conecte-se conosco


Mulher

Daiana Garbin diz que está doando leite materno: “É um ato muito legal”

Publicado

Mulher


source
Daiana Gabrin diz que está doando leite materno no Rio de Janeiro
Instagram/Reprodução

Daiana Gabrin diz que está doando leite materno no Rio de Janeiro

Daiana Garbin, esposa de Tiago Leifert e mãe de Lua, que está com quatro meses, usou seus stories nesta quinta-feira (25) para falar sobre um assunto muito importante, a doação de leite materno. A jornalista disse que está produzindo leite de sobre e aproveitou para doar para o banco de leite da Fiocruz, localizado no Rio de Janeiro, onde mora.

“E aqui os peitão cheio de leite. Eu tenho muito leite. Aliás, uma coisa muito interessante é que estou doando leite para um banco de leite aqui do Rio de Janeiro. E é uma coisa muito legal. Vocês, mamães que estão amamentando e têm leite sobrando, pensem em doar. Vocês podem ajudar muitas mães que não têm, muitas crianças que estão precisando, especialmente prematuros em hospitais”, iniciou.

Daiana explicou um pouco sobre como o processo acontece e incentivou outras mães que a seguem. “[A Fiocruz] Manda os potes esterilizados e vêm uma vez por semana coleta. Acho que é um ato muito legal. É lindo a gente poder amamentar, alimentar os nossos filhos com o nosso corpo. É tão bonito. Eu estou muito feliz em conseguir amamentar minha filha e mais feliz ainda em saber que, de alguma forma, está sobrando leite, então, dá pra ajudar outras crianças”, finalizou.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook

Mulher

Abril Roxo: veja o que é e como tratar a adenomiose

Avatar

Publicado


source
O Abril Roxo fala sobre a conscientização da adenomiose
Reprodução/freepik

O Abril Roxo fala sobre a conscientização da adenomiose

A adenomiose é um problema ginecológico que pode acometer uma em cada dez mulheres no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que 150.000 novos casos sejam registrados anualmente. Ela ocorrequando existe a presença de tecido semelhante ao endométrio na camada muscular do  útero – o miométrio.

O ginecologista e obstetra César Patez explica que o tecido endometrial ectópico (fora do lugar onde deveria crescer) cresce para dentro do músculo uterino na forma de glândulas ou estromas ao invés de crescer para fora, o que causa aumento no volume do útero. “A doença pode acontecer de forma difusa, ocupando parte ou todo o miométrio”, explica.

A adenomiose pode afetar qualquer mulher ou pessoa com útero, como homens trans. Contudo, ela costuma ser mais incidente em pacientes que tiveram várias de gestações, aparecendo entre os 20 e 30 anos. As causas da doença ainda não são totalmente conhecidas, mas pesquisadores suspeitam que ela tenha relação com traumas anteriores no útero.

Veja Também  8 dicas cruciais para evitar o agravamento das varizes de uma vez por todas

“O desenvolvimento do problema pode estar ligado, por exemplo, a múltiplas cirurgias no útero, retirada de muitos miomas, diversas gestações em sequência, principalmente por cesáreas, entre outras situações”, lista Patez.

Em muitos casos, a doença não apresenta sintomas, o que dificulta a sua identificação e faz com que muitas vítimas nem saibam da existência do problema. Porém, os mais comuns são a forte dor pélvica e o sangramento excessivo.

“Cerca de um terço das mulheres com adenomiose são assintomáticas. Porém, quando sentem os sinais, eles costumam ser dolorosos. No ciclo menstrual, os sintomas se acentuam porque as células incrustadas na parede uterina são estimuladas, causando dores e sangramentos mais intensos”, alerta.

“Outras manifestações incluem sangramento fora do período menstrual, dor durante o sexo, prisão de ventre e alterações gastrointestinais. Nos quadros mais graves, pode até mesmo gerar infertilidade, sendo necessária a retirada do útero.”

Você viu?

Para diagnosticar a doença, é necessário realizar exames clínicos e exames de imagem, como a ultrassonografia endovaginal, ressonância da pelve ou a histeroscopia, para analisar o interior do útero.

“A dosagem do CA-125, um marcador tumoral observado no sangue, também pode ajudar a detectar a adenomiose. As mulheres com a doença apresentam um valor bastante elevado desse marcador, apesar de uma dosagem padrão não excluir essa possibilidade”, acrescenta o ginecologista.

Veja Também  Abril Roxo: veja o que é e como tratar a adenomiose

O tratamento mais indicado vai depender da gravidade e outras especificidades de cada caso. Isso, é claro, sempre estando alinhado a bons hábitos de saúde, como a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada.

Se o desconforto for mais simples, anti-inflamatórios e analgésicos já dão conta do recado, pois diminuem a dor – em especial no período menstrual. Alguns métodos contraceptivos também se mostram eficazes em controlar os sintomas, de preferência os contínuos, isto é, aqueles que suspendem a menstruação. Pílulas anticoncepcionais orais e DIU de progesterona, por exemplo, são duas alternativas possíveis.

O médico também comenta outra possibilidade de tratar a doença: a laparoscopia. “Essa cirurgia, seja a laparoscopia ou a laparoscopia assistida por robótica, é minimamente invasiva e retira apenas a lesão que acomete o útero”, acrescenta.

Para quem não deseja mais engravidar, existem dois tratamentos possíveis. A embolização e, em último caso, a histerectomia, ou seja, a remoção parcial ou completa do útero. “Durante a embolização, um tubo é colocado em uma artéria principal na virilha e injeta pequenas partículas na área afetada pela adenomiose. Isso impede que o suprimento de sangue atinja a área afetada, reduzindo os sintomas”, continua.

O médico acrescenta que o desejo da paciente, seja ele o de ser mãe, de ter qualidade de vida ou até de manter o útero, deve ser sempre respeitado. “Além disso, a experiência e o conhecimento do médico indicarão o melhor caminho”, completa.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 21 de abril de 2021

Avatar

Publicado


source
Mandala
Marcelo Dalla

Saiba como aproveitar melhor o seu dia de acordo com a previsão diária do horóscopo


ÁRIES 

Período de mais criatividade, com a Lua crescente em Leão. Aproveite para cultivar autoestima e dar um trato na aparência. Vênus e Urano seguem juntos, favorecendo as surpresas, a ousadia, o desejo de liberdade e originalidade. A flexibilidade e a liberdade de pensamento devem fazer parte do cardápio para que possa evitar desavenças. Mas lembre-se de controlar as expectativas com uma postura mais responsável. Vênus e Urano se desalinham com Saturno, é bom dosar a imprudência e buscar novidades com parcimônia. 


TOURO 

Cresce a vontade de inovar e fazer algo diferente, com o encontro de Vênus e Urano. Você pode cultivar criatividade, encontrar novas soluções e rotas alternativas. Enquanto isso, a Lua segue em Leão: deixe seu coração falar. Cante, dance, converse sobre os sentimentos. Vale expressar-se de diversas maneiras, com confiança em seu potencial criativo. Porém, Vênus e Urano desafiam Saturno, pedindo cuidado com atitudes imediatistas e irresponsáveis.Ganhe tempo para pesquisar preços, comprar coisas úteis, afinar metas com parceiros e colaboradores. 

GÊMEOS 

A cada dia você sente mais vontade de deixar para trás velhos condicionamentos, libertar-se de algo que o tolhe e já não condiz mais com sua consciência. Vênus e Urano seguem juntos, inspirando inovações em geral. Vale aproveitar o período para aprender coisas novas, envolver-se com artes, terapias ou práticas espirituais. Vale também cultivar liberdade, divertir-se, dar espaço para si mesmo e os outros. Evite cobranças e exigências. Prefira amar a si mesmo, mimar-se, sem muitas expectativas em relação aos outros.

CÂNCER 

Bom período para o lazer, as atividades criativas e o contato com as crianças. Ao conectar-se com seu coração, você também fortalece a confiança em seus potenciais. É tempo de cultivar para cultivar alegria, a generosidade e a capacidade de compreensão. Gentileza, elogios e sorrisos podem fazer toda a diferença. A Lua segue em Leão, você pode fugir da rotina e fazer algo diferente. Pode aproveitar para expandir sua rede de contatos também. Atividades ligadas às novas tecnologias estão favorecidas.

Veja Também  8 dicas para ter mais foco para estudar e trabalhar em casa

LEÃO 

Bom período para inteirar-se das novidades e atualizar informações. A Lua segue em seu signo e o convida a celebrar a vida, cultivar integração com tudo e com todos. A criatividade e as atividades de lazer estão favorecidas, encontros inesperados ou situações imprevistas podem alegrar seu dia. Você pode propor alternativas ousadas, inovadoras e originais. Mas lembre-se de priorizar a simplicidade, sem grandes gastos ou expectativas. Vênus desafia Saturno, indicando a necessidade de realismo nos gastos. 

VIRGEM 

Você viu?

Com a Lua em Leão, aproveite para cultivar bom humor, confiança e alegria. Fica mais fácil mostrar o melhor de si para o mundo. Bom período para agradar os clientes com elogios, brindes e promoções. Mantenha-se aberto para os novos aprendizados, pois Vênus e Urano seguem juntos em Touro. É importante cultivar liberdade também. A abertura e a flexibilidade é que permitirão avanços nos negócios, no trabalho e na vida financeira. Uma grande revolução na economia está a pleno vapor!

LIBRA 

Pode dar vontade de cultivar mais liberdade e fazer coisas diferentes com o encontro de Vênus e Urano. Mas esses dois planetas se desalinham com Saturno, que pede mais responsabilidade. Não é um bom momento para investimentos importantes, melhor aguardar para avaliar melhor, pesquisar, estudar alternativas. Cuidado com excessos. Há risco de prejuízos ou rupturas se não houver comprometimento. Quanto mais maturidade, realismo e autoestima, melhor. Aproveite para investir em novas técnicas e em atividades artísticas!

ESCORPIÃO 

Período de transformações e correções em seus relacionamentos. Vênus desafia Saturno, pedindo mais critério, maturidade e realismo. Você tem consideração por quem ama? Há futuro nas parcerias? O que pode fazer para fortalecer seus laços de afeto? Com a Lua em Leão, hoje é um bom dia para conectar-se com o que lhe faz bem. Aproveite para deixar de ressentimentos e abrir seu coração em nome da harmonia e do amor. Júpiter continua em harmonia com Marte, garantindo energia para iniciativas.

Veja Também  Horóscopo do dia: previsões para 21 de abril de 2021

SAGITÁRIO 

Doses de realismo são importantes. Procure controlar o imediatismo e o excesso de entusiasmo com atitudes mais maduras, prudentes e ponderadas. Vale também controlar o bolso para evitar grandes gastos, diminuir o ritmo e as expectativas em relação aos outros. Boas conversas podem ajudá-lo a se abrir para novas perspectivas, enxergar soluções que não lhe ocorriam antes. Com a Lua em Leão, seja generoso! Distribua elogios, contagie e incentive as pessoas ao seu redor.

CAPRICÓRNIO 

Produtividade e criatividade se combinam. É tempo de inovações práticas, você pode utilizar sua capacidade administrativa, encontrar soluções alternativas, introduzir novidades no trabalho ou em casa. O que já não serve mais? O que pode ser restaurado, purificado e renovado? Bom momento para expandir sua rede de contatos. Neste período aproveite para fazer algo que o agrade, que traga prazer. Mas é bom evitar grandes investimentos, prefira a simplicidade. Vênus desafia Saturno, que pede boa administração dos recursos.

AQUÁRIO 

Período bom para cultivar originalidade, extroversão e criatividade. Esteja aberto e generoso, pronto para dar e receber. Com a Lua em Leão, não economize nas demonstrações de afeto. A diversidade deve ser respeitada, a liberdade de pensamento deve falar mais alto. Porém, com a desarmonia entre Vênus e Saturno, há necessidade de ser mais realista. O momento pede uma avaliação mais criteriosa de valores e relacionamentos, para que não haja expectativas ilusórias. Pesquise melhor antes de fazer grandes investimentos.

PEIXES 

Seus sonhos estão muito distantes da realidade? Sua fé é cultivada? Sabe perseverar com determinação e disciplina para alcançar seus objetivos? Vênus segue em desarmonia com Saturno, este é um bom momento para perceber ilusões, cultivar mais realismo e critério. Quanto menos expectativas em relação aos outros, melhor. É importante amar a si mesmo, acima de tudo. Cultivar desapego, soltar e deixar ir o que já não funciona mais. Acredite em sua capacidade de ser útil e fazer uma diferença construtiva na vida das pessoas.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana