conecte-se conosco


Cuiabá

Primeira-dama busca reforço do setor empresarial para iniciativas de geração de renda

Publicado

Cuiabá


Luiz Alves

Clique para ampliar

No momento em que o cenário econômico no país é de insegurança frente a pandemia causada pelo coronavirus, ações voltadas para geração de emprego e renda para população são importantes para tentar minimizar esses efeitos. Nesse sentido, a Prefeitura de Cuiabá, por meio das ações idealizadas pela primeira-dama Márcia Pinheiro. O próximo passo é a busca por diálogo com o setor empresarial.

A preocupação da primeira-dama atualmente é engajar jovens e adultos no mercado de trabalho. Ela destaca que muitas vezes depois que terminam um curso, muitos não possuem condições financeiras para aquisição da matéria prima para dar início a fabricação e venda dos produtos. As ações são colocadas em prática mediante o acompanhamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

“Percebemos durante a formação profissional que algumas pessoas,  mesmo com certificado em mãos, não conseguiam dar seguimento ao negócio próprio devido à falta de condições financeiras. Por isso, nosso trabalho agora é ter uma conversa com os empresários para discutirmos soluções que ajudem o cidadão a gerar emprego e renda”, afirma.

Veja Também  SUGESTÃO DE PAUTA - Prefeito e primeira-dama lançam nesta quinta (22) o projeto Incluiabá - Inclusão, respeito e oportunidade para todos

De acordo com Márcia, a gestão vem buscando cada vez mais, fomentar o empreendedorismo por meio de ações de qualificação profissional. “Sempre tivemos uma preocupação em colocar no mercado de trabalho pessoas em situação de vulnerabilidade e, a partir dessa constatação, surgiu o Programa Qualifica 300, que é desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Por ele,  mais de mil pessoas conseguiram se profissionalizar”, explica.

Outra ideia é a realização de cursos de empreendedorismo. Márcia destaca que o programa já se tornou referência em política para mulheres fazendo com que elas se tornassem independentes financeiramente, o que colabora para que consigam deixar o ciclo da violência doméstica.

“Nós temos inúmeros casos de engajamento, como de pessoas que fizeram o curso de corte e costura e confeccionaram máscaras durante a pandemia. Pessoas que fizeram cursos na área de alimentação e venderam os produtos alimentícios. Essas boas práticas nos confortam e mostram que estamos no caminho certo”, contou.

Programa premiado

O programa Qualifica 300 já se consolidou com uma ferramenta de sucesso e extrapola os limites territoriais da capital. Ele já foi destaque durante o painel da mulher no 2º Encontro Nacional de Prefeitos, realizado pela Associação dos Prefeitos do Estado de São Paulo (Apreespe), em outubro de 2019.

Veja Também  ATUALIZADA - Após prorrogação, guias para pagamento em cota única do IPTU 2021 já estão disponíveis

Também foi pauta durante o simpósio ‘Fortalecimento da Mulher no Espaço de Poder e Decisão’, promovido pela Câmara Federal que trouxe as principais personalidades do Brasil envolvidas na temática mulher.

O impacto do programa para as mulheres levou ao reconhecimento do prêmio ‘Mentes que Brilham’, na categoria da Área Social e garantiu a primeira-dama Márcia Pinheiro, uma homenagem entre as 12 personalidades do prêmio ‘Parceiros do ODS’, ambas tradicionais premiações de expressão nacional.

O programa da Prefeitura de Cuiabá também serviu como espelho para o projeto do Governo Federal intitulado Qualifica Mulher. O projeto coordenado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, irá investir em cerca de R$ 18 milhões entre convênios, termo de fomento e descentralização de recurso para oportunizar qualificação profissional para mulheres em vulnerabilidade social.

Comentários Facebook

Cuiabá

Projeto de jardinagem e paisagismo garante embelezamento do viaduto Murilo Domingos; Veja as imagens

Avatar

Publicado


Divulgação

Clique para ampliar

Além de melhorar a mobilidade urbana em uma das regiões mais movimentadas de Cuiabá, o Viaduto Murilo Domingos, na Avenida Manoel José de Arruda (Av. Beira Rio), também contribuirá para o embelezamento da cidade. Isso porque, além das etapas ligadas à área estrutural, a construção do elevado abrange também a execução de um projeto de jardinagem e paisagismo.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, o trabalho contará com plantio de grama, palmeiras e outras espécies de plantas ornamentais, que ajudarão a deixar o visual do viaduto ainda mais contemplativo. Segundo o secretário, somado as ações de jardinagem e paisagismo, também está prevista a pintura dos pilares de sustentação, que será feita por artistas plásticos regionais.

“O prefeito Emanuel Pinheiro determinou que transformássemos essa obra em mais um motivo de orgulho para a população. Por isso, nosso trabalho é feito no sentido de garantir que a estrutura traga os importantes benefícios para a mobilidade urbana e, ao mesmo tempo, também deixe a nossa capital ainda mais bela. Sempre falamos que o viaduto Murilo Domingos será um cartão postal e isso está preste a se concretizar”, comenta Stopa.

Veja Também  ATUALIZADA - Após prorrogação, guias para pagamento em cota única do IPTU 2021 já estão disponíveis

Outro ponto que contribui para o belo visual do viaduto é o moderno sistema de iluminação que foi implantado no local. Para esta obra, a opção escolhida foi a colocação de lâmpadas do tipo LED que, além de mais econômicas, também conseguem dar maior claridade onde são utilizadas. Ao todo, o sistema conta com 34 postes na parte superior e 32 luminárias na inferior, que já passam por constantes testes de funcionamento. 

OUTRAS ETAPAS DA OBRA

Também está em execução a pavimentação das pistas dos viaduto, que deve ser finalizado nas próximas semanas. Outro serviço em andamento é o de edificação das cabeceiras que fazem a ligação entre a estrutura e a Avenida Beira Rio. Na cabeceira nº 2 (sentido da Avenida Fernando Corrêa da Costa — UNIC), a pavimentação também já está em andamento.

Já na nº 1 (sentido UNIC – Fernando Corrêa da Costa), o processo de reforço do solo, iniciado em dezembro de 2020, foi concluído e agora é efetuado o aterramento e compactação do terreno. A medida foi adotada após ser constatada a necessidade de substituir o terreno por um de melhor qualidade, assegurando que o aterro das cabeceiras seja feito sobre uma base sólida.

Veja Também  Prefeitura de Cuiabá deve vacinar 4,6 mil pessoas no feriado de Tiradentes

O processo foi composto por etapas como retirada do solo impróprio, implantação de 56 estacas raízes, colocação de mantas geotêxteis e telas geogrelhas, revestimento com duas camadas de brita e aterramento com novo tipo de solo.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Polo de vacinação contra a COVID-19 do SESC Balneário se destaca pelo cuidado com os idosos

Avatar

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

O polo de vacinação contra a COVID-19 que funciona no SESC Balneário tem se destacado pelo cuidado, comodidade e atenção para com o público, majoritariamente composto por idosos, que vão até o local para se vacinar. Por conta da distância entre o portão de entrada e o restaurante onde ocorre a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), disponibilizou dois micro-ônibus para transportar as pessoas nesse trajeto.

O polo SESC Balneário, aberto na última quarta-feira (14), em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), que cedeu o local, funciona de segunda a sábado, das 9h às 16h. Nos cinco primeiros dias de funcionamento, mais de 2,5 mil pessoas foram vacinadas no local. 

Patrícia Parreão, coordenadora do polo, explica que o atendimento começa no portão de entrada, na Avenida Doutor Meireles, com a entrega de senhas e a verificação do agendamento. “De acordo com a chegada, a gente vai fazendo a triagem, verificando o horário, o QR Code e entrega as senhas para as pessoas irem entrando e fazendo o atendimento. Aquelas que não tem o transporte para entrar até o local de vacinação, que não tem carro próprio, estão sendo buscadas pelos micro-ônibus cedidos pela Secretaria Municipal de Educação. Os ônibus passam lá, pegam as pessoas e trazem até o polo de vacinação, que é no restaurante do SESC Balneário”, conta Patrícia. 

Veja Também  SUGESTÃO DE PAUTA - Prefeito e primeira-dama lançam nesta quinta (22) o projeto Incluiabá - Inclusão, respeito e oportunidade para todos

No posto de vacinação, é feito o registro do cartão de vacina, o encaminhamento para a mesa de vacinação e, em seguida, a pessoa vacinada aguarda de 15 a 30 minutos no espaço pós-vacina, para observar se apresenta alguma reação adversa. O polo conta com a parceira do Centro de Saúde do bairro Tijucal, para onde são levadas de ambulância as pessoas que venham necessitar de atendimento imediato. 

A coordenadora Patrícia Parreão avalia que a campanha de vacinação no polo SESC Balneário está indo bem. “Recebemos muitos elogios, as pessoas estão gostando da dinâmica do ônibus, do atendimento”, diz. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana