conecte-se conosco


Internacional

Sarkozy diz estar disposto a processar França para provar inocência

Publicado

Internacional


O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy disse nessa terça-feira (2) que está disposto a ir ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos para provar sua inocência, em sua primeira reação pública após ser considerado culpado de corrupção por juízes na segunda-feira.

“Recorri da decisão, talvez tenha de levar esta luta até o Tribunal Europeu de Direitos Humanos”, afirmou Sarkozy ao jornal Le Figaro.

“Seria doloroso para mim ter que consequir que meu próprio país seja condenado, mas estou disposto a isso porque esse seria o preço da democracia”, disse ele, acrescentando que não vai se candidatar à Presidência em 2022, mas apoiará um candidato no tempo devido.

Comentários Facebook
Veja Também  Vazamento de oxigênio na Índia causa morte de 22 pacientes internados

Internacional

Polícia russa deteve 1.784 pessoas durante manifestações pro-Navalny

Avatar

Publicado


A polícia russa deteve pelo menos 1.784 pessoas nas manifestações de apoio ao líder da oposição, Alexei Navalny, nessa quarta-feira (20), em vários pontos do país, informaram hoje (21) organizações não governamentais.  

Milhares de manifestantes saíram ontem às ruas para pedir a libertação de Navalny, que se encontra em greve de fome há mais de três semanas.

O estado de saúde dele é considerado grave, em virtude da greve de fome, e preocupa os seus apoiadores. 

De acordo com dados divulgados hoje pela organização OVD-Info, cerca de 850 pessoas foram detidas em São Petersburgo, a segunda cidade da Rússia, onde houve atos de violência policial contra os manifestantes. Segundo a mesma fonte, 84 manifestantes passaram a noite nos presídios de São Petersburgo.

Em Moscou, as concentrações de apoio a Navalny localizaram-se perto do Kremlin e do edifício dos serviços de segurança e informações (FSB). Não foram registrados incidentes, mas 30 pessoas foram detidas nesses locais 

Houve detenções em 95 cidades da Rússia, principalmente em Oufa (119 detidos), Kazan (68) e Barnaoul (58).

Veja Também  Vazamento de oxigênio na Índia causa morte de 22 pacientes internados

Os apoiadores do líder oposicionista apelaram aos protestos em mais de uma centena de cidades, na quarta-feira, dia marcado pelo discurso anual do presidente russo, Vladimir Putin.

Diversos ativistas foram detidos antes do início dos protestos e outros enquanto decorriam os desfiles, tendo ainda sido relatadas buscas em locais com ligação à organização do opositor.

Manifestações anteriores, após a detenção de Navalny em janeiro, levaram a mais de 11 mil detenções e a pelo menos sete penas pesadas de prisão por acusações de “violências” contra a polícia.

Alexei Navalny, o principal oponente do presidente russo, Vladimir Putin, foi preso em janeiro ao voltar da Alemanha, onde passou cinco meses se recuperando de um envenenamento com um agente neurotóxico, que foi atribuído ao Kremlin, acusações que as autoridades russas rejeitaram.

Comentários Facebook
Continue lendo

Internacional

Indonésia: submarino tem capacidade de oxigênio de 72 horas

Avatar

Publicado


O chefe da Marinha da Indonésia, Yudo Margono, afirmou hoje (21) que o submarino desaparecido ao largo de Bali, com 53 tripulantes a bordo, tem capacidade para 72 horas de oxigênio.

Em entrevista coletiva, Margono disse que as equipes de buscas encontraram uma fonte de grande magnetismo a uma profundidade entre 50 e 100 metros, que pode dar pistas sobre a localização do submarino.

Mais de 400 pessoas, além de cinco navios e um helicóptero, participam desde ontem das buscas ao submarino KRI Nanggala-402, fabricado na Alemanha em 1977.

Um porta-voz da Marinha confirmou que o submarino não estabeleceu contato após os exercícios militares em que estava envolvido.

“É verdade que o submarino perdeu o contato a partir das 3h (hora local, 19h de terça-feira em Lisboa)”, disse o almirante Julius Widjojono, porta-voz da Marinha Indonésia.

Os militares continuam nas buscas, afirmou Widjojono, acrescentando que, apesar do conhecimento da área, o fundo do mar é muito profundo no arquipélago de Bali.

O comandante das Forças Armadas da Indonésia, Hadi Tjahjanto, informou que Jacarta pediu ajuda a Singapura e à Austrália.

Veja Também  EUA vão ampliar recomendação de não viajar para 80% dos países

A tripulação do submarino é composta por 53 pessoas. Tjahjanto acredita que o equipamento pode estar a cerca de 700 metros de profundidade ao norte de Bali.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana