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CCR vence leilão das linhas 8 e 9 da CPTM; empresa deverá comprar 34 trens

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CCR aumenta hegemonia na capital com a concessão das linhas 8 e 9 da CPTM
CPTM / DIVULGAÇÃO

CCR aumenta hegemonia na capital com a concessão das linhas 8 e 9 da CPTM

O consórcio liderado pela CCR venceu nesta terça-feira (20) o leilão de concessão das linhas de trens 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM, em São Paulo . O grupo precisará construir uma nova estação (Ambuitá, em Itapevi) e comprar 34 novos trens.

Com isso, a companhia se consolida sua hegemonia no setor. A empresa já é controladora das concessionárias que administram as linhas 4-Amarela, a 5-Lilás e a 17-Ouro do Metrô.

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A empresa venceu o leilão com o consórcio Viamobilidade ao oferecer outorga de R$ 980 milhões, ágio de 202,5% em relação ao valor mínimo previsto nio edital, de R$ 323,9 milhões. Outros três consórcios apresentaram propostas, mas todas mais de 10% inferiores à oferta da CCR. Também concorreram grupos liderados pela Itapemirim, Ibérica Holding e Comporte.

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Agora, a concessionária Viamobilidade terá de investir R$ 3,2 bilhões nas duas linhas de trens na região metropolitana de São Paulo ao longo de 30 anos de concessão. O maior investimento será feito na aquisição de 34 trens e na reforma de 2 composições.

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Petrobras bate recorde de vendas de diesel S-10

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A Petrobras bateu o recorde de vendas de diesel S-10 com baixo teor de enxofre, no mês de abril, alcançando a marca de 437 mil barris por dia (bpd), o que representa aumento de 4,4% em relação ao recorde anterior de 418 mil bpd, registrado em março de 2021.

O crescimento das vendas de S-10 gerou receita de US$ 4,6 bilhões no primeiro trimestre de 2021, 24% a mais do que no quarto trimestre do ano passado. Esse aumento reflete as ações da companhia para reduzir os efeitos da pandemia da covid-19 sobre a demanda de combustíveis e os esforços para ampliar a oferta de derivados com menor impacto ao meio ambiente.

De acordo com o diretor de Comercialização e Logística, Cláudio Mastella, “essa ampliação da oferta de diesel S-10 é um dos projetos da companhia para oferta de produtos de maior valor agregado e com menos emissões. Desta forma, buscamos melhor performance operacional e mais competitividade no novo mercado de refino”, avaliou.

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A companhia está reestruturando seu parque de refino para ampliar a produção do diesel S-10, de baixo teor de enxofre, com adequações na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na  Refinaria de Paulínia (Replan) e na Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos. A expectativa da Petrobras é aumentar a produção de diesel S-10,  que atualmente representa 50% da produção total de diesel da estatal e chegar a praticamente 100% até 2025.

Edição: Denise Griesinger

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Podcast: Entenda a importância do Censo Demográfico, que deve ficar para 2022

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Após corte de verbas, governo federal anunciou o cancelamento da pesquisa neste ano
Reprodução: iG Minas Gerais

Após corte de verbas, governo federal anunciou o cancelamento da pesquisa neste ano

O plenário do Supremo Tribunal Federal ( STF ) decidiu, na sexta-feira (14), que o governo federal é obrigado a realizar o Censo Demográfico , realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas ( IBGE ). No entanto, a Corte entendeu não ser necessário fazer a pesquisa em 2021 e passou a obrigatoriedade para 2022.

A decisão põe fim às discussões de corte de verba para o Censo neste ano. A Lei Orçamentária Anual, assinada por Bolsonaro no fim de abril, prevê corte de R$ 1,7 bilhão para as pesquisas. Na época, o governo justificou necessidade de adequação de contas devido à inflação dia cofres públicos.

Nesta semana, o podcast Economia Descomplicada conversa com o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mauro Rochlin, que traz um parâmetro sobre os cortes de verbas e o impacto do adiamento da pesquisa.

Ele defende o Censo antes das eleições, mas não vê problemas na realização dos estudos em 2022. As apurações, segundo Rochlin, não devem ser prejudicadas e podem ajudar na elaboração de políticas públicas.

Economia Descomplicada

O podcast Economia Descomplicada visa tirar as dúvidas dos leitores do iG e democratizar a economia. Os episódios estão disponíveis em agregadores de podcasts e nas redes sociais do portal.

Sugestões de assuntos e dúvidas podem ser encaminhados para o e-mail [email protected] . O internauta deve colocar “podcast” como assunto da mensagem.

Confira a entrevista completa abaixo


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