conecte-se conosco


Cuiabá

Secretaria Municipal de Saúde divulga o 8º Informe Epidemiológico de 2021 sobre a Covid-19

Publicado

Cuiabá


Luiz Alves

Clique para ampliar

Desde o registro dos primeiros casos em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso, publica semanalmente o Informe Epidemiológico sobre a COVID-19, com o objetivo de monitorar o padrão de morbidade e mortalidade e descrever as características clínicas e epidemiológicas dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG – pelo SARS-Cov-2 em residentes no município de Cuiabá. Dando continuidade à divulgação de informações sobre a COVID-19 em Cuiabá, esse é o 46º informe produzido, no qual apresentamos as informações desde a data da notificação do primeiro caso em Cuiabá até a 08ª Semana Epidemiológica (SE), compreendendo o período de 14 de março de 2020 a 27 de fevereiro de 2021.

Destaques da Semana Epidemiológica 08 – 21 a 27 de fevereiro de 2021

– Até 27 de fevereiro:

   – 53.665 casos de COVID-19 residentes em Cuiabá, 91,7% recuperados e 1.514 mortes.

  – A taxa de infecção é mais elevada entre 30 a 39 anos, contudo as taxas em crianças, adolescentes e jovens de 20 a 29 anos foram as que mais cresceram desde 18/julho/2020 – 909%, 1.433% e 996% respectivamente, evidenciando aumento superior do risco de infecção nesses grupos etários quando comparado com os demais.

Veja Também  Prefeito e secretária lamentam falecimento de vigilante do CMEI Névio Lotufo

  – Risco de internação se eleva com a idade, sendo maior no sexo masculino, exceto na faixa etária de 20 a 29 anos, quando o risco é superior no sexo feminino.

  – Aproximadamente 10% das crianças e adolescentes internados foram a óbito.

  – A partir de dezembro se tem registrado o aumento de mortes, e esse padrão tem persistido nos meses de janeiro e fevereiro. Este ano (03 de janeiro a 27 de fevereiro) a média de mortes por semana atingiu 40,4/semana, sendo mais alta que em 2020 (14 de abril a 02 de janeiro de 2021) quando a média foi de 31,3 óbitos/semana

– Na última semana

  – 1.154 casos notificados de COVID-19 e 41 óbitos. Com média de 5,9 óbitos/dia.

  – Aumento importante nas taxas de ocupação de leitos de UTI adulto (79,5%) e de enfermaria (36,0%), quando comparadas com a semana passada – 60,0% e 26,4% respectivamente e manutenção da taxa de ocupação de UTI pediátrica nos hospitais de Cuiabá.

Veja Também  Sorp adere a blitz 'Consciência Já' com as associações de bares e restaurantes; fiscalização será reforçada na Praça Popular 

  – Redução do índice Rt (0,72), sendo o menor valor desde a SE 50 (06 a 12 de dezembro).

CONFIRA O INFORME EPIDEMIOLÓGICO ABAIXO

Comentários Facebook

Cuiabá

Pinheiro realiza primeira reunião do Comitê Gestor para revitalização do Mercado Municipal

Avatar

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro esteve reunido nesta terça-feira (20), no Salão Nobre do Palácio Alencastro com representantes do Comitê Gestor do Programa PPP/Cuiabá para deliberação dos primeiros encaminhamentos e demais prazos necessários para efetivação do estudo técnico que deu origem ao projeto de revitalização do Mercado Miguel Sutil, mais conhecido como Mercado Municipal.

O estudo foi apresentado oficialmente no dia 16 de abril em auditório da Associação Matogrossense de Municípios (AMM) e contou com a presença de autoridades politicas.

Agora, o documento será submetido a avaliação do Comitê Gestor do Programa PPP/Cuiabá, presidido pelo prefeito Emanuel Pinheiro e formado por profissionais das Secretarias de Gestão e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, além da Procuradoria Geral do Município (PGM).

“Esse foi o nosso primeiro encontro para apresentação das primeiras sugestões e propostas de cada representante do Comitê. Nesse início, as reuniões serão semanais como forma de agilizar as ações”, disse o prefeito de Cuiabá.

O projeto será realizado via parceria público-privada (PPP). A previsão é de que até o fim de setembro as obras sejam iniciadas e a entrega seja realizada no segundo semestre de 2023.

Veja Também  Prefeito e secretária lamentam falecimento de vigilante do CMEI Névio Lotufo

A próxima reunião já está agendada para sexta-feira (23), no Salão Nobre do Palácio Alencastro, às 17h para deliberar sobre os cronogramas de atividades e apresentação de novas proposituras.

O novo Mercado Municipal contará com três pavimentos e requalificação urbana nas regiões das praças Alencastro e Ipiranga, além de criação de estacionamentos rotativos com cerca de 3 mil vagas para toda região.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Após prorrogação, guias para pagamento em cota única do IPTU 2021 já estão disponíveis

Avatar

Publicado


A Prefeitura de Cuiabá –  por meio da Secretaria Municipal de Fazenda – informa que já está disponível a emissão da guia do IPTU, exercício 2021, para pagamento em cota única com a data atualizada para o dia 16 de agosto. A medida está prevista no Decreto 8391/2021 publicado no Gazeta Municipal desta terça-feira (20).

Para aqueles contribuintes que fizerem a opção do reparcelamento, as guias deverão ser solicitadas até o dia 09 de julho pelo e-maill- [email protected] e anexar um documento de identificação. O parcelamento poderá ser feito em quatro vezes fixas com vencimento para o dia 16 de agosto a primeira parcela. As demais serão nos dias  16/09/2021, 15/10/2021 e 12/11/2021.

No caso do contribuinte que que já tenha realizado o pagamento de alguma parcela do IPTU 2021 poderá optar pelo reparcelamento do saldo devedor remanescente correspondente ao valor principal das parcelas não adimplidas, sem juros e sem multas, nos termos estabelecidos nesse artigo ou pelo pagamento em cota única com o respectivo desconto, no prazo de vencimento da primeira parcela, devendo solicitar, mediante procedimento simplificado, até o dia 09 de julho

Veja Também  Pinheiro realiza primeira reunião do Comitê Gestor para revitalização do Mercado Municipal

Ao contribuinte que, não concordando com o valor do IPTU lançado no presente exercício, impugnar o lançamento realizado até o dia 30 de julho de 2021.

As informações estão disponíveis no site oficial da Prefeitura- https://www.cuiaba.mt.gov.br/ no ícone IPTU- http://iptu.cuiaba.mt.gov.br/.

Confira em anexo o decreto na íntegra: 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana