conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Kalil propõe força tarefa e vai adotar medidas mais restritivas e seletivas

Publicado

VÁRZEA GRANDE


Legenda: Novo decreto -covid 19

Várzea Grande vai levar ao Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Cuiabá, parcerias da pactuação de combate a COVID 19, a formação de uma força tarefa para endurecer na fiscalização daqueles que preferem atuar na clandestinidade e colocando a vida das pessoas em risco.

Também retoma nesta terça-feira, 02 de março para aqueles acima de 80 anos e no dia 05 de março para os acima de 75 anos, no Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG, a vacinação para imunizar contra a COVID, tanto para os que vão receber a primeira dose como para os que irão receber a segunda dose.

As inscrições podem ser feitas pelo site oficial de Várzea Grande, www.varzeagrande.mt.gov.br na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE – CADASTRO PARA VACINA COVID 19.

Até este momento foram mais de 7 mil vacinas aplicadas para moradores de Várzea Grande, sendo que para cada vacina aplicada na primeira dose, a segunda dose correspondente fica guardada para evitar que não haja perda de prazos, pois a CoronaVac tem que ser aplicada as duas doses com intervalo de até 28 dias e a Oxford/AstraZeneca tem prazo de 90 dias entre as duas doses.

O prefeito Kalil Baracat sinalizou que algumas pessoas têm confundido a imunização com salvo conduto, ou seja, que estejam livres da doença, mas é preciso pensar naqueles que não foram vacinados e na possibilidade da reincidência da COVID, o que ainda está em estudo por cientistas e laboratórios.

As decisões foram tomadas neste sábado (27) pela manhã pelo prefeito Kalil Baracat em reunião com alguns secretários determinando que o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus – COVID 19 de Várzea Grande passe a se reunir diariamente com avaliações na abertura do dia e no final, estude a possibilidade legal de cassar os Alvará de funcionamento daqueles que não respeitarem as regras da Organização Mundial de Saúde – OMS para não aglomeração, distanciamento social, uso de meios de biossegurança como máscara e álcool em gel, além de determinar um reforço orçamentário e financeiro para as áreas de saúde, social e de segurança que são as mais afetadas pela pandemia da COVID 19.

Veja Também  NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em 2020, Várzea Grande aplicou mais de 15%, percentual estipulado em lei para a Saúde Pública e mais de 25% em Educação superando as expectativas.

“Não podemos colocar a vida das pessoas em risco por causa de alguns que não aceitam o princípio básico da vida que o seu direito termina aonde começa o das demais pessoas, ou vão continuar querendo contaminar e colocar em risco a vida de parentes, vizinhos, colegas de trabalho, enfim colocar em risco seres humanos”, disse o prefeito de Várzea Grande, refutando que o momento não é de negação e sim de todos caminharem em um único sentido, debelar a COVID, pois existem outras doenças a serem tratadas.

Ele pontuou que Várzea Grande na pactuação com o Governo do Estado e com Cuiabá ficou com a parte Não COVID, ou seja, recebe os pacientes, estabiliza o quadro dos mesmos, regula e transfere para as unidades de internação e tratamento como o Hospital Metropolitano, Santa Casa de Misericórdia, HMC, Hospital Pronto Socorro de Cuiabá, Hospital São Benedito e Hospital Júlio Muller.

O secretário de Saúde, Gonçalo Barros, lamentou que muitos ainda desdenhem da doença e que muitas vidas já ceifadas caíram no esquecimento, “pois aqueles que choram por seus parentes, amigos, conhecidos, estes sabem o tamanho da dor e tendem a se cuidar e cuidar dos demais”, disparou ele.

Veja Também  Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra a pandemia

O titular da Saúde Pública lembrou que a Administração Municipal não vai esmorecer e vai endurecer na fiscalização para impedir que os negacionistas tenham sucesso nesta empreitada contra a vida humana. “A vida sempre em primeiro lugar. O prefeito Kalil Baracat tem reiteradas vezes cobrado respeito a vida humana e ao modo de vida de todos. É óbvio que temos preocupação com a economia e com o trabalho de todas as pessoas, com a economia, pois o Poder Público funciona com o imposto recolhido dos contribuintes e se economia padece os recursos para áreas essenciais diminuem, mas voltamos a frisar a vida em primeiro lugar e uma saúde presente, eficiente e de resultados é o que o prefeito Kalil Baracat tem insistentemente cobrado”, disse Gonçalo Barros.

Para o prefeito Kalil Baracat o que se precisa neste momento é tranquilidade e união de esforços entre todos, Poderes Públicos nas esferas Federal, Estadual e Municipais, além da sociedade organizada como o comércio e a indústria e a população para que as medidas a serem adotadas tenham o esperado resultado. “Volto a frisar a vida em primeiro lugar, mas não podemos deixar de cuidar de outros setores que mantém a economia funcionando e os investimentos necessários e aprendermos a conviver com a COVID-19 que deve permanecer entre nós por muito tempo, como a Influenza (H1N1) e outras doenças. O mundo luta contra a COVID e a humanidade vai vencer mais este desafio, mas precisa aprender com ela para não cometer novos erros, independente de qualquer coisa”, disse Kalil Baracat.

Comentários Facebook

VÁRZEA GRANDE

Estão abertas inscrições para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

Avatar

Publicado


As escolas públicas da rede municipal de Várzea Grande podem participar da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. As inscrições e adesões estão abertas até o dia 30 de abril e devem ser feitas pelos professores no Portal Escrevendo o Futuro https://www.escrevendoofuturo.org.br/ 

A Olimpíada da Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos entre estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Essa edição terá foco no protagonismo dos professores e de suas turmas que, em muitas mãos, irão construir um processo coletivo de aprendizagem.

As inscrições podem ser feitas pelos professores que lecionam, em 2021, para estudantes de escolas da rede pública matriculados no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Os professores inscritos devem desenvolver e documentar, ao longo do primeiro semestre, as atividades propostas nos “Cadernos docentes”, por meio de relato escrito e produção multimídia (fotos, vídeos, áudios), com a participação de todos os estudantes envolvidos no registro do trabalho realizado. O professor poderá se inscrever em uma ou mais categorias, de acordo com os anos escolares em que lecionam. Em uma mesma escola poderão se inscrever quantos professores desejarem.

Veja Também  NOTA DE ESCLARECIMENTO

O concurso é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que contribui para a melhoria do ensino, da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país

Tânia Lemes, que é representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) na Rede de Ancoragem de Mato Grosso, explica que todas as informações, o link para a inscrição, assim como os cadernos docentes, que são o material de apoio para os professores realizarem as oficinas com os diversos gêneros com os estudantes, estão disponíveis no link do Portal Escrevendo o Futuro http:// https://www.escrevendoofuturo.org.br/

“Contamos com a participação das escolas e dos professores da rede municipal de Várzea Grande e, para isso, solicitamos que as escolas façam a adesão e incentivem os professores a fazerem a inscrição na olimpíada”, ressalta Tânia Lemes.

Os professores inscritos e as respectivas turmas selecionadas na Etapa Nacional, bem como suas escolas, receberão os seguintes prêmios: o professor receberá certificado de vencedor, notebook e mouse. O estudante, certificado de vencedor e tablet. Enquanto a escola, placa de homenagem e acervo para a biblioteca escolar, definido pela organização do concurso. A Secretaria de Educação também será contemplada com uma placa de homenagem.

Veja Também  Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação

Para mais informações, entrar em contato com professora Tânia Lemes pelo e-mail: [email protected]

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Avatar

Publicado


Devido ao acidente ocorrido nesta segunda-feira, dia 12, na Subestação de Captação de Água na Estrada da Guarita, em Várzea Grande, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) informa que a energia elétrica no local foi interrompida por algumas horas, comprometendo o abastecimento nos bairros: Jardim Glória II, Mapim, Jardim Esmeralda, Jardim Alá, São Mateus, Cabo Michel, Mangabeira, Cohab Tarumã, Residencial Solares do Tarumã, Residencial Veredas, Residencial Jequitibá, Residencial Jacarandá, Marajoara II e Itororó. 

Diante disso, a previsão é de que o abastecimento de água seja normalizado em dois dias.

Comentários Facebook
Veja Também  Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana