Meu Pet
Primeira vacina oral para cães chega ao Brasil
Meu Pet




Cães no Brasil também poderão ser imunizados por via oral contra gripe. Segundo o Blog pra Cachorro, da Folha de S.Paulo, a Vanguard B Oral protege contra a doença respiratória infecciosa canina – também chamada de traqueobronquite infecciosa canina, gripe ou tosse dos canis–, enfermidade altamente contagiosa.
Esse imunizante já é comercializado na Europa e nos Estados Unidos. A Zoetis fez o lançamento nesta semana no país, em evento para médicos veterinários. Segundo a empresa, o produto deve chegar ao mercado a partir da semana que vem.
Existem vacinas contra a infecção em outras duas formas: injetável e intranasal. A novidade vem para dar oportunidade de escolha ao tutor e mostrar a importância da imunização para conter doenças, afirma Emilene Prudente, medica veterinária e coordenadora técnica de animal de companhia da farmacêutica.
Você viu?
Segundo ela, a taxa de vacinação de animais é baixa no Brasil, e a imunidade de grupo também vale para pets. Ou seja, quanto mais bichos vacinados, menos a doença circula.
A nova vacina tem o mesmo nome no país e no exterior. A Vanguard B Oral é indicada para cães a partir de oito semanas e, como diferencial, tem aplicação única –a injetável pede duas doses na primovacinação. O reforço deve ser anual, assim como imunizantes contra outras doenças.
Emilene lembra que caberá ao veterinário fazer o exame clínico e avaliar o momento correto para a vacinação, já que, para isso, o animal precisa estar saudável.
Sem agulha ou dor, a Zoetis aposta na percepção positiva do tutor e na facilidade da aplicação para o sucesso do lançamento. É o veterinário, porém, que deve sugerir ao tutor qual o melhor formato de aplicação, levando em consideração, por exemplo, o temperamento do animal.


Meu Pet
Guia de Raças: Maine Coon, o gato “gigante gentil”




Uma das raças mais antigas da América do Norte, esses gatos podem chegar a até um metro, sendo uma das maiores raças de gatos domésticos no mundo. Apesar de independente, como costumam ser os felinos, ele é muito dócil e afetuoso, por isso adora estar na presença de seu tutor. Essa personalidade o rendeu o apelido de “gigante gentil”.
Sua origem


Pouco se conhece sobre a origem do Maine Coon, mas seu primeiro registro conhecido é de 1850, no estado de Maine, nos Estados Unidos – daí vem o seu nome – e isso fez dele um famoso símbolo na região.
Há suspeitas também de que a raça tenha vindo de outros lugares do mundo, como a Europa e Ásia, em navios. Acredita-se também que tenham se originado do cruzamento de gatos de pelos longos estrangeiros com gatos de pelo curto americanos. No Brasil há registros de gatos da raça apenas há pouco mais de 20 anos.
Comportamento


Seu tamanho pode assustar, mas os Maine Coon são muito dóceis e carinhosos com seus humanos e são bem apegados a crianças. Ele é de fácil adaptação, mesmo com outros animais domésticos, contudo necessita de bastante espaço, devido ao seu tamanho.
Como um bom gato, ele também adora caçar e é bem habilidoso nisso. Sendo uma raça bastante inteligente, eles podem aprender a abrir portas e fechaduras, além de novos truques.
Você viu?
Características físicas


De porte médio a grande, os machos costumam ser maiores do que as fêmeas. Seus pelos bastante longos e a cauda que se assemelha a de um guaxinim – o Coon de seu nome é uma abreviação de “raccoon”, guaxinim em inglês.
Eles se destacam por sua cabeça pequena de focinho quadrado, com orelhas pontudas e peludas, seus olhos grandes e expressivos, os longos pelos sedosos, com camada interna, e também muito fortes. Essas características, acredita-se, se devem a uma questão de ordem natural, já que precisavam sobreviver a frios intensos.
Suas cores podem variar bastante também, podendo se encontrar esses felinos em diversas cores, sendo as mais populares: amarelo, preto, marrom, dourado e vermelho.
Cuidados com a saúde e higiene


Sua pelagem longa necessita de cuidados especiais, sendo recomendada a escovação diária, com o uso de escovas especiais ou mesmo luvas para a remoção de pelos mortos.
Para sua higiene, como seus pelos são bem longos, apenas o fato de se lamberem pode não garantir uma limpeza perfeita, portanto pode-se oferecer banhos regulares ou mesmo limpeza com shampoos para banhos a seco. Mais uma vez, a escovação diária ajudará a manter o seu gato sempre limpinho e com os pelos sedosos e desembaraçados.
Sua alimentação deve ter como base produtos de boa qualidade, ou receitas caseiras, adequadas para o felino. Isso se reflete diretamente em sua condição física, já que esse animal é propenso à obesidade. É importante racionar sua alimentação entre duas ou três doses diárias e dedicar tempo aos seus cuidados, assim como brincar para que ele faça atividades físicas. Também vale a pena investir no enriquecimento ambiental da casa, com arranhadores e brinquedos.
Meu Pet
Bruna Marquezine apresenta Mia, gatinha adotada com Enzo Celulari




A atrz Bruna Marquezine apresentou, na tarde desta terça-feira (20), sua nova gatinha. Ainda filhote, o animal se chama Mia Marquezine Celulari.
Nos comentários das fotos, Enzo, filho de Claudia Raia e Edson Celulari e namorado de Bruna, se derreteu pelas duas. “Coisa mais linda nossa filha. Puxou à mãe, graças a Deus”, brincou.
Confira as fotos da filhinha de Enzo e Bruna: