conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeito edita decreto e determina que servidores do grupo de risco permaneçam em teletrabalho até maio

Publicado

Cuiabá


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, prorrogou até o dia 31 de maio de 2021 o teletrabalho (home office) aos servidores públicos municipais integrantes do grupo de risco, (servidoras grávidas e lactantes, servidores acima de 60 anos de idade, imunodeprimidos e/ou portadores de doenças crônicas mediante laudo médico). O Decreto 8.331/2021 será publicado na edição de sexta-feira (26), da Gazeta Municipal.

Ainda conforme o Decreto, os servidores exercerão suas atribuições via teletrabalho, de acordo com a sistemática de trabalho a ser estabelecida pelo secretário da pasta. Pinheiro reforça que as medidas emergenciais ainda são necessárias considerando que o Plano Municipal de Imunização está apenas em sua fase inicial e a grande maioria da população cuiabana ainda não foi imunizada.  

“Mais uma vez, reiteramos o comprometimento da administração pública municipal com a preservação da saúde e bem estar de toda população cuiabana. Não medimos esforços para salvar vidas”, declarou o prefeito.

Essa é a terceira vez que o prefeito da capital, considerando a excepcionalidade vivenciada, reedita a medida  ao grupo de risco. 

 Confira a íntegra:

DECRETO Nº 8.331 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2.021.

DISPÕE SOBRE MEDIDAS EMERGENCIAIS E TEMPORÁRIAS DE PREVENÇÃO AO CONTÁGIO PELO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19), NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Veja Também  Secretaria Municipal de Saúde divulga o 13º Informe Epidemiológico de 2021 sobre a Covid-19

            O Prefeito Municipal de Cuiabá-MT, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso VI do art. 41 da Lei Orgânica do Município,

            CONSIDERANDO que o artigo 196 da Constituição   Federal   reconhece   a   saúde   como   um   direito   de   todos   e   dever   do   Estado, garantido   mediante   políticas   sociais   e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação;

            CONSIDERANDO o reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde de uma pandemia de COVID-19;

            CONSIDERANDO a situação de emergência decretada no âmbito do Município de Cuiabá, por intermédio do Decreto nº 7.849 de 20 de março de 2020;

            CONSIDERANDO o crescente número de casos confirmados bem como de óbitos decorrentes do novo coronavírus (COVID-19) em todo o Estado de Mato de Grosso;

            CONSIDERANDO a recente aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do uso emergencial das vacinas CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e Covishield, produzida pela farmacêutica Serum Institute of India, em parceria com a AstraZeneca/Universidade de Oxford/Fiocruz. 

Veja Também  Trabalhadores da saúde devem observar data marcada na caderneta de vacinação para agendarem vacina no site

            CONSIDERANDO o fato de que o Plano Municipal de Imunização Municipal está apenas em sua fase inicial e a grande maioria da população cuiabana ainda não foi imunizada;

            CONSIDERANDO o firme e reiterado comprometimento da Administração Pública Municipal com a preservação da saúde e bem estar de toda população cuiabana;  

            DECRETA:

            Art. 1º O artigo 6º do Decreto nº 8.147 de 13 de outubro de 2020, passa a vigorar com a seguinte redação:

            “Art. 6º (…)

Parágrafo único. Os servidores públicos municipais integrantes do grupo de risco, (servidoras grávidas e lactantes, servidores acima de 60 anos de idade, imunodeprimidos e/ou portadores de doenças crônicas mediante laudo médico) exercerão suas atribuições via teletrabalho (home office) até o dia 31 de maio de 2021, de acordo com a sistemática de trabalho a ser estabelecida pelo secretário da pasta..”

            Art. 2º As disposições contidas no presente Decreto entram em vigor na data de sua publicação.

Palácio Alencastro em Cuiabá – MT, 25 de fevereiro de 2021.

 

Comentários Facebook

Cuiabá

Live vai reunir profissionais da Educação para discutir os impactos sociais do programa ‘A União Faz a Vida’

Avatar

Publicado


Jorge Pinho

Clique para ampliar

Profissionais de seis unidades educacionais da rede pública municipal de Cuiabá estarão participando nesta quarta-feira (14), às 9 horas, da live nacional do Programa União Faz a Vida. A live que será transmitida no canal do Youtube, do programa, vai apresentar os resultados de um estudo, sobre os impactos sociais do programa. A União Faz a Vida, criado em 1995, é o principal programa de Educação da Cooperativa Sicredi e, é desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), através de um convenio.

A coordenadora técnica de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos contou que o programa  é executado na rede pública municipal de Educação há oito anos, por meio da adesão das unidades educacionais. A escola piloto do programa em Cuiabá foi a EMEB Ten. Octacílio Sebastião da Cruz, localizada no CPA III.

Atualmente seis Escolas Municipais de Educação Básica participam do programa. Ao todo estão envolvidos cerca de 134 professores, 9 Técnicas de Educação Infantil (TDI) e 2.300 crianças/estudantes, da Educação Infantil até o 6º Ano. Além da formação dos profissionais, o programa possui material estruturado para os estudantes e orientação aos pais.

Veja Também  Live vai reunir profissionais da Educação para discutir os impactos sociais do programa 'A União Faz a Vida'

“O programa é desenvolvido dentro dos princípios da cooperação e da cidadania a partir de uma metodologia de ensino que privilegia o empreendedorismo e oportuniza novos projetos e descobertas. Em Cuiabá, o programa vem transformando a vida de milhares de crianças e adolescentes, educadores e famílias”, disse a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Fé e Ciência se unem em campanha de vacinação contra a Covid-19 em Cuiabá

Avatar

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Em meio a tantos percalços encontrados no árduo trabalho de lutar contra a covid-19, os trabalhadores que atuam na campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar” têm contado com a fé em Deus para seguir adiante e desenvolver suas atividades da melhor maneira possível. É o que se observou nos dois primeiros dias de funcionamento do polo de vacinação do SESI Papa, quando, na segunda-feira (12), os servidores formaram um círculo de oração antes do início da vacinação. Nesta terça-feira (13), o polo de vacinação recebeu a presença do padre Deusdedit Monge, Vigário Geral da Arquidiocese de Cuiabá, que celebrou uma missa no local. 

“Nós viemos agradecer a Deus pela dádiva das vacinas. É uma verdadeira bênção de Deus, que age também através da Ciência. Agradecer por essa vitória científica, agradecer pelas pessoas que trabalham incansavelmente na defesa da vida, que são os profissionais da saúde. Então, eu estou aqui para expressar a minha solidariedade, meu apoio espiritual, nossa oração e também pedir a bênção de Deus sobre as vacinas para que elas produzam o efeito desejado e esperado pela Ciência, que é a saúde e a imunização de todos”, disse o padre.

Veja Também  Cadastramento para o Kit Alimentação Escolar é feito somente pela internet

A enfermeira Iolazil Rodrigues Reis, que atua como vacinadora, ficou muito feliz com a surpresa recebida logo pela manhã e, ao final da tarde, avaliou que as orações surtiram efeito. “Pra mim, como católica, achei muito bom ele abençoar a nossa campanha para que nosso êxito seja 100%, com honra e glória para Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora. O dia hoje está muito abençoado, a procura está sendo muito boa e está tudo indo muito bem, graças a Deus. Todo mundo está elogiando a organização, que estamos todos contentes e confiantes nessa vacina, que se Deus quiser, nós vamos vencer essa doença”, disse. 

A secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix, esteve presente na missa e aproveitou o momento para, como sempre faz em suas visitas aos polos, agradecer a todos pelo esforço e dedicação. “A gente agradece imensamente a parceria e o empenho que vocês têm tido e, graças a esse trabalho, se Deus quiser, nós vamos livrar o nosso país e a nossa cidade desse vírus que tem causado tantos transtornos para nós”. 

Veja Também  Live vai reunir profissionais da Educação para discutir os impactos sociais do programa 'A União Faz a Vida'

Ao destacar que Fé e Ciência sempre tem que caminhar juntas, o padre Deusdedit lembrou que o SESI Papa é um local que representa essa síntese, pois foi o lugar onde o santo Papa João Paulo II falou para o povo cuiabano, quando esteve em Cuiabá, em 1994. “Aqui é um ambiente de espiritualidade, onde João Paulo II rezou a sua missa, passando por Cuiabá e é fonte também de vida para as pessoas que aqui estão”, comentou. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana