Nacional
Desmatamento: PF diz que abrirá inquérito se militares abandonarem operação
Nacional




Após a Polícia Federal realizar a maior apreensão de madeiras ilegais na história do país com 43.700 toras retidas, quantia suficiente para construir 2.620 casas populares , o Exército brasileiro comunicou que devidiu retirar as tropas mobilizadas na operação.
Até o momento, o Exército realiza a segurança das madeiras apreendidas, no Pará . Uma área total de 130.000m³ .
Em resposta ao Comando Militar do Norte , o delegado responsável argumentou que não existe prerrogativa do Exército para abandonar a ação. Caso isso ocorre, a Polícia Federal irá abrir um inquérito contra os militares .
A polícia diz que há “sério risco de perecimento e desaparecimento dos bens apreendidos (a propósito, com valoração milionária )” e, caso isso ocorra, “será instaurado inquérito policial destinado a investigar o evento e apurar responsabilidades sobre o ocorrido, sob as penas da lei “.
Em nota, o delegado ainda diz que a medida coloca em risco a relação das instituições, pois “desestabiliza as relações jurídicas do Exército Brasileiro com diversas instituições e órgãos públicos”.


Nacional
Caso Henry: Monique muda versão e diz que foi obrigada a mentir por Dr. Jairinho




Monique Medeiros , mãe do menino Henry Borel , morto na madrugada de 8 de março, mudou sua versão sofre os acontecimentos nos últimos dias, dizendo que foi forçada a mentir por Dr. Jairinho e que não foi ela quem encontrou o filho morto. As informações são da colunista do UOL Juliana Dal Piva.
Segundo a publicação, a mãe de Henry diz agora à polícia que o vereador a obrigou a contar versão que “seria melhor até para ela”. Monique disse primeiramente que, após cair no sono vendo TV com Dr. Jairinho no quarto de hóspedes, acordou de madrugada e viu o filho caído. Agora, a esposa do vereador nega que tenha sido ela quem encontrou Henry no chão.
A defesa de Leniel Borel , pai do menino Henry, já havia apontado essa contradição nos depoimentos de Jairinho e Monique à polícia, pois, ao dar entrada no hospital Barra D’Or, onde o menino de 4 anos chegou sem vida, Leniel diz ter ouvido de Monique que o vereador já estava ao lado de Henry quando chegou ao quarto do casal e encontrou o filho caído.
Presa desde 8 de abril , a mãe de Henry é investigada junto com o vereador Jairo Souza Santos, o Dr. Jairinho, pela morte do garoto. A defesa de Monique diz que não pode detalhar a mudança de narrativa porque aguarda pedido de um novo depoimento, feito à 16ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro. Após testar positivo para Covid-19 , ela foi encaminhada ao Hospital Penal Hamilton Agostinho, em Bangu.
Desde as últimas semanas, após relatos de ex-companheiras do vereador , Monique alega que era agredida física e verbalmente por Jairinho desde o ano passado. Ao menos três mulheres dizem que foram agredidas pelo investigado pela morte de Henry, e duas dessas também tiveram os filhos agredidos. O laudo de necropsia de Henry Borel tinha diversas lesões no corpo e revelou o fígado da criança de 4 anos dilacerado.
Nacional
Céu nublado e garoa durante o dia nesta quarta em São Paulo




Céu nublado com chuviscos ao decorrer do dia marcam a previsão do tempo desta quarta-feira (21), feriado de Tiradentes, na capital paulista. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) divulgou que a mínima será de 15 °C e a máxima de 22 °C.
As condições climáticas favorecem garoas e chuviscos durante todo o dia, através da umidade trazida pelos ventos. O sol retorna, gradativamente, ao decorrer da semana. A umidade do ar em São Paulo oscila entre 60% e 95%.