacaxi com laranja

Esse suco apresenta uma grande quantidade de vitamina C, componente responsável por manter o nosso organismo saudável e protegido. Além disso, essa vitamina atua como antioxidante, ou seja, protege as células sadias do corpo de qualquer substância que possa danificá-las.

Veja Também  Para se inspirar: as decorações de varandas gourmet que estão bombando

Suco de limão, gengibre e maça

Esse suco é ideal para se refrescar no calor, além de saciar a sede com algo delicioso a bebida ajuda a deixar a sua imunidade forte. Com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o suco possui muita vitamina C e contribui no desempenho do organismo.

Suco de laranja e cenoura

Outra opção poderosa para aumentar a imunidade é o suco de laranja com cenoura. Além de aumentar a imunidade devido a presença da laranja com sua vitamina C, o suco ajuda a manter a pele hidratada e saudável por conta do betacaroteno existente na cenoura. É também um antioxidante, ajudando na eliminação de células nocivas.

Você viu?

Suco de goiaba, agrião e água de coco

Cheio de nutrientes, esse suco é perfeito para tonificar as energias e a imunidade. Com muita vitamina A, componente importante na renovação celular da pele, o suco possui propriedades que protegem o corpo de doenças e infecções. Por conta da água de coco, o suco é rico em potássio, mineral com fontes antibióticas.

FONTES: Onodera Estética e Ocean Drop

Veja Também  Dia Internacional da Família: saiba como os signos se comportam em família

LEIA TAMBÉM: 

  • Suco verde: receitas para remover as impurezas do corpo
  • Poderes da hortelã: descubra os benefícios dessa erva

    9 receitas de sucos naturais que funcionam como remédios caseiros

    Fonte: IG Mulher

    Comentários Facebook
    Continue lendo

    Policial

    Política

    Mato Grosso

    Mais Lidas da Semana