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Contemplados em editais da Secel recebem consultoria personalizada sobre prestação de contas

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Começaram nesta semana as consultorias presenciais sobre prestação de contas para suporte aos proponentes contemplados nos editais da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso. Realizada em parceria entre Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e organização social Ação Cultural, a iniciativa começou em janeiro com capacitações online e prossegue agora com atendimentos presenciais personalizados. 

As consultorias ocorrem em cidades-polo de Mato Grosso, mas podem ser agendadas por proponentes de outros municípios da região. Na segunda (1°.03) e terça-feira (02.03), os atendimentos foram realizados em Juína, e na quarta (03.03) e quinta-feira (04.04), em Tangará da Serra.

“Não conseguimos ir em todos as localidades, por isso selecionamos as cidades-polos e com maior número de projetos contemplados. Mas os proponentes que residem em outros municípios nas regiões podem agendar e comparecer no local que também serão atendidos”, explica  Eduardo Espindola, diretor executivo da Ação Cultural. 

A primeira etapa de capacitações, que foi realizada de forma virtual, apresentou os pontos que envolvem as fases de produção, execução e prestação de contas e dúvidas pontuais. Segmentadas por território cultural, delimitando os municípios participantes a cada data, as consultorias buscaram atender os 570 projetos selecionados nos editais da Secel, em todos os municípios do estado.

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“Elaboramos um conteúdo completo para que todos os selecionados possam executar seus projetos de acordo com as regras de cada edital”, expõe Adriano Souza, consultor cultural responsável pelos atendimentos.

Com duração de 30 minutos a 60 minutos, o atendimento presencial é personalizado, dedicado exclusivamente a um único projeto. Durante o encontro, os proponentes têm a oportunidade de sanar todas as demais dúvidas referentes à comprovação do objeto e execução financeira dos projetos contemplados nos editais estaduais da Lei Aldir Blanc.  

“Para receber orientações mais práticas quanto à organização da prestação de contas e tirar qualquer tipo de dúvida, os proponentes devem levar sua pasta contendo todas as notas fiscais, recibos e contratos já assinados”, enfatiza Adriano.

Os próximos atendimentos serão realizados em Rondonópolis, Primavera do Leste, Barra do Garças, Alta Floresta, Sinop, Sorriso, Cáceres, Chapada dos Guimarães e Cuiabá..

Serviço

Consultorias de prestação de contas para projetos da Lei Aldir Blanc

01 e 02/03: Secretaria de Cultura de Juína
03 e 04/03: Secretaria de Cultura de Tangará da Serra
08 e 09/03: Secretaria de Cultura de Rondonópolis 
10 e 11/03: Secretaria de Cultura de Primavera do Leste
12 e 13/03: Secretaria de Cultura de Barra do Garças
16 e 17/03: Secretaria de Cultura de Alta Floresta
18/03: Secretaria de Cultura de Sinop
19/03: Secretaria de Cultura de Sorriso
23 e 24/03: Secretaria de Cultura de Cáceres
29 e 30/03: Secretaria de Cultura de Chapada dos Guimarães
05 e 09/04: Sede da Ação Cultural em Cuiabá

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Horário para agendamentos: das 8h às 18h

Contato: (66) 99282-9434 ou e-mail [email protected]

Fonte: GOV MT

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Educação em MT inaugura nova fase do regime de colaboração

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A educação é parte essencial na vida de todas as pessoas, sejam crianças, jovens ou adultos. Em Mato Grosso e em qualquer lugar do mundo a educação é um dos principais fatores para a formação de cidadãos conscientes e mobilidade social.

É para amparar e dar todo o suporte técnico e financeiro a este movimento que o governador Mauro Mendes apresentou, o “Programa Educação Já, Mato Grosso”, uma série de ações cujos conceitos centrais são o trabalho em regime de colaboração com prefeitos e secretários municipais para elevar a alfabetização e a aprendizagem de qualidade entre os alunos dos dois primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Vamos trabalhar em regime de colaboração com o Estado, municípios, escola e sociedade organizada pela qualidade no sistema educacional, pelo regime previsto na Constituição Federal (CF) e no Plano Nacional de Educação (PNE). Com boas práticas educacionais, baseadas em evidências de outros estados e do mundo. Juntos, vamos colocar a educação de Mato Grosso em índice alto de qualidade.

A organização do programa requer estabelecer e definir metas, indicadores e governança que serão monitorados permanentemente para que a alfabetização e todo o ciclo inicial da educação da primeira infância tenham resultados satisfatórios de ensino e aprendizagem dos alunos.

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Uma das premissas centrais do programa baseia-se no fato de que o aluno é do município, independente da rede. E por isso vamos todos juntos fomentar apoio técnico e financeiro necessários para atingir nossos objetivos. E para isso, o governador Mauro Mendes, no lançamento do programa, já deixou claro que haverá recursos públicos suficientes e bem aplicados para investir e prover de infraestrutura física e tecnológica as unidades escolares, graças ao acúmulo de verba pública obtida pela redução de gastos e equilíbrio fiscal rigoroso implantado pela gestão estadual entre 2019 e 2020.

Essa atitude de gestão responsável em todo o governo e, especificamente na educação, permitiu os investimentos para criar as condições adequadas para a melhoria do ambiente humano e de infraestrutura das escolas estaduais.

Mas, sabemos que o sonho de entender e interpretar o mundo pelo conhecimento permitido pela educação de qualidade requer um esforço coletivo. Com participação de pais, mães e responsáveis pela longa caminhada de pessoas desde a primeira infância até à formação profissional adulta.

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Por isso, vamos perseguir nossas convicções, fundamentos, práticas educacionais e planos traçados para melhorar a educação com foco na alfabetização no primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental, amparados em um trabalho diário da Seduc e dos municípios.

Queremos colocar a educação de Mato Grosso entre as 5 melhores do Brasil. Para atingir a meta, sabemos claramente que 70% do sucesso da educação é gente. E, paralelo ao programa de alfabetização colaborativa, já temos planos de valorização profissional, formação continuada dos professores e técnicos e a avaliação periódica da qualidade do ensino ofertado aos nossos estudantes de Mato Grosso.
 
Sabemos dos obstáculos e barreiras, mas, vamos implementar o regime de colaboração entre o Estado e os municípios na alfabetização para alcançar os sonhos do conhecimento advindo com a educação. E permitir no médio e longo prazo os primeiros degraus da escada para a mobilidade social de que muita gente depende em Mato Grosso e no Brasil para a sobrevivência e a felicidade efetiva.

Fonte: GOV MT

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Batalhão Ambiental auxilia em coleta no Rio Cuiabá para estudos de impactos das queimadas

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Denominada de Operação Fauna, durante dois dias, na quinta e sexta-feira (15 e 16.04),  uma equipe da 1ª Companhia do Batalhão Ambiental junto com pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizaram coleta do Rio Cuiabá para pesquisa dos danos causados pelas queimadas.

As coletas de material hídrico foram realizadas por dois pesquisadores da UFMT em Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço, Porto Cercado e Poconé. Os trabalhos transcorreram sem alteração.  

Fonte: GOV MT

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