conecte-se conosco


Polícia Federal

Polícia Federal deflagra a Operação Contágio contra desvio de recursos públicos destinados ao tratamento de Covid-19 em municípios de São Paulo

Publicado

Polícia Federal


São Paulo/SP – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (20/4) a Operação Contágio, para aprofundar investigação sobre desvios de recursos públicos na área da saúde nos municípios de Hortolândia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, todos no Estado de São Paulo.

Ao todo, foram cumpridos 38 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão temporária, expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo, por ordem do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). Também foi decretado o bloqueio de valores e imóveis dos investigados e a apreensão de veículos, incluindo carros esportivos de luxo. Os mandados foram cumpridos nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A investigação teve origem após a Controladoria Geral da União (CGU) ter identificado uma Organização Social (OS), sem capacidade técnica, contratada por esses municípios. Foram constatados indícios de fraude e direcionamento para prestação de serviços de saúde, em contratos que, somados, superam R$ 100 milhões. Alguns dos contratos foram firmados de maneira emergencial, para gestão e atendimento de pessoas infectadas com COVID-19.

Veja Também  Polícia Federal realiza apreensão de entorpecente em casco de navio

Após as contratações pelos municípios, a OS subcontratava a execução dos serviços para diversas empresas associadas, algumas constituídas poucos meses antes, também sem experiência na área de saúde. Algumas dessas subcontratadas, após os repasses de recursos pela OS, efetuaram centenas de saques em espécie que somam mais de R$ 18 milhões, realizados de maneira fracionada para burlar o controle contra lavagem de dinheiro do sistema financeiro nacional. O transporte do dinheiro era feito sob a escolta armada de um guarda civil municipal, que também era sócio de uma das empresas subcontratadas.

Os crimes apurados são de peculato (art. 312, do Código Penal), fraude à licitação (arts. 89 e 90 da Lei nº 8.666/93), lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei nº 9.613/98) e organização criminosa (art. 2º da Lei nº 12.850/2013).

Será realizada coletiva de imprensa na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo às 10h30.

Transmissão ao vivo no Instagram @pfsaopaulo

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo

Veja Também  PF cumpre novos mandados de busca pela Operação Registro Espúrio

Contato:  (11) 3538-5013

Comentários Facebook

Polícia Federal

PF prende casal por tráfico de drogas em Epitaciolândia/AC

Avatar

Publicado


Epitaciolândia/AC – A Polícia Federal, em parceria com a Polícia Civil e o GEFRON, realizou nesta sexta-feira (14/5) a apreensão de cerca de 4 kg de cocaína.

Durante fiscalização de rotina na BR 317, km 251, sentido Xapuri, foi realizada a abordagem de um táxi com três passageiros. Dois passageiros oriundos de Petrolina/PE demostraram bastante nervosismo e, mediante fundadas suspeitas, houve a verificação das bagagens.

Foram encontrados na bagagem de mãos do casal quatro tabletes de entorpecentes que, após teste preliminar, indicou se tratar de cocaína.

Os envolvidos foram conduzidos para Delegacia de Polícia Federal em Epitaciolândia e responderão por tráfico de drogas.

Comunicação Social da Polícia Federal no Acre

Comentários Facebook
Veja Também  PF cumpre mandado de prisão em desfavor de belga acusado de crimes contra o sistema financeiro
Continue lendo

Polícia Federal

Polícia Federal realiza apreensão de entorpecente em casco de navio

Avatar

Publicado


Santos/SP – A Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal e da Marinha do Brasil, realizou nesta sexta-feira (14/5) a apreensão de 98 quilos de cocaína.

Na madrugada da presente data, foi reportado ao plantão da Polícia Federal que embarcações de alumínio tripuladas se aproximaram do Navio Grande Buenos Aires, com destino à Espanha, e que um indivíduo, com bolsas amarradas umas nas outras, teria mergulhado para baixo da embarcação.

O monitoramento por imagens e o patrulhamento das equipes durante toda a madrugada resultou na identificação da droga, que se encontrava ocultada no compartimento conhecido como Sea Chest do navio.

As diligências contaram com o apoio dos mergulhadores do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste da Marinha do Brasil para a localização do entorpecente.

Comunicação Social da Polícia Federal em Santos/SP

Telefone: 13 991653685

Comentários Facebook
Veja Também  PF prende sete pessoas em flagrante por saques indevidos de benefícios previdenciários
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana