conecte-se conosco


Polícia Federal

Polícia Federal deflagra a Operação BLACK HAWK em Marabá/PA

Publicado

Polícia Federal


Marabá/PA – A Polícia Federal, com apoio do Exército e da Marinha do Brasil, deflagrou a operação BLACK HAWK, nesta terça-feira (20/4), tendo por objetivo coibir os crimes de atividade ilegal de mineração e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública, além de garantir a segurança da linha de transmissão de alta tensão de energia elétrica, o que ameaçava o fornecimento de abastecimento energético do sistema interligado nacional.

O Linhão de Corrente Contínua é uma linha de Ultra Alta Tensão que escoa energia elétrica gerada na Usina de Belo Monte aos grandes centros de consumo de energia do país. Tal estrutura foi construída pela BMTE – Belo Monte Transmissora de Energia e se estende desde o município de Xingú/PA até Estreito/MG, passando pelos estados do Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais.

Na base de cada torre da linha de transmissão de energia há uma área de servidão de 50m em cada direção a partir do centro da estrutura e serve para garantir a segurança e a estabilidade das torres. Ocorre que a atividade de extração ilegal de minério na região tem avançado paulatinamente e tem colocado em risco essa área de segurança. Assim, consequentemente, fica ameaçado o fornecimento de energia aos grandes polos consumidores.

Veja Também  Polícia Federal realiza apreensão de entorpecente em casco de navio

Caso essa extração avançasse, haveria graves impactos econômicos e humanos podendo afetar o fornecimento de energia elétrica para milhões de brasileiros, sem mencionar o risco de falta de eletricidade nos hospitais que atendem a atual demanda da Pandemia de Covid19.

O objetivo principal da operação foi dar cumprimento aos mandados de busca e apreensão, com vistas a inibir a atividade mineradora ilegal na região com o maior degradação nas áreas de segurança (composta por 5 torres de transmissão de alta tensão e região próxima); assim como avaliar a situação atual da mineração ilegal na região foco, garantir a segurança da equipe de engenheiros da BMTE, a qual estava presente para averiguar o dano à linha de transmissão do Linhão e contribuir com a operação Verde Brasil II, que possui o foco no combate aos focos de incêndio, desmatamento e garimpo ilegal na região da Amazônia Legal e emprega militares das forças armadas. Todos os objetivos propostos foram alcançados com êxito.

A deflagração contou com o apoio de 18 policiais federais, 32 policiais militares e 4 funcionários da BMTE; além de terem sido utilizadas 4 viaturas veladas, 2 viaturas ostensivas da Polícia Federal, 4 helicópteros (sendo 3 das forças armadas e 1 da BMTE) e 3 viaturas do Exército Brasileiro.

Veja Também  PF cumpre novos mandados de busca pela Operação Registro Espúrio

Caso confirmada a hipótese criminal, os envolvidos serão responsabilizados pelos delitos do art. 55 da Lei 9.605/98, art. 2º da Lei 8.176/91 e art. 265 do CP, que somados podem redundar em reclusão acima de 10 anos.

O nome da operação (Black Hawk) faz referência ao nome do helicóptero popularmente utilizado pelas forças armadas em atividade bélicas.

Comunicação Social da Polícia Federal em Marabá/PA

Comentários Facebook

Polícia Federal

PF prende casal por tráfico de drogas em Epitaciolândia/AC

Avatar

Publicado


Epitaciolândia/AC – A Polícia Federal, em parceria com a Polícia Civil e o GEFRON, realizou nesta sexta-feira (14/5) a apreensão de cerca de 4 kg de cocaína.

Durante fiscalização de rotina na BR 317, km 251, sentido Xapuri, foi realizada a abordagem de um táxi com três passageiros. Dois passageiros oriundos de Petrolina/PE demostraram bastante nervosismo e, mediante fundadas suspeitas, houve a verificação das bagagens.

Foram encontrados na bagagem de mãos do casal quatro tabletes de entorpecentes que, após teste preliminar, indicou se tratar de cocaína.

Os envolvidos foram conduzidos para Delegacia de Polícia Federal em Epitaciolândia e responderão por tráfico de drogas.

Comunicação Social da Polícia Federal no Acre

Comentários Facebook
Veja Também  Polícia Federal realiza apreensão de entorpecente em casco de navio
Continue lendo

Polícia Federal

Polícia Federal realiza apreensão de entorpecente em casco de navio

Avatar

Publicado


Santos/SP – A Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal e da Marinha do Brasil, realizou nesta sexta-feira (14/5) a apreensão de 98 quilos de cocaína.

Na madrugada da presente data, foi reportado ao plantão da Polícia Federal que embarcações de alumínio tripuladas se aproximaram do Navio Grande Buenos Aires, com destino à Espanha, e que um indivíduo, com bolsas amarradas umas nas outras, teria mergulhado para baixo da embarcação.

O monitoramento por imagens e o patrulhamento das equipes durante toda a madrugada resultou na identificação da droga, que se encontrava ocultada no compartimento conhecido como Sea Chest do navio.

As diligências contaram com o apoio dos mergulhadores do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste da Marinha do Brasil para a localização do entorpecente.

Comunicação Social da Polícia Federal em Santos/SP

Telefone: 13 991653685

Comentários Facebook
Veja Também  PF cumpre mandado de prisão em desfavor de belga acusado de crimes contra o sistema financeiro
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana