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Raridades de duas rodas vão a leilão na Inglaterra no mês que vem

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MV Agusta Monza de 1977 original, sem nenhum tipo de restauração, deverá ser arrematada por até R$ 390 mil
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MV Agusta Monza de 1977 original, sem nenhum tipo de restauração, deverá ser arrematada por até R$ 390 mil

Não são apenas carros raros que costumam ir a leilão pelo mundo, há motos também. Desta vez, o evento será na Inglaterra e vai oferecer modelos raros no próximo dia 21 de maio, como a MV Agusta Monza 1977, que teve apenas dois donos e foi conservada em perfeito estado por 15 anos, sem nenhum tipo de restauração.Espera-se que seja arrematada pelo equivalente a R$ 390 mil.

Outro modelo que vai ser leiloado em maio é o Norton 40 Manx de 1953 , capaz de atingir 122 km/h, o que era surreal para a época. Está com todos os detalhes originais e acompanha fotos que mostram feitos históricos em que a raridade aparece. As estimativas dão conta de que a moto poderá sair por algo em torno de R$ 232 mil.

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Também está confirmado que a Triumph X-75 Hurricane 1973 também estará entre os modelos que serão leiloados. Trata-se de um dos apenas 1.152 exemplares fabricados, sendo um dos modelos mais raros empolgantes de pilotar feito pelos britânicos até hoje. A moto rodou somente 2.600 milhas e está com o atual dono há 26 anos. Deverá ser vedida por até R$ 155 mil.

Um quarto modelo raro que estará no leilão é o Norton 30 International 1957 , um dos somente 70 exemplares fabricados. Foi restaurado por Robin James, em 2004 com muito critério, o que incluiu diversos itens originais, não apenas da parte de acabamento, mas também da mecânica e da estrutura.

A rara moto inglesa será entregue ao novo dono com uma porção de imagens históricas, inclusive, do processo de restauração. Tudo indica que a raridade poderá ser arrematada por até R$ 195 mil, numa conversão simples da moeda inglesa para a brasileira. Agora resta esperar para ver se os valores estimados vão se confirmar ou superar as expectativas.

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Fonte: IG CARROS

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Ford Ranger Black e Chevrolet Equinox:  picape é melhor que SUV médio?

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Ford Ranger Black e Chevrolet Equinox:  picape com pegada urbana tem porte maior e se mostra mais valente nos obstáculos
Cauê Lira

Ford Ranger Black e Chevrolet Equinox: picape com pegada urbana tem porte maior e se mostra mais valente nos obstáculos

Até que não foi má ideia da Ford em lançar uma versão da Ranger com apelo urbano, suspensão ajustada para manter a picape mais confortável, apenas com tração 4×2 e equipamentos geralmente encontrados em SUVs médios.

Estamos falando da versão Black, que faz parte da linha 2022 e tem preço sugerido de R$ 183.490. É apenas um pouco menos que os R$ 189.900 do Chevrolet Equinox Premier , recheado de itens de série. A seguir, vamos analisar os prós e contras de cada um deles.

De um lado, a Ranger Black pode enfrentar terrenos acidentados com valentia, tem sobra de espaço, força do motor turbodiesel e autonomia bem maior para viajar com a família (904 km na estrada, ante 605 km, pelo Inmetro).

Do outro, o Equinox é mais prático no dia a dia(pelo porte menor), tem um nível de sofisticação que a picape da Ford não tem e se mostra mais ágil, tanto nas acelerações quanto nas curvas, já que conta com relação entre peso e potência mais favorável (9,7 kg/cv ante 15,7 kg/cv).

Foto: Cauê Lira

Foto: Carlos Guimarães/iG

Foto: Carlos Guimarães/iG

Foto: Divulgação

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Foto: Divulgação

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Foto: Divulgação

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Andando na Ranger Black dá mesmo para notar que a Ford adotou um ajuste diferente da suspensão , que a faz passar fácil por qualquer valeta, buraco, ou qualquer outro obstáculo urbano, com distância livre do solo de 23,5 cv, ante apenas 16 cm do SUV Equinox , que costuma raspar a parte de baixo da frente até mesmo em algumas lombadas e rampas de acesso a condomínios e shoppings.

O problema é que a picape é mais difícil de manobrar e não cabe em qualquer vaga, embora venha com câmera de ré e sensores no para-choque traseiro.

O nível de ruído a bordo do Chevrolet Equinox é menor, ajudado pelo eficiente motor 1.5 turbo , movido apenas a gasolina, capaz de gerar 172 cv e bons 27,8 kgfm de torque a ainda baixos 2.500 rpm, que funciona com câmbio de seis marchas, assim como na Ranger .

Por sua vez, a picape tem um 2.2 turbodiesel , de 160 cv e respeitáveis 39,3 kgfm a meros 1.600 rpm. Com tração traseira, o Ford se sai bem em aclives e pisos escorregadios, mas exige cautela em trechos sinuosos, mesmo com controle eletrônico de estabilidade .

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Se o assunto é agilidade , tanto no trânsito urbano quando na estrada, por ser bem mais leve (1.633 kg ante 2.032 kg), o Equinox transfere menos peso de um lado para o outro e se mostra mais fácil de ser controlado ao volante, inclusive na hora de frear. A maior leveza do GM ajuda a acelerar de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, bem antes dos 15 segundos do Ford, conforme dados das fabricantes.

Portanto, se agilidade e uma dinâmica mais próxima do que pode ser chamar de esportivo é fundamental para você, o GM atende melhor. Entretanto, por ser uma picape média, a Ranger é mais valente em pisos irregulares sem deixar de ter certo conforto em viagens com asfalto liso com um pouco mais de economia de combustível. Pelo Inmetro, o Ford faz 9,3 km/l na cidade e 11,3 km/l da estrada de diesel, ante 9,1 km/l e 10,8 km/l de gasolina, respectivamente, do Chevrolet .

Embora tenham diferenças, os dois modelos vêm bem equipados. Entre os destaques do Ford há chamada de assistência de emergência , partida remota (pela chave), ar-condicionado bizone, mostrador digital e configurável no cluster, aplicativo capaz de destravar o carro (entre outras funções) e central multimídia com tela sensível ao toque compatível com Apple Car Play e Android Auto.

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No SUV da GM, há mais itens de segurança e sofisticação extra, como carregador do celular por indução , alerta de trafego cruzado traseiro, sistema de frenagem de emergência, freio de estacionamento elétrico, entre outros. Com 3,22 metros de entre-eixos (ante 2,73 m do GM), a picape da Ford leva cinco ocupantes com mais folga e pode carregar bagagem. Vão até 1.180 litros na caçamba , conta 468 litros no porta-malas do SUV, com direito até a abertura e fechamento automático da tampa.

Conclusão

Vai depender da necessidade de cada um para saber se é melhor escolher a picape ou o SUV . De qualquer forma, a versão Black da Ranger é interessante pela relação entre custo e benefício e por causa da pegada mais urbana, o que não é tão fácil de encontrar em modelo do segmento.

E o Equinox é um legítimo utilitário esportivo , bem equipado e com conjunto bem acertado. Só que, com a chegada do novo Compass turboflex e do VW Taos, no mês que vem, vai ficar mais apagado no terreno dos SUVs médios, pelo menos até receber mudanças mais significativas, o que está previsto apenas para 2022.

Fichas técnicas

Chevrolet Equinox Premier

Motor: 1.5, quatro cilindros, turbo, gasolina

Potência (cv): 172 a 5.600 rpm

Torque (kgfm): 28,8,7 a 2.500 rpm

Transmissão:  Automático, 6 marchas, tração integral

Suspensão:Independente (dianteira) e multibraço (traseira)

Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Dimensões: 4,65 m (comprimento) / 1,84 m (largura) / 1,70 m (altura), 2,73 m (entre-eixos)

Tanque : 56 litros

Caçamba: 468 litros

Consumo: 9,1 km/l (cidade) /10,8 km/l (estrada) com diesel

0 a 100 km/h: 9,2 segundos 

Vel. Max: 196 km/h

Ford Ranger Black 2.2

Motor: 2.2, quatro cilindros, diesel

Potência: 160 cv a 3.200 rpm

Torque: 39,3 kgfm a 1.600 rpm

Transmissão:  Automático, 6 marchas, tração dianteira

Suspensão:Independente (dianteira) e eixo rígido (traseira)

Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Pneus: 265/65 R17 

Dimensões: 5,35 m (comprimento) / 1,86 m (largura) / 1,63 m (altura), 3,22 m (entre-eixos)

Tanque : 80 litros

Caçamba: 1.180 litros

Pneus: 225/60 R18 

Consumo: 9,6 km/l (cidade) /11,3 km/l (estrada) com diesel

0 a 100 km/h: 15 segundos 

Vel. Max: 164 km/h


Fonte: IG CARROS

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Honda Africa Twin DCT chegou; saiba todos os detalhes da novidade

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A Honda CRF 1100L Africa Twin é a mais adequada para pilotagem agressiva
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A Honda CRF 1100L Africa Twin é a mais adequada para pilotagem agressiva

Com maior cilindrada e a transmissão automatizada DCT, a evolução da Africa Twin A Honda apresenta, por meio de uma live na internet, a sucessora da Africa Twin, que foi lançada mundialmente há cinco anos.

É a Honda CRF 1100L , que tem maior cilindrada e vem com a opção do câmbio automatizado DCT. A aventureira chega com muitas novidades, além da transmissão de duas embreagens já utilizada na GL 1800 Gold Wing e na X-ADV .

Serão quatro as versões disponíveis, a Honda CRF 1100L Africa Twin, a Honda CRF 1100L Africa Twin DCT, a Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES e a Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT . As duas versões com câmbio convencional de seis marchas e embreagem única serão produzidas em Manaus, AM, enquanto que as duas versões com câmbio DCT serão importadas do Japão.

As diferenças entre as duas versões standard e as duas versões Adventure Sports são muitas, a começar pelo tanque de combustível. A CRF 1100L e a CRF 1100L DCT têm tanque de 18,8 litros, enquanto que a CRF 1100L Adventure Sports ES e a CRF 11000L Adventure Sports ES DCT têm tanque de 24,8 litros.

Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES é mais adequada para longas viagens
Divulgação

Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES é mais adequada para longas viagens

Já em relação à Africa Twin anterior, a CRF 1000L, as diferenças são muitas, conforma a ilustração acima. Pára-brisa baixo, luzes diurnas, carenagem, cornering ABS, maior potência do motor, quadro redimensionado, novos pneus, ajuste do ABS para o off road, novo escapamento, sistema ESS de segurança, sistema inercial de seis eixos , controlador de velocidade de cruzeiro e painel de instrumentos de TFT.

A versão Adventure Sport ES da Africa Twin vem com algumas novidades a mais, como o para-brisa de maior tamanho, ajustável, luzes direcionais , suspensões elétricas (daí a sigla ES, Electric Suspensions), protetor de carter mais largo e manoplas aquecidas.

O sistema de luzes direcionais, chamado de Cornering Lights , aciona de um até três leds conforme a inclinação da motocicleta em uma curva, auxiliando na iluminação e na segurança noturna.

Todas as versões estão mais leves, 1,8 kg só no novo quadro de aço de duplo berço. A CRF 1000L pesa 206 kg com câmbio convencional e 216 kg com DCT, e a ES pesa, respectivamente, 215 kg e 225 kg. O sub-quadro, que suporta o banco, é de alumínio. A nova balança traseira de alumínio também é nova  pesa 0,5 kg a menos que a anterior.

O novo quadro tem a fixação do motor mais à frente que o anterior, permitindo que o banco do piloto pudesse ficar um pouco mais baixo, o que facilita muito a pilotagem. Mesmo assim, existe a regulagem da atura do banco em dois níveis, de 870 mm e de 850 mm em relação ao solo. A altura livre do solo é agora de 250 mm para todas as versões da motocicleta.

A iluminação de curvas é acionada quando a motocicleta inclina
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A iluminação de curvas é acionada quando a motocicleta inclina

A suspensão dianteira Showa tem garfo invertido com curso da roda de 230 mm e é regulável na pré-carga da mola e na extensão e compressão. A  suspensão traseira, também com amortecedor Showa, tem curso de 220 mm e ajuste da pré-carga no próprio corpo, também com ajustes na extensão e compressão. Na versão Adventure Sports ES , as duas suspensões são ajustadas eletrônicamente pelo sistema Showa EERA.

O freio dianteiro da Africa Twin tem cálipers Nissin de quatro pistões radiais, e dois discos de 310 mm de diâmetro. O disco traseiro tem 256 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples. Quanto ao sistema ABS, a leitura em tempo real do ângulo da inclinação, da desaceleração (via sensores de velocidade na roda dianteira/traseira) e das diferentes taxas de deslizamento de roda dianteira e traseira através da IMU , determinam a exata pressão de frenagem.

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O sistema também atua na contenção do levantamento repentino da roda traseira por meio do controle da força de frenagem , par a manter a estabilidade. O ABS traseiro pode ser desativado para o uso off road.

O novo quadro de aço é 1,8 kg mais leve que o anteriorO novo quadro de aço é 1,8 kg mais leve que o anterior
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O novo quadro de aço é 1,8 kg mais leve que o anteriorO novo quadro de aço é 1,8 kg mais leve que o anterior

Nas duas versões da Africa Twin com câmbio DCT, o freio traseiro tem uma pinça adicional para imobilizar a motocicleta quando estacionada em rampas, uma vez que esse sistema de transmissão não permite que a roda fique travada pelo motor. Esse sistema é simples e funciona como um freio de estacionamento.

Para essa nova Africa Twin, o motor bicilíndrico de comando único e oito válvulas teve sua cilindrada aumentada de 998 cm 3 para 1.084 cm 3 , com muitas pequenas alterações em relação ao motor anterior. Assim, a potência subiu de 88,9 cv para 99,3 cv, a 7.500 rpm, com torque máximo passando de 9,5 kgfm para 10,5 kgmf, a 6.000 rpm.

O aumento da cilindrada foi obtido pelo aumento do curso dos pistões de 75,1 mm para 81,5 mm, permanecendo inalterado o diâmetro dos cilindros de 92 mm. A taxa de compressão é de 10,0:1, as camisas dos cilindros agora são de alumínio, o que em conjunto com outras medidas de redução de peso nos componentes da transmissão da versão com câmbio convencional , resultou em um motor 2,5 kg mais leve.

O motor da versão DCT pesa 2,2 kg a menos que no motor anterior. O peso total do motor atual, com câmbio convencional, é de 66,4 kg, enquanto que o do motor da versão DCT é de 74,9 kg.

O novo quadro de aço é 1,8 kg mais leve que o anterior
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O novo quadro de aço é 1,8 kg mais leve que o anterior


Os dois radiadores do sistema de refrigeração a água são inclinados para baixo, para fazer com que o ar, aquecido pela passagem pelos dutos aquecidos pela água que vem do motor, não esquente as pernas do piloto.

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Com o acréscimo de temperatura da água pelo funcionamento do motor, uma válvula termostática libera a passage pelos radiadores, que têm ventoinhas para controle da temperatura ideal.

No câmbio tipo convencional a embreagem de alumínio e seu atuador usam rampas inclinadas auxiliares para facilitar o engate de marchas, e rampas deslizantes para as reduções. O diâmetro da embreagem diminuiu , com molas de menor tensão, o que visou um acionamento mais leve no manete. As engrenagens foram reprojetadas , e agora são fabricadas com material mais resistente.

Já o câmbio DCT sistema funciona por meio de duas embreagens , uma para marchas ímpares e outra para marchas pares. Cada uma delas é acionada por um sistema eletro-hidráulico independente, e nas trocas de marcha, pelos comandos no punho do guidão, pela ação do condutor, ou automaticamente, ocorre a alternância entre as embreagens, o que permite a rápida mudança instantânea de uma marcha para outra.

O motor teve sua cilindrada aumentada de 998 para 1.084 cm 3
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O motor teve sua cilindrada aumentada de 998 para 1.084 cm 3

Há três modos de funcionamento do câmbio DCT, no MT o controle é manual por meio dos botões no punho , e no D as mudanças são automáticas, opção adequada para a condução em cidade e em vias rápidas. O modo automático S tem três níveis, com rotações mais elevadas antes do engate da marcha superior.

As reduções também ocorrem mais cedo, com maior efeito do freio- motor, o que torna esta opção em seus diversos níveis – de 1 a 3 – a mais adequada para pilotagem esportiva. A qualquer momento o piloto pode mudar as marchas pelos botões no punho.

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Na versão DCT, o Riding Mode Off-Road oferece maior eficiência no fora de estrada, que pode ser melhorada ainda mais pelo interruptor G. Ao ativar G no painel TFT – algo possível em qualquer um dos Riding Modes – o leve patinamento da embreagem oferecido pelo Adaptative Clutch Capability Control , cuja função é oferecer conforto, é eliminado, o que promove uma conexão mais imediata entre acelerador e roda, resultando em tração mais direta e melhor controle da moto.

Uma central eletrônica comanda os vários recursos da Africa Twin
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Uma central eletrônica comanda os vários recursos da Africa Twin

O sistema DCT atua selecionando a melhor marcha para a situação. Para tal recebe da IMU parâmetros relativos à inclinação em curva, velocidade, abertura do acelerador, rotação do motor e marcha em uso, e também consegue identificar características do percurso, se a moto está subindo, descendo ou em curva.

A seleção da modalidade de câmbio no sistema DCT (D, S1, S2, S3 ou MT) independe do Riding Mode escolhido (Tour, Urban, Gravel, Off Roard, User 1 ou User 2), o que permite múltiplas combinações, que oferecem máximas possibilidades ao condutor.

O painel de TFT controla os quatro modos de pilotagem novo painel de instrumentos de TFT é possível controlar os quatro Riding Mode , Tour, Urban, Gravel e Off-Road, com dois modos extra User, totalmente personalizáveis. Nas Africa Twin DCT, a escolha da modalidade.

No novo painel de instrumentos de TFT é possível controlar os quatro Riding Mode, Tour, Urban, Gravel e Off-Road, com dois modos extra User , totalmente personalizáveis.

Nas Africa Twin DCT, a escolha da modalidade de mudança de marchas (D, S1, S2, S3 e MT) não afeta a seleção dos Riding Mode, que são os seguintes: Modo Tour – Nível mais elevado de potência (P), ideal para as viagens com carga e passageiro, freio motor (EB) em nível médio (2). ABS modo ‘road’, controle de tração (T) nível 6, antiwheelie nível 3. Nas versões das Africa Twin com câmbio DCT a tecla G não pode ser ativada.

O painel de TFT controla os quatro modos de pilotagem
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O painel de TFT controla os quatro modos de pilotagem

Modo Urban – O mais adequado para diferentes tipos de utilização. Potência (P) nível 2, e freio motor (EB) nível 2, e função de ABS modo ‘road’ não desativáveis. Controle de tração (T) nível 6 e antiwheelie (W) nível 3 podem ser alterados. Nas versões das Africa Twin com câmbio DCT a tecla G não pode ser ativada.

Modo Gravel – Destinada a percursos em piso de baixa aderência. Potência (P) nível 4, freio motor (EB) desativado, ABS modo off-road não desativável; nesta configuração, o ABS traseiro não pode ser desligado. O controle de tração (T) nível 6 e o antiwheelie nível 3 podem ser alterados. Nas versões DCT a tecla G não pode ser ativada.

Modo Off-Road – Adequada para a máxima eficiência no fora-de-estrada. Potência (P) nível 3, freio motor EB nível 3. ABS em modo off-road. Nesta configuração, o ABS traseiro pode ser desligado. O controle de tração (T) nível 6 e o antiwheelie nível 3 podem ser alterados. Nas versões DCT a tecla G está ativa.

Modos User – Permitem uma escolha distinta das configurações de todos os parâmetros. Potência (P) entre os níveis de 1 a 4, freio-motor EB de 1 a 3, ABS ‘road’ ou ‘off-road’. Nas versões DCT a tecla G pode estar ativa ou não. As Africa Twin saem de fábrica com modo USER 1 com ajuste igual ao modo URBAN, o modo USER 2 segue o ajuste de GRAVEL.

A linha de acessórios originais para a Africa Twin é ampla e inclui alguns itens muito interessantes, os baús de alumínio com malas internas. E esses acessórios podem ser incluídos no financiamento para a compra da motocicleta, em até 15% do seu valor.

Os preços de cada uma são R$ 70.490 para a versão de entrada e R$ 76.804 com câmbio DCT, R$ 90.490 para a versão Adventure Sports com câmbio convencional e R$ 96.626 com câmbio DCT. Com câmbio convencional, a previsão de entrega das primeiras unidades é no próximo mês e, para as versões DCT, em agosto. Mas, a partir do próximo dia 17 de maio, já é possível fazer a pré-venda pela on-line.

Fonte: IG CARROS

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