conecte-se conosco


Mulher

Emagrecimento rápido com saúde? Conheça a dieta low carb!

Publicado

Mulher


source

Alto Astral

Emagrecimento rápido com saúde? Conheça a dieta low carb!
Reprodução: Alto Astral

Emagrecimento rápido com saúde? Conheça a dieta low carb!

A dieta low carb vem conquistando muitas pessoas que buscam um emagrecimento mais rápido junto de um ganho de saúde. Existem diversas opções, é necessário conhecê-las para saber qual é a mais indicada para a sua fase atual da vida.

No entanto, sem um acompanhamento nutricional esta estratégia alimentar pode não render os resultados esperados. Além disso, não existe uma “melhor dieta”, e sim a que dá certo para você.

A low carb pode ser uma estratégia temporária ou ser seguida a vida toda, dependendo da sua adaptação e dos seus objetivos no momento. Quer saber se ela é uma boa opção pra você? Confira 5 curiosidades sobre a dieta:

Low carb é a mesma coisa que cetogênica?

Ambas as estratégias alimentares buscam a redução na ingestão de carboidratos. Enquanto a low carb define um consumo de menos de 200g do nutriente por dia, ou que menos de 40% das calorias sejam provenientes dele, a cetogênica prega uma ingestão ainda menor, de até 50g de carboidratos diariamente.

Segundo a médica Bruna Marisa, especialista em emagrecimento, a dieta cetogênica é recomendada por um curto período ou para situações específicas. Durante a cetogênica, é importante contar os carboidratos de todos os alimentos, incluindo as bebidas.

Lembre-se de que a quantidade recomendada é do nutriente, e não do alimento fonte dele: por exemplo, uma fatia de pão tem aproximadamente 25g — e 12g do peso são de carboidratos.

Low carb é dieta da moda?

Para emagrecer com saúde, a recomendação é: evite seguir dietas da moda e não copie a alimentação dos outros. A low carb é uma prática alimentar bastante popular e que ficou ainda mais conhecida nos últimos anos. Entretanto, não pode ser chamada de “dieta da moda” de maneira negativa, uma vez que existem muitos estudos comprovando seus benefícios não só para o emagrecimento, mas para ajudar no controle de problemas de saúde como esteatose hepática, diabetes e hipertensão.

Veja Também  Horóscopo do dia: previsões para 21 de abril de 2021

“Há coisas que estão na moda e são ruins e outras que são ótimas. A popularidade não é o critério pelo qual se determina o mérito científico”, destaca o médico José Carlos Souto, diretor-presidente da Associação Brasileira LowCarb (ABLC).

Nessa estratégia alimentar, a intenção é restringir principalmente o consumo de produtos refinados e alimentos processados, além de diminuir a ingestão de grãos, como arroz e trigo. Hábitos semelhantes já eram seguidos pelos nossos ancestrais em um período anterior ao surgimento da agricultura.

A dieta prejudica os treinos?

Talvez a redução de carboidratos, especialmente se você estava acostumado a consumir uma quantidade grande do nutriente, pode interferir no seu rendimento nas primeiras semanas. Por isso a importância do acompanhamento nutricional.

Você viu?

Contudo, é possível continuar com um bom rendimento nos exercícios e há até mesmo atletas profissionais que mantêm a low carb sem prejuízos. Isso porque o corpo aprende a utilizar a gordura como fonte de energia, que tem mais calorias e existe em maior quantidade no corpo.

Em relação à manutenção ou ganho de músculos, durante a fase de emagrecimento é normal perder uma pequena quantidade de massa magra, em qualquer tipo de dieta.

“Há apenas duas estratégias para mitigar isso: exercício resistido (musculação, por exemplo) e aumento do consumo de proteínas”, indica Souto.

O cérebro precisa de carboidratos para funcionar?

Veja Também  5 formas de exercitar a gratidão

É preciso um aporte de glicose para o cérebro diariamente, porém ela não precisa ser adquirida através de uma alimentação rica em carboidratos. Vale lembrar que a dieta low carb não consiste na exclusão desse nutriente, e sim na redução.

Além disso, o processo de glicogênese (produção de glicose pelo fígado) é suficiente para manter o nível glicêmico do organismo por tempo indeterminado. Segundo Souto, os aminoácidos necessários para a realização desse processo podem vir de proteínas ingeridas na dieta.

O médico explica que o cérebro depende primariamente de glicose apenas em quem se alimenta à base de carboidratos. “Nas pessoas que se alimentam com baixo teor de carboidrato, até 75% das necessidades energéticas do cérebro são supridas por corpos cetônicos, pequenas moléculas energéticas produzidas pelo fígado a partir dos lipídeos, com esse fim”, esclarece o profissional.

Geralmente, após algumas semanas seguindo a dieta low carb, os indivíduos relatam melhora na concentração e na memória e menos sonolência diurna.

Essa estratégia alimentar sobrecarrega os rins?

Pessoas com qualquer tipo de problema de saúde devem consultar o médico antes de iniciar um plano alimentar. Pacientes com insuficiência renal, por exemplo, apresentam dificuldades em excretar diversas substâncias, como as derivadas do metabolismo de proteínas, por isso não podem aderir a uma dieta hiperproteica.

No entanto, o médico explica que pessoas sadias não vão desenvolver a doença se consumirem proteínas. Além disso, a ideia da low carb não é consumir proteínas em excesso, mas sim na quantidade adequada para cada organismo.

“Low carb é normoproteico, e isso deveria ser conhecimento básico para um profissional de saúde que fala sobre o assunto”, comenta Souto.

Colaboração: SportLife

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook

Mulher

Sonhou com dinheiro? Descubra agora os significados!

Avatar

Publicado


source

João Bidu

Sonhou com dinheiro? Descubra agora os significados!
Redação João Bidu

Sonhou com dinheiro? Descubra agora os significados!

Você já sonhou com dinheiro e não conseguiu entender o que aquela imagem significa? Pois bem, os sonhos podem trazer revelações importantes para as nossas vidas.

Entender os detalhes da imaginação é um dos caminhos para se conseguir respostas do presente e do futuro. Entenda agora sobre os sonhos com o dinheiro e os seus presságios!

Significado dos sonhos com dinheiro

Sonhar com muito dinheiro

Durante a visualização, quais foram os seus sentimentos e a sua atitude com todo o dinheiro? Sonhar com muito dinheiro pode ser interpretado como um aviso de cautela. Não seja precipitado(a) – mesmo com a situação parecendo favorável e confiável, pense antes de agir.

Sonhar com dinheiro de papel

É um bom presságio, especialmente para quem espera por uma decisão no trabalho que tenha relação com aumento de ordenado. Contudo, esse sonho também é um aviso para ter cautela. Observe quais são as suas necessidades e faça um plano de ação. Assim, você evita qualquer problema futuro.

Sonhar com dinheiro rasgado

Esse sonho causa um grande aperto no coração, não é? Rasgar dinheiro é um grande erro e, por essa razão, o significado do sonho é acerca de arrependimentos. Talvez sua mente esteja pesada por causa de um erro do passado. Tenha cuidado com esse sentimento, porque ele proporciona grande desânimo. Olhe para o passado com olhos gentis e perdoe os seus próprios erros. Utilize as falhas como incentivos para evoluir na vida.

Veja Também  Abril Roxo: veja o que é e como tratar a adenomiose

Sonhar com dinheiro falso

Fique atento(a) para não valorizar demais coisas desnecessárias, que não te ajudam em nada. Há pessoas, sentimentos, bens materiais e sonhos que são como dinheiro falso:s no primeiro momento parecem ser algo ótimo, mas depois você descobre que são uma grande furada!

Sonhar que perdeu dinheiro

Você está procurando por algo valioso, mas suas buscas não te levam a nada. O sonho é um sinal que está na hora de mudar o foco e ir atrás de outros objetivos ou trabalhar com outro plano de ação. No geral, o que o sonho quer dizer é que as mudanças são alternativas para alcançar o sucesso.

Sonhar que teve dinheiro roubado

A interpretação do sonho tem a ver com os medos da mente. Você tem passado por alguma situação ruim? Sua mente está sendo atormentada por algo? Reflita nessas perguntas para identificar o seu problema. O sonho também pode significar que você terá um momento de dificuldade na vida. Porém, com coragem, você consegue superar as adversidades!

Você viu?

Sonhar que está queimando dinheiro

Se você sonhou que estava queimando dinheiro por vontade próprio, então é bom sinal de que você está se afastando de algum bem material. Porém, se durante o sonho você não tinha intenção de queimar o dinheiro, pode significar que você está passando por uma situação que está fora do seu controle.

Veja Também  8 dicas cruciais para evitar o agravamento das varizes de uma vez por todas

Sonhar que está pedindo por dinheiro

Você está preocupado(a) com o rumo da sua vida financeira. O medo pode estar tão grande que você não vê alternativas práticas para resolver a questão. Se achar necessário, peça por ajuda. Porém, acima de tudo, acredite que este período irá passar e que você conseguirá achar o seu caminho.

Sonhar que emprestou dinheiro

É um bom presságio na vida. Você irá receber algo, que pode não ter relação com dinheiro, mas tem a ver com as suas boas ações. Aquilo que você fez para alguém irá retornar para a sua vida. Fique atento(a)!

Sonhar que ganhou na loteria

Pode ficar feliz, porque o sonho significa que você será visitado pela sorte. A energia do momento está ao seu favor, por isso, aproveite! Acredite em si mesmo(a) e coloque em prática os seus objetivos e/ou sonhos.

LEIA TAMBÉM:

  • 9 banhos para atrair dinheiro urgente
  • Descubra o tipo de relação que seu signo tem com dinheiro

    11 simpatias para chamar o dinheiro para sua vida

    Fonte: IG Mulher

    Comentários Facebook
    Continue lendo

    Mulher

    Abril Roxo: veja o que é e como tratar a adenomiose

    Avatar

    Publicado


    source
    O Abril Roxo fala sobre a conscientização da adenomiose
    Reprodução/freepik

    O Abril Roxo fala sobre a conscientização da adenomiose

    A adenomiose é um problema ginecológico que pode acometer uma em cada dez mulheres no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que 150.000 novos casos sejam registrados anualmente. Ela ocorrequando existe a presença de tecido semelhante ao endométrio na camada muscular do  útero – o miométrio.

    O ginecologista e obstetra César Patez explica que o tecido endometrial ectópico (fora do lugar onde deveria crescer) cresce para dentro do músculo uterino na forma de glândulas ou estromas ao invés de crescer para fora, o que causa aumento no volume do útero. “A doença pode acontecer de forma difusa, ocupando parte ou todo o miométrio”, explica.

    A adenomiose pode afetar qualquer mulher ou pessoa com útero, como homens trans. Contudo, ela costuma ser mais incidente em pacientes que tiveram várias de gestações, aparecendo entre os 20 e 30 anos. As causas da doença ainda não são totalmente conhecidas, mas pesquisadores suspeitam que ela tenha relação com traumas anteriores no útero.

    Veja Também  Sonhou com dinheiro? Descubra agora os significados!

    “O desenvolvimento do problema pode estar ligado, por exemplo, a múltiplas cirurgias no útero, retirada de muitos miomas, diversas gestações em sequência, principalmente por cesáreas, entre outras situações”, lista Patez.

    Em muitos casos, a doença não apresenta sintomas, o que dificulta a sua identificação e faz com que muitas vítimas nem saibam da existência do problema. Porém, os mais comuns são a forte dor pélvica e o sangramento excessivo.

    “Cerca de um terço das mulheres com adenomiose são assintomáticas. Porém, quando sentem os sinais, eles costumam ser dolorosos. No ciclo menstrual, os sintomas se acentuam porque as células incrustadas na parede uterina são estimuladas, causando dores e sangramentos mais intensos”, alerta.

    “Outras manifestações incluem sangramento fora do período menstrual, dor durante o sexo, prisão de ventre e alterações gastrointestinais. Nos quadros mais graves, pode até mesmo gerar infertilidade, sendo necessária a retirada do útero.”

    Você viu?

    Para diagnosticar a doença, é necessário realizar exames clínicos e exames de imagem, como a ultrassonografia endovaginal, ressonância da pelve ou a histeroscopia, para analisar o interior do útero.

    “A dosagem do CA-125, um marcador tumoral observado no sangue, também pode ajudar a detectar a adenomiose. As mulheres com a doença apresentam um valor bastante elevado desse marcador, apesar de uma dosagem padrão não excluir essa possibilidade”, acrescenta o ginecologista.

    Veja Também  8 dicas cruciais para evitar o agravamento das varizes de uma vez por todas

    O tratamento mais indicado vai depender da gravidade e outras especificidades de cada caso. Isso, é claro, sempre estando alinhado a bons hábitos de saúde, como a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada.

    Se o desconforto for mais simples, anti-inflamatórios e analgésicos já dão conta do recado, pois diminuem a dor – em especial no período menstrual. Alguns métodos contraceptivos também se mostram eficazes em controlar os sintomas, de preferência os contínuos, isto é, aqueles que suspendem a menstruação. Pílulas anticoncepcionais orais e DIU de progesterona, por exemplo, são duas alternativas possíveis.

    O médico também comenta outra possibilidade de tratar a doença: a laparoscopia. “Essa cirurgia, seja a laparoscopia ou a laparoscopia assistida por robótica, é minimamente invasiva e retira apenas a lesão que acomete o útero”, acrescenta.

    Para quem não deseja mais engravidar, existem dois tratamentos possíveis. A embolização e, em último caso, a histerectomia, ou seja, a remoção parcial ou completa do útero. “Durante a embolização, um tubo é colocado em uma artéria principal na virilha e injeta pequenas partículas na área afetada pela adenomiose. Isso impede que o suprimento de sangue atinja a área afetada, reduzindo os sintomas”, continua.

    O médico acrescenta que o desejo da paciente, seja ele o de ser mãe, de ter qualidade de vida ou até de manter o útero, deve ser sempre respeitado. “Além disso, a experiência e o conhecimento do médico indicarão o melhor caminho”, completa.

    Fonte: IG Mulher

    Comentários Facebook
    Continue lendo

    Policial

    Política

    Mato Grosso

    Mais Lidas da Semana